domingo, 11 de julho de 2021

Resenha - O Gambito Da Rainha - Walter Tevis

 

 Uma menina órfã  confiada a um orfanato, aos   8 anos após a morte de sua mãe, simples e tímida, Beth aprende a jogar xadrez com o zelador do porão e descobre que é uma prodígio 

Beth vai travar uma batalha para se tornar um tubarão no mundo do xadrez, chocando os homens ao redor do mundo. Este livro se passa na década de 1950, quando as mulheres ainda são consideradas intelectualmente inferiores. Beth Harmon é uma jovem assombrada por seus demônios pessoais e alimentada por um coquetel de remédios, lutando contra um vício que começou aos nove anos. Mas ela também é inteligente, calculista e extremamente boa no xadrez.

“Beth soube da morte da mãe por uma mulher com uma prancheta”

 

O Gambito da Rainha já começa bem tenso, um romance comovente e poderoso sobre o amadurecimento. Imediatamente formei um vínculo com a pequena Beth. Ela era uma protagonista tão real que eu ansiava que este livro fosse baseado em uma história verdadeira só para saber que Beth realmente existiu e venceu. 

Os relacionamentos nesta história são bem escritos e realistas. Beth passa muitos anos no orfanato antes de ser adotada por Alma Wheatley, uma mulher com problemas e vícios próprios que oferece a Beth um lar e a oportunidade de competir profissionalmente no xadrez. Elas compartilham um vínculo que se estende além do que seria esperado de uma adolescente adotada e uma mãe. As conexões entre Beth e seus amigos, principalmente Jolene e Benny, também são retratadas de uma forma autêntica e eu gostei de vê-los crescer.



“É um mundo inteiro de apenas 64 quadrados. Eu me sinto seguro nisso. Eu posso controlar isso; Eu posso dominar isso. E é previsível. Então, se eu me machucar, só posso culpar a mim mesmo. ”


O livro também aborda o desdém com mulheres que mostram um sinal de intelecto superior. Beth luta muito para ser levada a sério. Ela tem a dupla infelicidade durante esta época de ser extremamente jovem E mulher. Beth quebra o teto de vidro do sexismo e do preconceito de idade no mundo do xadrez.

Beth se transforma em uma pária impressionantemente habilidosa e glamorosa enquanto determinada a conquistar as fronteiras tradicionais estabelecidas no mundo dominado por homens do xadrez competitivo.

Depois de assistir a série inteira e saber o que iria acontecer, ainda não conseguia parar de ler este livro. (A propósito, a série da Netflix é uma ótima adaptação do livro; uma transição perfeita e respeitosa que cobre todos os detalhes importantes.)O Gambito da Rainha, da Netflix , que levou para casa dois Globos de Ouro em 2021.



"É um mundo inteiro de apenas 64 quadrados. Eu me sinto seguro nisso. Eu posso controlar isso; Eu posso dominar isso. E é previsível. Então, se eu me machucar, só posso culpar a mim mesmo. ”


Tanto o livro quanto a série de TV merecem sua popularidade e super recomendo, mesmo que você nunca tenha jogado xadrez, como eu !






Nenhum comentário:

Postar um comentário