sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Livro vs série: Custe o que custar

A série funciona como uma espécie de universo expandido do livro, personagens que vimos pouco nas páginas, na tv possuem suas próprias questões e até mesmo mistérios. Nada que mudou ou foi adicionado prejudica a experiência. 

Tivemos mais adições que mudanças, com flashbacks, novos personagens e personagens com participação maior na série do que no livro. Não é o nosso objetivo zerar todos os detalhes, selecionamos apenas o que achamos mais interessante compartilhar, indicamos muito a leitura do livro para quem apenas assistiu a série.

O livro vs série é COM SPOILERS. Sobre o livro e sobre a série, então quem não leu ou quem não assistiu ou quem não quer spoilers, esse é o último aviso, pare de ler por aqui. 


Nomes dos personagens

Essa é a primeira vez que não iremos ter uma lista, porque não é necessária, os nomes permanecem os mesmos no livro e na série. Apenas duas mudanças, que considero sutis, o sobrenome da Elena na série é Ravenscroft, no livro é Ramirez. E no livro, temos a icônica Hester Crimstein como advogada do Simon, na série temos a Jessica Kinberg. 

Adições e mudanças

📌Elena, Lou e a filha do marido falecido

No livro a Elena também é detetive particular e acaba tendo o mesmo fatídico fim da série. É assassinada pelo Ash e Dee Dee, numa emboscada. Porém, no livro, não temos nem o relacionamento/parentesco dela com a Lou, nem a filha ‘bastarda’ do marido falecido. A Lou é muito coadjuvante, só aparece para resolver um ou outro pedido da Elena e no livro é um homem.

Na série a Elena investiga uma mulher chamada Maria, logo depois descobrimos que ela é filha do falecido marido da Elena, o que faz com que ela questione se conhecia de verdade o próprio marido, e nem pode discutir com ele, já que está morto. Ela fica ainda mais chateada ao ver uma foto da sogra-sócia Lou, na casa da Maria. Lou depois explica que o Joel foi apenas o doador de esperma, para ajudar uma amiga. A Elena é assassinada antes de fazer as pazes com a Lou.

Na série temos ainda a Lou levando para a polícia as investigações da Elena, o que não ocorre no livro. Há também flashbacks mostrando como a Elena conheceu o Joel, eles se apaixonando, não temos no livro, sabemos apenas que ela o amava muito. E apenas no momento da morte que a Elena relembra da situação do tiro na bunda, que o marido ficava brincando com ela.

No episódio 7, há uma conversa entre o Simon e a Lou, ele recebe uma mensagem da Elena que julga estranha e fala com a Lou, nesse momento quem havia enviado a mensagem era a Dee Dee, no livro não temos esse contato do Simon com a Lou, ele apenas vê as mensagens, acha estranho, mas não se importa muito.


📌Dupla de detetives com um relacionamento amoroso

No livro o Fagbenle trabalha sozinho, não tem parceira, logo não há também nenhum relacionamento amoroso.

Na série, além do Fagbenle, temos também a detetive Todd, que vive um relacionamento amoroso em segredo com ele, além de trabalharem juntos.

Outra diferença, é que no livro, os detetives não aparecem na escola durante a reunião de pais, na série eles causam um grande constrangimento ao Simon e sua esposa. 

Os detetives recebem da Lou a investigação feita pela Elena, e vão até o Sebastian Thorpe, que mostra uma carta que o filho recebeu, nada disso ocorre no livro. 

Na série, há todo um desfecho para a seita, com os detetives indo até lá, o Fagbenle descobrindo uma passagem secreta, isso não ocorre no livro.



📌Médico Jay

É uma adição, esse personagem não existe no livro. A Ingrid não trabalha com um ex e não há suspeita de traição com ele, como álibi. No livro, ela apenas estava no trabalho mesmo. Já na série, o Simon sofre mais o baque, a polícia afirma que a Ingrid estava no apartamento do Jay. 


 

📌Cornelius e detetive Fagbenle


Esta foi outra adição da série, no livro os dois não tem qualquer tipo de relação, já na série, no passado foram vizinhos. E o detetive confia muito no que o Cornelius diz, confia que ele seja uma boa pessoa, chegando ao ponto de colocar sua carreira em risco para protege-lo. 




📌O professor da Paige e a trágica vida universitária

No livro, a Paige faz parte do grupo de estudos sobre genealogia e também pede ajuda ao professor para que ele a auxilie nos estudos para se tornar médica. A Paige também foi abusada e confidenciou ao professor, que nada fez, já que a Paige não quis registrar a denúncia. É Aaron quem a vinga.

Na série tivemos, uma adição, ficamos suspeitando que o professor é um abusador, e uma das amigas da Paige faz com que Simon vá por esse caminho, a reviravolta é que essa amiga estava mentindo, na verdade, ela queria ter um relacionamento com o professor, e por ele ter negado, ela resolveu prejudicá-lo. Outra adição é o contato do Simon com o real abusador da Paige, o rapaz com cicatrizes no rosto, no livro não há essa conversa entre os dois. 

📌Mãe Adeona e Nathan

No livro ela não chega a se comunicar com o próprio filho, mas é ela quem chega para salvar a vida do Simon empurrando a Dee Dee.

Na série, desesperada, temendo pela vida do filho, ela vai até ele e pede para ele fugir, ele fica descrente e a ignora.  Isso a influencia a ir atrás do Ash e Dee Dee, para tentar evitar que eles matem o seu filho e para isso precisou empurrar a Dee Dee e acabou salvando a vida do Simon.


Igual no livro e na série

✔O vídeo viralizado

Simon olhou para Hester, que deu de ombros em solidariedade. Ela esticou o indicador e apertou o play. O vídeo tinha sido gravado por alguém com nome de usuário Zorra Stitletto e postado duas horas antes. (...) Enquanto a frágil jovem se protegia atrás do seu salvador, o home de terno começou a gritar. A moça correu. O homem rico tentou empurrar o sem-teto a fim de seguir a mulher. Simon sabia, é óbvio, o que estava por vir. Mesmo assim, continuou assistindo ao vídeo, de olhos arregalados e esperançosos, como se houvesse alguma chance de o homem de terno não ser tão inocente a ponto de cerrar o punho e esmurrar o corajoso sem-teto bem na cara.” (Página 26)



Ingrid baleada

Luther mirou. Não houve qualquer advertência, atraso ou conversa. Ele apenas mirou e apertou o gatilho. BLAM! Simon jurou que pôde até sentir a bala deslocar-se raspando no seu nariz, pôde ouvi-la enquanto passava por ele. (...) Sangue... Os olhos de Ingrid reviraram enquanto ela caía. Simon assistiu à queda em câmera lenta.” (Página 85)




Tattos while you wait

“Dee Dee começou a rir.

- Qual é a graça?

- O nome da loja.

- O que é que tem?

- Tatuagem Enquanto Vc Espera – disse ela. – Pense nisso. De que outro modo se pode fazer uma tatuagem? Ei, cara tome aqui meu braço, tatue aí uma caveira. Volto daqui a duas horas.

Ela cobriu a boca enquanto ria mais um pouco.” (Página 87)



Dano colateral, Dee Dee sem máscara

“O homem – estava mais para um adolescente, uma droga de um moleque – devia ter saído pelos fundos da loja para despejar o lixo. Ainda estava segurando o saco, como se tivesse interrompido o movimento no meio, paralisado com o que testemunhara. Ele olhava para Ash, que estava usando a máscara de esqui. E olhava para Dee Dee, que não estava. Merda, pensou Ash. Não havia escolha.” (Página 91)



A seita

 “– Vocês têm música lá no complexo – perguntou Ash.

- Nós chamamos de Refúgio da Verdade.

- Dee Dee.

- Sim, temos música. Muitos dos nossos membros são músicos talentosos. Escrevem as próprias canções.

- Não têm música de fora?

- Isso não propagaria a Verdade, Ash.

- É uma das regras do Vartage?

- Por favor, não se refira a ele pelo antigo nome.

- Antigo nome?

- Sim. É proibido.

- Antigo nome – repetiu ele. – Da mesma forma que você agora é chamada de Holly?

- Sim.

- Foi ele que te deu esse novo nome?

- O Conselho da Verdade deu.

- Quem faz parte do Conselho da Verdade?

- A Verdade, o Voluntário e o Visitante.

(...)

- A Verdade é mais do que uma religião. É uma entidade viva, que respira. A Verdade sempre existiu. Sempre existirá. O Deus da maioria das pessoas vive no passado... milhares de anos atrás, preso em livros antigos. Por quê? Elas acham que Deus desistiu delas? O meu está aqui. Hoje. No mundo real. Quando essa Verdade morrer, a sua prole vai continuar. Porque a Verdade vive. A Verdade, se você puder ser objetivo, Ash, se não tivesse sofrido a lavagem cerebral das grandes religiões desde o nascimento, faz mais sentido do que serpentes falantes ou deuses elefantes, não faz?

Ash não disse nada.

- Ash?

- O quê?

- Fale comigo.

- Não sei o que dizer.” (Página 179-181)


Morte da Elena

Inconscientemente, Elena começou a procurar a arma, mas, claro, tinha ficado no carro. Stephanie Mars correu para o interior da casa e Elena foi atrás dela. A moça dobrou à esquerda e andou mais rápido. Elena virou a cabeça nessa direção para segui-la. Mas a jovem tinha parado. E se virou lentamente para ela. Seu belo rosto abriu um sorriso quando Elena sentiu um objeto frio pressionar a parte de trás do crânio. Seus olhares se encontraram – castanho triste de Elena e o verde indômito da jovem. E Elena entendeu. Pensou em Joel quando ouviu o clique e torceu, no momento anterior ao disparo, para estar com ele outra vez.” (Página 271)



A verdade sobre a Verdade, a herança

- Esquece o jargão. Já saquei. Os dois filhos do Vartage herdam a liderança.

- Herdam tudo. Essa é a questão. É por isso que está escrito nos Símbolos: Os dois filhos erguer-se-ão.

- E o que isso tem a ver com todo o resto?

- Também está escrito que o Refúgio da Verdade e todos os bens da Verdade serão divididos igualmente entre os herdeiros homens – informou ela.

- E daí?

- Não está especificado que são só os dois herdeiros mais belhos. Está entendendo o que estou falando? (Página 284)



Mãe Adeona salva a vida do Simon

Ela iria matá-lo. E sentiria prazer nisso. A mulher inclinou o corpo para fora da janela. Apontou a arma para a cabeça dele. E de repente ela não estava mais lá. Vindo por trás, alguém, a empurrara pela janela. Simon ouviu um grito e depois o som quando ela aterrissou no asfalto. Ele olhou para cima e viu surgir outra mulher – uma senhora que vestia um estranho uniforme cinza com listras vermelhas. Ela o encarou com preocupação, saiu depressa para a escada de incêndio e tentou conter o sangramento.

- Acabou- disse a mulher.” (página 303)



O final

“Simon olhou para Paige no outro lado da mesa. Ela olhou para ele. O segredo também estava na mesa. Se Simon ficasse calado, o segredo estaria sempre com eles. Ele se perguntou o que seria pior: ter que viver para sempre perseguido por aquele segredo ou deixar a mulher que amava descobrir que havia matado o próprio filho. A resposta parecia clara. Talvez mudasse no dia seguinte. Mas naquela noite ele sabia o que precisava fazer. (...) Então ele fez uma promessa solene. Não haveria mais segredos. A não ser aquele.” (Página 325-326)


Bônus

Cameo do Harlan

Vocês conhece esse tal de Ian? kkkkk Episódio 1, em 14m47s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário