sábado, 27 de junho de 2020

Resenha - A Gaiola De Ouro


Camilla Läckberg mostra  um novo lado neste livro,algo completamente diferente dos romances policiais que já li dela . O livro é progressivo, moderno e aborda vários tópicos atuais na sociedade de hoje. 


A Gaiola De Ouro conta a história da  vida de Faye Adelheim. Ela mora em um apartamento ultra-ostentoso na área mais exclusiva de Estocolmo, ela tem um marido maravilhoso que lhe dá tudo o que ela sempre quis, tem uma filha adorável que ilumina seu mundo. A vida de Faye é perfeita.

Então, como é que agora ela se encontra em uma delegacia?

Vamos conhecer Faye, uma mulher que desistiu de sua vida inteira para agradar o homem que ama. No começo, eles eram uma equipe e, quando o sucesso nos negócios começou a decolar, não havia mais motivo para Faye concluir seus estudos , o futuro parecia estagnado e seguro. Embora ela tenha se envolvido amplamente na criação da história de sucesso Jack , ela não tem crédito nem reconhecimento algum . Ele a trai e o amor de Faye é trocado por puro ódio.

Gostei muito da idéia básica da história, com uma mulher que  viveu durante anos em um relacionamento abusivo achando que era feliz, dominada por um  homem egoísta e desagradável, a autora nos faz olhar de perto os fragmentos distorcidos de uma vida
cuidadosamente encenada e aparentemente perfeita, que é desmascarada.   




É difícil gostar de Faye no começo do livro , muitas vezes da vontade de bater nela. Mas, à medida que o livro avança as coisas vão  se esclarece e como leitora, entendo cada vez mais as ações de Faye, que veio de uma infância triste  e cheia de abusos, e vejo como ela mudou. Ela fez o que tinha que fazer para sobreviver sozinha . Fácil julgar quando não se está na pele do outro . 


O livro contém boas descrições da verdadeira amizade feminina . A autora captura ideais contemporâneas e destaca as mulheres que ousam tomar o seu lugar.  Com personagens femininas fortes,que antes foram substituídas,enganadas e humilhadas pelos homens e agora devem ser vingadas de uma  forma inteligente com suas conquistas em seus  impérios. 

Uma  história multifacetada de uma mulher complexa um tanto quanto sombria, acho que a maneira que a autora  usou para  moldar Faye é uma das principais forças do livro. 

No início não gostei das aparentes obsessões por sexo sem sentido ,mas depois  me ocorreu que talvez  essa tenha sido a  intenção deliberada da autora , para  demonstrar um conjunto de   comportamentos , como conquistas sexuais - é mais aceito nos personagens masculinos, mas desaprovado na maioria das vezes no  comportamento das mulheres? Interessante ... inteligente.



A Gaiola De Ouro é uma história muito inteligente de sobrevivência e vingança.

Frase da autora em uma entrevista sobre o livro : 


"Devíamos trabalhar juntos rumo a um mundo em que as mulheres possam fazer tudo o que os homens têm feito sem serem julgadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário