segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Livro vs série: Não há segunda chance



Uma das principais preocupações que nós temos quando descobrimos que um livro vai virar série ou filme é se os produtores vão mudar  a história que amamos tanto ler, e a primeira coisa que posso afirmar é que não precisamos nos preocupar se o Harlan estiver envolvido com o roteiro, aquelas aflições que temos ao ler um livro dele e os famosos plot twists dos livros também estarão na séries. Com 'Não há segunda chance’ não poderia ser diferente, mas sempre estão sempre tem algumas adaptações que vamos comentar com vocês, no nosso primeiro livro vs série:

Os títulos:

Em primeiro lugar é uma série francesa baseada no livro ‘Não há segunda chance’, o nome na França ficou ‘Une chance de trop’, nos EUA ‘No second chance’ e aqui no Brasil a série chegou como ‘Sem retorno’. O livro aqui continua com o título ‘Não há segunda chance’.

As sinopses:

Do livro:
"Após ser gravemente ferido numa invasão à sua casa, o Dr. Marc Seidman desperta de um coma de quase duas semanas e descobre que sua vida foi destruída. A esposa foi assassinada. A filha, Tara, de 6 meses, desapareceu.

Depois de tanto tempo, parece impossível descobrir onde a bebê está, mas de repente Marc tem um alento ao receber um pedido de resgate. Só que o bilhete faz uma clara advertência: se ele falar com a polícia, nunca mais verá a filha. Não haverá segunda chance.

Sem ter a quem recorrer, Marc fica dividido entre a agonia e a esperança. E quando os investigadores passam a considerá-lo o principal suspeito dos crimes, ele precisa se lançar numa busca desesperada pela verdade não apenas para recuperar Tara, mas também para salvar a própria vida."

Da série:
"Até que ponto você iria para salvar o seu filho? Alice não tem escolha. Ela vai ir tão longe quanto for preciso. Mas, como ela desce em seu próprio inferno privado, segredos obscuros sobre o passado começam a surgir... 

Certa manhã, o Dra. Alice Lambert (Alexandra Lamy) se levanta cedo para preparar a mamadeira de Tara, sua filha de seis meses de idade. De repente, dois tiros soam para fora. Tudo fica preto. Quando Alice emerge de um coma, uma semana depois, ela encontra na realidade um pesadelo. Seu marido foi assassinado e sua bebê está desaparecida. 

Suspeita pela polícia e caçada por assassinos impiedosos, Alice se recusa a desistir. Ela pode sentir, ela sabe que sua filha está viva em algum lugar lá fora, esperando por ela. Sozinha em sua busca por Tara, Alice se une a Richard (Pascal Elbe), seu primeiro amor e um ex-investigador criminal. E mais importante, a única pessoa que pode realmente confiar."

Aqui já podemos perceber uma grande mudança, no livro temos um protagonista homem e na série, uma mulher. O Harlan optou pela mudança para modernizar a história que ele escreveu em 2002, em suas palavras:

A maior mudança é que o personagem principal do livro é o masculino, e nós mudamos isso para ter uma protagonista feminina, Alexandra Lamy. Eu queria modernizar o livro porque o escrevi em 2002 e saiu em 2003 e 2004. Se eu o tivesse escrito agora, o teria escrito com uma protagonista feminina. Funciona bem com uma personagem feminina, porque podemos interpretar o instinto materno da mãe e ter uma atriz como Alexandra para desempenhar esse papel. (...) Quando vi Alexandra Lamy em alguns de seus papéis mais sérios, "Maddened By The Absence", eu pensei que ela era tão boa nisso. Assim que a vi interpretar essa mãe de coração partido, parei e liguei para Sidney [produtor] e disse: "Vou assistir todo o resto, mas já sei que a quero".

Foi uma mudança bem legal e a Alexandra Lamy fez um trabalho maravilhoso, conseguiu repassar as emoções da personagem e é impossível não se identificar com ela e torcer para que fique tudo bem.

Outra mudança é o cenário, na série diferentemente do livro tudo se passa em Paris, então temos sempre a Torre Eiffel de fundo, quando corremos em busca da Tara junto da Alice.

Importante: a série tem uma dinâmica diferente do livro, e é uma série francesa, por isso os dois primeiros episódios são um pouco lentos, mas não desanime, vale a pena ir até o final.

Informações técnicas da série:
Duração: 6 episódios/ 52 minutos 
Produção / Transmissão: VAB Production/ TF1 
E vamos logo ao que mais importa: Onde assistir? A Globosat adquiriu os direitos de transmissão e a série traduzida para ‘Sem Retorno’, está disponível no site e também no serviço on demand das operadoras de televisão, na NET para encontrar é só seguir o seguinte caminho: NET NOW  > Programas de Televisão > Mais Globosat  > Drama > Sem Retorno.

A série começa com Alice sendo resgatada após levar um tiro em sua própria casa, seu marido está morto e sua filha, uma bebê, está desaparecida. Alice começa então uma busca pela filha e não irá parar até obter as respostas e nessa busca ela acaba entrando em várias enrascadas e até sendo presa algumas vezes.
O tempo todo ficamos irritados com os policiais, sempre um passo atrás e sempre incriminando a Alice, ela conta com a ajuda de um ex-namorado Richard Millot, que esconde alguns segredos, mas é a única pessoa com a qual ela pode realmente contar.
Posso garantir que os episódios são de tirar o fôlego, tem até um humor em alguns momentos e sim, criamos um monte de teorias pra no final sermos surpreendidos.

Informações técnicas do livro:
O livro já foi lançado aqui no Brasil em 2007 pela extinta editora ARX, ficou esgotado e vendido a preços surreais, mas a querida Editora Arqueiro nos presenteou com o relançamento com a nova identidade visual.

Número de paginas: 332
Preço: 39,90 (e-book: R$24,99)
Lançamento: 11/02 (pré venda)

O livro dispensa comentários, tem tudo o que curtimos nos livros do Harlan, com aquele final que nos deixa sem fôlego. E não tem o 'problema' que alguns podem identificar na série com o início lento, já que no livro é necessária a construção dos personagens, e aqui nós torcemos pelo Marc Seidman.

Principais personagens e seus atores:

  • Alexandra Lamy é Alice Lambert, a protagonista pela qual torcemos por um final feliz;

  • Pascal Elbé é  Richard Millot e para ele dou o selo de Homão da porra, mas o selo é ameaçado pelos segredos que ele esconde;

  • Hippolyte Girardot é o detetive Tessier que a gente fica toda hora querendo dar um tapa, falando ei investiga direito isso ai e 

  • Lionel Abelanski é Louis Barthel, advogado e amigo de Alice.

Harlan Coben é Abe, sim! Ele faz um personagem na série, não falarei mais nada para evitar spoliers...


E ai, quem já leu e quem já assistiu? Quem vence o duelo? O livro ou a série? Na nossa opinião dá empate e quem sai vencendo é a gente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário