quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Review: Primeiras 20 páginas do Win



O Harlan nos deu um gostinho do que vem por ai no livro do Win: as primeiras 20 páginas do livro foram postadas ontem, podem conferir aqui.

Elencamos os pontos que achamos mais interessantes e trazemos aqui traduzidos para vocês.

O livro se inicia com uma partida de basquete no estádio Lucas Oil em Indianapolis. Win está observando um alvo, o treinador Teddy Lyons, também conhecido como Big T. Ele prepara uma armadilha para o Big T e:

“Aqui está meu dilema: Vou “machucar” o Big T. Não há maneira de contornar isso. Ainda não tenho certeza de quanto, mas o dano para sua saúde física será severo. Esse não é o meu dilema. Meu dilema envolve o como. Então, por que o dilema agora? Porque eu não acho que quebrar ossos seja suficiente aqui. Eu quero quebrar o espírito do homem também.

Big T pisca duas vezes. Então ele se aproxima de mim. Eu não recuo nem mesmo um centímetro

"O que está acontecendo?" ele me pergunta.

"Eu vou chutar o seu traseiro, Teddy."

Oh, como seu sorriso se alarga agora. "Você?"

Claramente Big T não conhece o nosso Win, né não? Vocês podem imaginar o que acontece em seguida. Nas palavras do próprio Win: Vou poupar você do resto.”

De volta a Nova York. Win no Edifício Lock-Horne, pega o elevador e para no andar que ficou conhecido como o andar de certa empresa de representações esportivas:

Quando estava subindo no elevador, paro no quarto andar. Este espaço costumava ser a casa de uma agência de esportes dirigida pelo meu amigo mais próximo, mas ele a fechou alguns anos atrás. Então eu deixei o escritório vazio por muito tempo porque a esperança é eterna. Eu tinha certeza que meu amigo mudaria de ideia e voltaria. Ele não mudou. E assim seguimos em frente.

O novo inquilino é Fisher e Friedman, que se anuncia como um ‘escritório de advocacia dos direitos das vítimas’, com o slogan: Nós ajudamos você a joelhar os agressores, os perseguidores,os idiotas, os trolls, os pervertidos e os psicopatas bem nas bolas.”

Segundo o Win: “Irresistível”

Conhecemos o escritório Fisher e Friedman e a advogada Sadie Fischer, que agora faz o papel que era do Myron, quando chegam dois agentes procurando pelo Win:

“Windsor Horne Lockwood?” a mulher pergunta.

Mesmo antes de sacar seus distintivos, eu sei que eles são agentes.

Sadie também sabe. Ela se levanta automaticamente e vem em direção mim. Tenho muitos advogados, é claro, mas os uso para os negócios. Para assuntos pessoais, meu melhor amigo, o agente esportivo /advogado que utilizava este escritório, sempre interveio porque ele tinha toda a minha confiança. Agora, com ele à margem, parece que Sadie instintivamente assumiu o papel.

“Windsor Horne Lockwood?” a mulher pergunta novamente.

Esse é meu nome. Para ser tecnicamente correto, meu nome completo é Windsor Horne Lockwood III. Eu sou, como o nome sugere, herdeiro de uma fortuna e eu pareço em parte com ela, com a pele avermelhada, os cabelos loiros que se tornam grisalhos, os delicados traços patrícios, o rolamento real. Eu não escondo o que sou. Eu não sei se eu poderia.

Como, eu me pergunto, eu baguncei com o Big T? Eu sou bom. Eu sou muito bom. Mas não sou infalível. Então, onde eu cometi um erro? Sadie está quase ao meu lado agora. Eu espero. Em vez de responder, eu a deixei perguntar: "Quem quer saber?"

“Eu sou a agente especial Brynn do FBI”, diz a mulher.

 

Os agentes do FBI o levam para outro famoso edifício em Nova York, The Beresford. Aconteceu um assassinato e ninguém sabe a identidade do assassinado, nem quem cometeu o crime. Ocorre que, há pistas que apontam para o Win, já que no quarto do assassinado havia uma obra de arte que foi roubada da família do Win.

“Você sabe quem mora no último andar?

Eu acredito que não.

Achei que todos vocês, caras ricos, se conhecessem.

Estereotipar é errado, eu digo.”

----

Não me surpreendo facilmente, mas quando entro no quarto - quando vejo o motivo pelo qual eles me trouxeram aqui - eu paro. Não me mexo. Eu apenas fico olhando. Eu caio no passado, como se a imagem na minha frente fosse um portal do tempo. Eu sou um menino de oito anos me esgueirando para a sala do vovô em Lockwood Manor. O resto da minha extensa família ainda está no jardim. Eu visto um terno preto e fico sozinho no piso de parquete ornamentado. Isso é antes da destruição da família ou talvez, olhando para trás agora, este é o próprio momento da primeira fissura. É o funeral do vovô. Este salão, seu quarto favorito, foi borrifado com algum tipo de desinfetante enjoativo, mas o cheiro familiar e reconfortante do cachimbo do vovô ainda domina. Eu gosto disso. Eu estendo uma mão hesitante e toco o couro de sua cadeira favorita, quase esperando que ele se materialize nela, casaco de lã, chinelos, cachimbo e tudo. Eventualmente, meu eu de oito anos cria coragem e senta na poltrona. Quando eu faço, eu olho para a parede acima da lareira, exatamente como vovô costumava fazer. Eu sei que Brynn e Lopez estão me observando para ver uma reação.

"No início", diz Brynn, "pensamos que deveria ser uma falsificação."

Eu continuo a olhar, assim como eu fazia quando tinha oito anos naquela cadeira de couro.

“Então, pegamos um curador de arte do Met, do outro lado do parque,”Brynn continua.

O Met é uma abreviatura de Metropolitan Museu de Arte. "Ela quer tirar isso desta parede e executar alguns testes, apenas para confirmar, mas ela tem certeza - este é o verdadeiro"

O quarto do colecionador, em oposição ao resto da torre, é limpo, arrumado, simples, utilitário. A cama contra a parede está feita. Não há cabeceira da cama. A mesa lateral está vazia, exceto por um par de óculos de leitura e um livro com capa de couro. Agora eu sei porque eu fui trazido aqui - para ver a única coisa pendurada na parede.

A pintura a óleo chamada simplesmente de Garota ao Piano, de Johannes Vermeer.

Sim, aquele Vermeer. Sim, essa pintura.Esta obra-prima, como a maioria das 34 pinturas existentes do  Vermeer, é pequena, um pé e meio de altura por um pé e quatro polegadas de largura, embora tenha um impacto inegável em sua simplicidade e beleza. Esta menina, comprada há quase cem anos pelo meu bisavô, costumava ficar pendurada na sala de Lockwood Manor. Mais de vinte anos atrás, minha família emprestou esta pintura, avaliada mais de $200 milhões pelos padrões de hoje, junto com o apenas outra obra-prima que possuíamos, O Leitor de Picasso, para o Galeria Lockwood no Founders Hall no campus da Faculdade Haverford. Você pode ter lido sobre o roubo noturno. Ao longo dos anos, tem havido constantes avistamentos falsos de ambas as obras-primas - mais recentemente, o Vermeer em um iate pertencente a um Príncipe do Oriente Médio. Nenhum desses (e eu verifiquei vários pessoalmente) deu certo. Alguns teorizaram que o roubo foi o trabalho do mesmo sindicato do crime que roubou treze obras de arte, incluindo obras de Rembrandt, Manet, Degas e, sim, um Vermeer, do Museu Isabella Stewart Gardner em Boston. Nenhuma das obras roubadas de qualquer roubo jamais foi recuperada.

Até agora.”

 

Além disso, encontram também uma mala com as iniciais do Win....


“Você reconhece esta mala?” Brynn pergunta.

"Eu devo?"

Mas é claro que sim. Anos atrás, tia Plum inventou um para cada membro masculino da família. Eles são todos adornados com o brasão da família e nossas iniciais. Quando ela me deu - eu estava quatorze na época - tentei muito não franzir a testa. Não me importo com o caro e o luxuoso. Eu me importo com vulgar e esbanjador.

"A bolsa tem suas iniciais."

O agente inclinou a bolsa para que eu pudesse ver o brega monograma barroco:

whl3.

“É você, certo? WHL3 — Windsor Horne Lockwood o Terceiro?"

Eu não me mexo, não falo, não dou nada. Mas sem soar excessivamente melodramático, esta descoberta deu ao meu mundo um empurrão fora de seu eixo.

"Então, Sr. Lockwood, você quer nos dizer por que sua bagagem está aqui?"

 

Por que será que a mala estava lá? Qual o envolvimento do Win? Quem roubou a pintura? Qual o envolvimento da família do Win? Será que o Myron vai aparecer? O que está acontecendo?

Essas perguntas só serão respondidas no ano que vem. O livro será lançado na gringa em março de 2021 e já está na pré-venda. Ainda não temos previsão para o lançamento no Brasil, vamos torcer para que seja simultâneo, né?

3 comentários:

  1. Perfeito, como eu esperava que fosse já que estamos falando de Harlan Coben. Vou começar a maratonar a série do Myron pra chegar em março com tudo fresquinho. rsrsrs

    ResponderExcluir