domingo, 6 de setembro de 2020

Dica: Como ler a série Myron Bolitar

A Série Myron Bolitar é composta por 11 livros, cada livro pode ser lido individualmente, já que possuem finais, porém a leitura na ordem faz com que o conhecimento sobre os personagens seja muito mais aprofundado e dá para entender o porquê de suas ações, e faz cada leitura ser ainda melhor.

Com o anúncio do primeiro livro do Win, trazemos uma dica para quem ainda não leu a série toda, ou para quem irá reler ou mesmo para quem quiser lembrar de cada livro. Nossa sugestão é a leitura da série Myron Bolitar até o livro 10, depois a leitura dos três livros do Mickey Bolitar (sobrinho do Myron) para assim ler o livro 11 da série do Myron, dessa forma você estará totalmente preparado para a chegada do esperado livro do Win. 

Vamos saber um pouco desses 14 livros?


Quebra de confiança

O primeiro livro da série. O Harlan nos apresenta Myron Bolitar e seus dois amigos inseparáveis, Esperanza Diaz e Windsor Horne Lockwood III. Myron, empresário esportivo, com uma tendência a herói, se envolve numa rede de mentiras e histórias mal contadas, sobre o desaparecimento há mais de um ano da Kathy Culver, ex- noiva de um de seus principais clientes Christian Steele e como se não bastasse irmã de sua amada Jessica Culver. Para desvendar esse mistério Myron conta com a ajuda excepcional do Win, com sua famosa tendência a “matar e depois perguntar”, é temido por uma grande parte de personagens da história.



Jogada Mortal

Dessa vez, Myron, junto com seu melhor amigo Win, mergulha no mundo do tênis, para descobrir que aparências enganam e muito. Myron está começando a ter clientes importantes, nessa sua empreitada de ser representante de atletas, seu principal cliente é o Duane Richwood, um garoto prodígio do tênis que apareceu do nada e está desbancando até mesmo favoritos e ele é tudo que a mídia gosta. A história começa a se enrolar quando durante uma partida de Duane, a atleta Valerie Simpson é assassinada dentro do complexo esportivo, o que deixa o Myron intrigado e que o leva a investigar o caso é o fato de que Valerie tentou falar com ele antes de ser assassinada e queria que ele se tornasse seu representante. Há o envolvimento dos irmãos Ache e a presença de Jessica, a controversa amada de Myron.


Sem Deixar Rastros

Esse é o livro no qual descobrimos muita coisa sobre o passado do Myron nas quadras e como sempre o Harlan não nos decepciona nos trazendo um emaranhado de questões envolvendo um assassinato e que as vezes a melhor forma de se livrar de traumas do passado é vive-los novamente.  A história se inicia quando Clip Arnstein contrata Myron para uma dupla função: encontrar Greg Downing, o famoso astro de basquete dos Dragons de Nova Jersey e para entrar para o time. Segundo Arnstein a melhor forma é Myron entrando para o time dos Dragons, sim você leu certo, Myron vota às quadras depois de mais de 10 anos. Myron e Greg sempre foram grandes rivais no basquete, mas na cabeça do Myron sempre tiveram uma espécie de parceria, já que eles se definiam a partir da rivalidade. A rivalidade ia além das quadras e Greg acaba casando com a ex-namorada do Myron, Emily.


O Preço da Vitória

Se no livro anterior sabemos mais do passado do Myron, neste descobrimos mais do passado do Win, através de um mergulho no mundo do golfe. Esse é um livro diferente, o Win diz para o Myron não se envolver com a investigação, já que a família do dele está envolvida, Myron não escuta o amigo e acaba se envolvendo sozinho no caso. E obviamente coloca a vida em um risco ainda maior sem a ajuda do Win, ele que apesar de não participar da investigação, tem um papel muito importante no livro, e nós leitores podemos descobrir mais sobre o porque ele se tornou tão frio e calculista.


Um passo em falso

Myron Bolitar agora dono da MB representações esportivas e agente de atletas recebe um pedido de Norm Zuckerman para ajudar a vigiar e proteger Brenda Slaughter, pois Norm acredita que ela corre perigo de vida, devido a algumas ligações anônimas e o desaparecimento do pai da mesma, o que Myron ganharia com isso? A possibilidade de representar a jogadora número 1 do basquete feminino da Liga. O que Myron não esperava era que se envolveria numa complexa teia de interesses, assassinatos e envolvimentos políticos. Nesse livro Esperanza dá um ultimato ao Myron, ou ele aceita ela como sua sócia, ou ela irá embora. O relacionamento do Myron com a Jessica sofre um baque. O final desse livro deixa Myron destruído. 



Detalhe Final

Nossa história começa com um Myron infeliz, ele se culpa pelos últimos acontecimentos de sua vida e o que isso acarretou para as vidas das pessoas que o rodeiam. Ele conhece Terese, uma apresentadora da CNN, que também passou por situações complicadas. Ambos se sentem culpados e querem uma válvula de escape, eles vão então para uma ilha qualquer no Caribe, mas apesar de estarem longe de tudo que os faz se sentirem mal, os problemas continuam os seguindo até mesmo num paraíso caribenho. É Win que leva a realidade de volta a vida de Myron e uma realidade que nunca poderíamos imaginar, nossa querida Esperanza Diaz foi acusada do assassinato de Clu Haid e estava presa. Clu que foi o primeiro cliente de Myron, na MB Representações Esportivas. Myron então deixa o paraíso caribenho para trás e volta para Nova York com apenas uma certeza: Esperanza é inocente. Hester Crimstein tem uma participação importante.


O medo mais profundo

O início do livro já começa com o baque, Myron Bolitar tem um filho, cujo, ele não sabia da existência e o pior de tudo, o menino, Jeremy, tem uma doença terminal. Ele foi fruto da relação do Myron com sua primeira namorada Emily, ela acabou se casando com seu arqui-rival dos tempos das quadras, Greg Downing. Se coloque então na posição do Bolitar, você descobre que tem um filho de 13 anos e que ele foi criado pelo seu maior inimigo e não é só isso. Claro que não poderia ser tão simples, né? Para salvar a vida do Jeremy é necessário um transplante de medula, e apesar de um doador compatível ter sido identificado no sistema, o tal possível doador sumiu sem deixar rastros, Myron acredita que será muito simples resolver toda essa questão, mas ele não poderia estar mais errado.


A promessa

Você está fazendo uma pequena reunião de amigos e quando desce no porão para pegar mais gelo, escuta duas adolescentes falando que já pegaram carona com pessoas bêbadas, o que você faria? É fácil imaginar que Myron não iria conseguir ficar quieto. É nesse momento que ele pede para que as duas adolescentes façam uma promessa, de ligar para ele caso estivessem com problemas, qualquer hora, qualquer dia, ele estaria disponível para ajudar. O que Myron não poderia imaginar era que Aimee Biel, uma das duas adolescentes, o ligaria de madrugada para pedir uma carona para a casa de uma amiga e depois dele deixa-la na suposta casa da amiga, ela desaparece, tornando Myron a última pessoa a vê-la. Ele conta com a ajuda do infalível Win, da Big Cindy e de Zorra, mergulha em um emaranhado de segredos, envolvendo o mundo obscuro do tráfico de drogas, o mundo também obscuro do acesso a Universidades e os segredos de adolescentes e professores de sua querida escola de Livingston. 

Na vida amorosa, o livro se passa seis anos depois da última vez que Myron bancou o herói e as coisas não deram muito certo, ele vive com esse peso nas costas, está namorado Ali Wilder. Jessica Culver, a ex do Myron, mas que ele nunca consegue esquecer, deu um passo que nunca aceitou dar junto com o Myron, o que mexe significantemente com ele. Esperanza agora sócia do Myron na MB Representações, também dá um passo relevante e surpreendente em sua vida amorosa, enquanto Win continua o mesmo de sempre: playboy, bilionário, filantropo, psicótico e a pessoa que você sempre pode contar, para te salvar de qualquer situação, descobrimos um pouco mais do por que ele nunca perde uma briga.

Quando ela se foi

Myron Bolitar coloca sua vida em risco enfrentando a polícia, serviço secreto e até mesmo terroristas para ajudar alguém muito especial, que já o ajudara no passado, Terese Collins. Em ‘Detalhe Final’ ela e Myron ambos passando por dificuldades em suas vidas pessoais fugiram para uma ilha paradisíaca no Caribe a fim de obter uma válvula de escape. Em ‘O medo mais profundo’, Terese novamente tem uma participação muito relevante ajudando o Myron a salvar seu filho, Jeremy. Depois que ela o ajuda, a ex-apresentadora da CNN some no mundo.

No momento em que ele recebe uma ligação enigmática da Terese, na qual ela disse apenas: ‘Venha para Paris’, Myron não hesitou em ir ao seu encontro, já que no passado ela o ajudara muito. Chegando lá, ele descobre que o ex-marido de Terese, Rick Collins havia sido assassinado, no dia em que marcara um encontro com Terese para lhe contar algo que mudaria a vida dela.

Alta Tensão

Alta Tensão começa com uma revelação: Al Bolitar está no hospital, correndo risco de vida, Myron está sem saber o que fazer e se sente culpado pelo fato do pai estar naquela posição, e depois disso voltamos para 6 dias antes desse acontecimento.

Suzze T., a antiga estrela do tênis agora aposentada pediu ajuda de Myron para encontrar o seu marido Lex Ryder, depois de um suspeito comentário em uma postagem de Suzze com o seu ultrassom numa rede social, no qual estava escrito simplesmente ‘Não é dele’ em referência ao fato de Suzze estar grávida, Lex sumiu.

Myron com a ajuda de Win começa a investigar quem poderia ter feito o tal comentário, o nome era misterioso, apenas ‘A. Abeona’ e a foto do perfil, um símbolo que em um primeiro momento não significava nada para os dois. Quando pistas levam Myron a uma boate e lá ele encontra ninguém menos que Kitty, a mulher que fugiu com, Brad, irmão de Myron, anos atrás, ele percebe que mentiras do seu passado iriam voltar a tona de um jeito que ele não poderia imaginar. Junto com isso o futuro o acerta em cheio, Myron tem um sobrinho.


Série Mickey Bolitar

Refúgio > Uma questão de Segundos > A Toda Prova 

                                              

É importante ressaltar que essa série foi escrita pelo Harlan voltada ao público adolescente, mas para quem é fã dos personagens é muito interessante a leitura e os livros são bem curtinhos.

Mickey Bolitar, sobrinho do nosso querido, Myron Bolitar, não tem uma vida fácil, depois de um acidente de carro, seu pai morreu e sua mãe foi internada numa clínica de reabilitação. Mickey vai então morar com seu tio, o Myron, em Nova Jersey e acaba se envolvendo nos mistérios do Abrigo Abeona com seus aliados e melhores amigos Ema e Colherada, os acontecimentos de “Refúgio” e “Uma questão de segundos”, fazem Mickey ir atrás de verdades, a principal delas: Será que seu pai realmente morreu no acidente de carro? E onde ele poderia estar se não morrera? O final da série é emocionante.

Pode apostar que durante a leitura você vai ter vontade de gritar: ‘liga pro seu tio Mickey!’. A personagem Ema esconde um segredo que é uma reviravolta para os leitores. 

Volta Para Casa

O livro se inicia com uma bela surpresa, pela primeira vez em todos esses livros, a gente pode entrar na cabeça do Win, o melhor amigo do Myron e quem sempre o tira das piores enrascadas, para alguns, Win é só um ricaço, com todos os estereótipos possíveis, mas quem o conhece sabe que não se deve analisa-lo só pela aparência, o melhor é nunca entrar no caminho dele.  No final de ‘Alta Tensão’, o Win desaparece devido aos acontecimentos, e nas primeiras páginas de ‘Volta Para Casa’ descobrimos que ele está em Londres, ele está no rastro de uma pista quanto a dois meninos sequestrados 10 anos atrás, um dos meninos, Rhys é o filho de uma prima de Win. Rhys e seu amigo Patrick, foram sequestrados aos 6 anos e desde então não havia nenhum indício de que estavam vivos.

Myron está em paz, depois dos acontecimentos do último livro da série do Mickey, um peso saiu das costas dele. Ele voltou a morar no apartamento de Win no coração de Nova York, vendeu a MB Representações para uma agência maior e o melhor de tudo, sua noiva, Terese finalmente voltou da África, os dois estão vivendo uma espécie de bolha de felicidade, até que o telefone toca e puft, Myron tem que escolher entre continuar ali com Terese ou viajar para ajudar seu melhor amigo.

É fácil chutar o que Myron escolheu, né?! Para ele não é nem uma escolha, é simplesmente um fato, Win nunca pensou duas vezes antes de ajuda-lo e pela primeira vez, é Myron quem precisa ir ao encontro do amigo para ajuda-lo.

O epílogo do livro é muito emocionante, já nos deixa com um gostinho do que vem por ai com o livro do Win.


Deu para perceber como os personagens e histórias estão conectadas, né? Para quem quiser tirar aquele print e não esquecer da nossa dica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário