quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Resenha - Confissões de Inverno - Brendan Kiely


 Brendan Kiely  não escreveu uma história sobre "fé religiosa",mas sim um fato que neste mundo secular e até mesmo com posições na Igreja existem, homens doentes sem escrúpulos que usam o amor e a escritura como uma arma para domínio,controle e abuso.Mas não apenas sobre abuso, também sobre violência e agressão associada com o bullying e o medo da homofobia.Mas,mesmo com todos esses assuntos obscuros ele combina,elementos de amizade,coragem, perdão e libertação.


Sinopse -  À medida que sua família se desintegra, Aidan Donovan, um adolescente de 16 anos, procura consolo em estimulantes químicos, no estoque de bebidas do pai e nas atenções do padre Greg, o único adulto que realmente o escuta.

O Natal chega e seu mundo entra em colapso quando ele reconhece o lado obscuro do afeto que o padre Greg lhe dedica. Enquanto tenta dar sentido à própria vida, Aidan conta com o apoio de um grupo de amigos desajustados: Josie, a garota por quem se apaixona; a rebelde e espontânea Sophie; e Mark, o carismático capitão da equipe de natação.

Confissões de inverno mostra as formas pelas quais o amor pode ser usado como uma arma contra a inocência – mas também pode, nas mãos certas, restaurar a esperança e até a fé.O corajoso romance de estreia de Brendan Kiely expõe o mal que os segredos mais profundos que guardamos podem causar e prova que a verdade liberta e abre caminho para o amor.


Confissões de Inverno lida com tato e abertamente com esse fato que tem sido noticia  nos jornais repetidamente, o abuso sexual e os danos que faz ,como vítimas injustamente culpam a si mesmos, desesperados para esconder,fingir que nunca aconteceu.Infelizmente,para as  vítimas  o mundo nem sempre é seguro para falar sobre essas coisas .Há pessoas como as que Aidan tinha em torno dele, com medo, complacentes , mas que preferem varrer para debaixo do tapete do que ajudar garoto  a lidar com algo tão horrível e cicatrizes tão profundas.


O enredo é bem desenvolvido,narrado pelo ponto de vista de Aidan, um adolescente lutando com a degradação do abuso e a incerteza sobre seu futuro.Como Aidan seu amigo Mark,também é atormentado por um segredo vergonhoso, incapaz de se abrir para seus pais egoístas, cada um procurar uma maneira de lidar com o medo e sofrimento. 


Os personagens são bem desenvolvidos, complexo e realista.Aidan Donovan atormentado não apenas pelo abuso, mas também a tormento e solidão em sua vida ,recluso, sombrio, com medo e falta de auto-confiança. Com a ajuda de seus novos amigos, ele começa a mudar reunir coragem e força para enfrentar não só o seu medo, mas a verdade. Gwen Donovan, sua mãe é uma Socialite absorvida em seu próprio mundo,construindo uma vida depois de sua separação e totalmente  ignorante dos problemas de seu filho. T.J. (Old) Donovan seu pai é um viciado em trabalho frio  e egoísta, indiferente com sua família.Com Mark, Aidan encontra o verdadeiro sentido da amizade.Mark parece legal e auto-confiante, mascarando uma alma quebrada por abusos traumatizado por um pai obcecado por controle. Josie Fenton é uma jovem  com uma personalidade forte e um coração caloroso e atencioso, enquanto Sophie Harrington é um pouco selvagem e tem excesso de confiança . 

Todos esses personagens trazem paixão, intensidade e realidade para este intrigante e cativante livro.

"Ela me abraçou,não como uma namorada,mas do jeito que todos deveríamos ser 
abraçados ao menos uma vez na vida" pág- 211

O autor consegue escrever uma história sem matar a esperança ,com um ar otimista mesmo contra todas as probabilidades . Eu gostei,mas não senti a conclusão da história poderia ter continuado por mais alguns capítulos,ficou algo vago, meio incompleto.Resumindo, não senti a conclusão desta história .

É um livro corajoso,sim corajoso,após ler que entendi porque tem na capa "o corajoso romance de estreia de Brendan Kiely", feito com carinho e honestidade.No geral, eu realmente gostei muito  e recomendo. 


News : Brendan Kiely tem um novo livro com previsão para 2016 " The Last True Love Story" Vamos torcer para que a nossa querida Editora Arqueiro também publique . ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário