domingo, 21 de junho de 2020

Review Silêncio na Floresta



The Woods (Silêncio na Floresta) é uma série polonesa inspirada no livro com o mesmo nome. E aqui já temos dois pontos importantes: é inspirada no livro, logo, a série tem um roteiro próprio e em segundo lugar o fato dela ser produzida e filmada na Polônia, foi feita a partir da cultura de lá. O ritmo da série que pode ser considerado lento quando comparamos com produções de Hollywood que estamos acostumados, falta também um alívio cômico ou um humor ácido que estamos acostumados a ver nos livros do Harlan, além da mudança dos nomes dos personagens, não faria sentido pessoas da Polônia terem nomes americanizados. Paul virou Pavel. Lucy virou Laura.

Sinopse da netflix: Em 1994, um acampamento vira palco de um crime brutal. A polícia pede ajuda ao promotor Pavel Kopinski, 25 anos depois, para identificar uma vítima.

São 6 episódios de em média 45 a 50 minutos (dá para maratonar bem rápido).

Podemos definir a série em três palavras: Amor, família e vingança. Foi por amor que Pavel deixou seu posto no acampamento, pelas suas famílias que os pais mentiram ou omitiram e é a vingança que mantém vivo um personagem.

O primeiro episódio tem um tom de muita nostalgia, os anos 90. Jovens se divertindo em um acampamento, nada de ruim poderia acontecer com eles que tem a vida toda pela frente, não é mesmo?

E pulamos para o tempo presente, muitos anos depois, nos primeiros episódios ainda não sabemos o que de fato aconteceu no acampamento, apenas que a tragédia definiu a vida do nosso protagonista, Pavel.

Ele agora é um importante promotor de justiça, que tem em suas mãos um complicado caso de estupro, uma jovem que alega que dois rapazes lhe fizeram mal, porém não tem provas além de sua palavra, e contra ela filhos de homens importantes, um filho de um jornalista que irá infernizar a vida do Pavel para que ele recue na acusação.

Logo em seguida Pavel é convidado para comparecer no necrotério para identificar um corpo.

Descobrimos que no nostálgico acampamento 4 adolescentes não voltaram para casa. Apenas dois corpos foram encontrados. Todos presumiram que os dois outros também haviam morrido, porém seus corpos nunca foram encontrados. Dentre eles, a irmã do Pavel.

No presente, Pavel percebe que o corpo que fora pedido para identificar, se trata de Artur, um dos adolescentes sumiu na floresta e seu corpo nunca foi encontrado, e de fato, ele não morrera no acampamento, estava morto agora, mas 25 anos mais velho. A questão é será que a irmã de Pavel também havia sobrevivido? Onde ela estava? O que aconteceu no acampamento?

E a partir deste momento nos envolvemos de uma maneira que precisamos entender tudo que está acontecendo.

A série tem uma fotografia linda demais, tem um ritmo lento, mas funciona. Tudo somente é revelado no último episódio.

A atuação dos poloneses

Cada olhar passa muita emoção e a escolha do elenco foi perfeita, os atores são realmente parecidos. 

Pavel e Laura em ambos os períodos, hoje e anos 90

Veredicto:

Gostamos, mas sentimos que faltou alguma coisa. Sempre ficamos comparando com o livro não tem jeito. É muito difícil nas adaptações não ocorrer mudanças. Esse nosso olhar já viciado é o nosso problema. Para que não leu o livro acha tudo muito surpreendente, mas nós que já sabemos que o livro é incrível queremos algo espetacular. A série é muito boa para que a gente conheça a cultura de um país diferente e o jeito como um suspense pode ser contato a partir da cultura deles. E tem aquele momento, igual aos livros, no que nos prende e não conseguimos parar de assistir até entender tudo, que só é explicitado no último episódio.

Um comentário:

  1. Eu esperava muito mais da série. Não cheguei a ler esse livro, mas acredito que nele não tenha ficado tantas pontas soltas quanto na série. Pra mim, como fã dos livros do Harlan, foi decepcionante...

    ResponderExcluir