sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Resenha: Detalhe Final/ Harlan Coben

Nessa nova história do nosso amado Myron Bolitar, as linhas que dividem o bem e o mal estão muito difusas, até as últimas páginas do livro ficamos nos perguntando qual a verdade e se a verdade será realmente o melhor caminho para se seguir. Harlan mais uma vez não nos decepciona e consegue nos envolver a ponto de não acreditarmos no que estamos lendo.

"Detalhe Final" é o sexto livro da Série Myron Bolitar, um livro muito esperado pelos #HarlanLovers, e como uma grande representante dessa classe posso dizer que a leitura é extremamente necessária para os fãs. Um detalhe importante, eu já li todos os outros livros da Série já publicados no Brasil e alguns deles, nós conseguimos ler sem ter lido os livros anteriores, "Detalhe Final" não é um desses livros, a leitura de "Um Passo Em Falso", o quinto livro da Série (resenha no blog) é obrigatória para entender as motivações dos personagens no livro seis e para quem já leu o quinto livro e ficou com aquele pensamento: "O que será que aconteceu depois disso?", o livro seis começa quase que imediatamente aos acontecimentos do livro cinco. Outro detalhe para quem já leu os outros livros da Série é, quem se lembra de quando o Myron ou o Win falam sobre uma ilha onde o Myron foi passar um tempo? Sim, finalmente vamos descobrir o que aconteceu na ilha...

Nossa história começa com um Myron infeliz, um Myron que se culpa pelos últimos acontecimentos de sua vida e o que isso acarretou para as vidas das pessoas que o rodeiam. Ele conhece, Terese, uma apresentadora da CNN, que também passou por situações complicadas em sua vida, ambos se sentem culpados e querem uma válvula de escape, eles vão então para uma ilha qualquer no Caribe, mas apesar de estarem longe de tudo que os faz se sentir mal, os problemas continuam os seguindo até mesmo num paraíso caribenho.

É o nosso amado Windsor Horne Lockwood III, para os íntimos Win que leva a realidade de volta a vida de Myron e uma realidade que nunca poderíamos imaginar, nossa querida Esperanza Diaz foi acusada do assassinato de Clu Haid e estava presa. Clu que foi o primeiro cliente de Myron, na MB Representações Esportivas. Myron então deixa o paraíso caribenho para trás e volta para Nova York com apenas uma certeza: Esperanza é inocente.

Mas a vida dele fica mais complicada que ele poderia imaginar, depois de ficar três semanas distante de sua empresa, sem dar nenhuma notícia sobre onde estava para ninguém, nem mesmo aos seus pais, (já que ele sabia que Win o encontraria caso fosse necessário) e com o escândalo de Esperanza, os clientes da MB estão todos trocando de representante e a maioria está indo para uma empresa rival, a nossa antiga conhecida TruPro, do ardiloso mafioso FJ Ache.

Tudo fica mais complicado quando Esperanza pede a Myron que ele não investigue nada, ela contratou a famosa advogada Hester Crimstein que pede com todas as forças para que ele não se envolva nisso, mas como conhecemos muito bem nosso Myron, sabemos que quanto mais a gente pede pra ele ficar longe, mais fundo ele mergulha para descobrir a verdade, mesmo que ela possa ser destruidora. 

“A linha que dividia o bem e o mal não era tão diferente daquela no campo. Com frequência, mostrava-se frágil quanto a cal. Tendia a desbotar com o tempo. Precisava ser constantemente redesenhada. Se muitos jogadores a pisavam, ficava borrada, a ponto de o de dentro tornar-se fora e o fora dentro, de não ser mais possível distinguir o bem e o mal.”

Conforme as páginas avançam, vamos percebendo que não podemos confiar em ninguém, e vamos nos perguntando será que Esperanza é culpada? Em quem podemos confiar? Será que os Ache estão envolvidos? Quem poderia ter matado Clu? E por que? Myron se vê cada vez mais envolvido e vai percebendo que tudo é mais complicado que parece. E com a ausência de Esperanza na MB Representações Esportivas, Myron tem que contar com a ajuda de uma grande mulher, Big Cindy e se você sempre se perguntou o porquê dela ser como é, prepare-se para encontrar respostas e a compreendê-la melhor.

Até onde você iria para ajudar o seu melhor amigo? Com a amizade de Myron, Win e Esperanza, nem o céu é limite quando um deles está em apuros. “Detalhe Final”, tem um dos mais surpreendentes e emocionantes finais, terminei de ler o livro e o abracei já com saudades desses personagens maravilhosos. Preparem-se para, claro, ficarem noites acordados.


Todos os livros publicados pela Editora Arqueiro

Algumas quotes para vocês sentirem o clima do livro:

“- Amigos e inimigos acham que que perco a cabeça muito fácil. Que reajo de forma exagerada, como você disse. Que sou instável, descontrolado. Estão todos errados, claro. Nunca perco o controle. Pelo contrário. Cada agressão é muito bem pensada, os prós e os contra avaliados.” – Win.

“- Não posso fazer nada. Quando começo a sair com alguém, já vou pensando em ter filho, em quintal com churrasqueira, numa cesta de basquete enferrujada sobre a porta da garagem. Começo imediatamente a avaliar todas essas possibilidades.” - Myron

“- E talvez sejam mais parecidos do que gostariam. Não quero me aprofundar muito nisso, mas Win o vê como seu lado humano. É como se pensasse: se você gosta dele, é porque não deve ser tão mau assim. Você, por outro lado, o vê como uma dose fria de realidade” – Esperanza.


Um comentário:

  1. Amo os livros do Harlan, principalmente os que tem meus personagens preferidos Myron e Win.

    ResponderExcluir