terça-feira, 17 de agosto de 2021

Review: Desaparecido para sempre



Vamos analisar a série, se ela funciona ou não de acordo com a proposta de ser um thriller. Quando a gente dá o play em um thriller, o que a gente espera? Reviravoltas? Suspense? Personagens controversos? Mortes? Será que tem isso tudo por aqui?

A série é uma adaptação francesa do livro “Desaparecido para sempre”. São 5 episódios de 44 a 53 minutos. Foi dirigida pelo Juan Carlos Medina, o Harlan atuou como produtor executivo. 

Adaptação de acordo com o dicionário é "ação ou efeito de adaptar(-se)", logo, devemos partir do princípio de que o livro e a série são diferentes, sempre serão diferentes. O Harlan já falou em entrevistas que gosta das mudanças que ocorrem quando um livro é adaptado e nós somos #teamHarlan e também apoiamos. São mídias diferentes e funcionam de forma diferente. E por fim, é claro que a visão de quem já leu o livro chega "viciada" ao assistir a série, não tem jeito, a gente entende. Não ser exatamente igual ao livro não significa que a série é ruim. 

Sinopse: Dez anos após perder as duas pessoas que mais amava, um homem se envolve em mais um mistério depois que a namorada desaparece. Baseada em um romance de Harlan Coben.

Elenco:



Cada episódio foi intitulado com o nome de um personagem, então vamos conhecendo cada um deles aos poucos e suspeitando de todos. E se prepara para embarcar para: Nice, Ivry, Barcelona e Itália. A maior parte da série foi filmada em Nice, na França, durante a pandemia, deixamos nossos aplausos a equipe de produção por conseguir realizar as gravações nesse período tão caótico. Vamos aos episódios? Vamos comentar sem spoilers. 

Episódio 1: Guillaume

Aqui ficamos com o ponto “mortes”. Guillaume passa por uma tragédia onde vê a mulher que amava e o seu irmão morrerem. Temos uma passagem de tempo e mais morte, agora a mãe de Guillaume. E após o funeral, a namorada dele desaparece. A vontade que a gente fica é falar: que homem azarado! É claro que ele não vai ficar de braços cruzados e vai investigar o que aconteceu, mesmo sendo apenas um assistente social, sem nenhuma habilidade de investigação. Ele conta com a ajuda de seu amigo, Daco. 
O Guillaume é interpretado pelo ator Finnegan Oldfield.



Episódio 2: Inès

Ponto “suspense”. Inès é a irmã mais nova da namorada do Guillaume que foi assassinada. Pera que a gente desenha, Guillaume namorava com Sônia, Inès era uma criança e viu tudo:


Ela sente uma conexão estranha com a irmã morta e com o Guillaume. E vai ser a Inès quem trará para a trama uma conexão entre a sua irmã e a namorada desaparecida do Guillaume. O final desse episódio o deixa sem chão.


Episódio 3: Daco

Jeremy, também conhecido como Daco. É o melhor amigo do Guillaume e irá ajuda-lo a tentar entender o que tá acontecendo.

Mas ao ajudar o amigo, ele é forçado a confrontar o próprio e tenebroso passado. É chocante descobrir no que ele estava envolvido no passado. Guillaume descobre mais sobre a sua namorada, e percebe que ele não a conhecia de verdade. Ele só pensa em como foi capaz de se enganar tanto, além disso, ele vê imagens de uma câmera de segurança, que junto com o funeral do final do episódio faz com que ele seja classificado como o ponto “reviravolta”.


Episódio 4: Nora

Esse episódio pode ser classificado como “personagens controversos”. Não vou falar quem é a Nora para não estragar a experiência de quem ainda não assistiu a série. Um relacionamento abusivo, nos leva a uma amizade inesperada na Itália. Enquanto isso Guillaume faz acordos até mesmo com traficantes para conseguir pistas. Será que vale tudo para conseguir respostas? Até onde o Guillaume vai?


Episódio 5: Fred

Último episódio e aqui temos de tudo: mortes, suspense, personagens controversos e reviravolta. No passado vemos Fred, o irmão mais velho do Guillaume ser o seu protetor, ao mesmo tempo em que se envolvia com ilícitos. E finalmente descobrimos tudo o que aconteceu, naquela noite do primeiro episódio. No final tudo se encaixa. 


Destacamos também alguns outros personagens que não têm um episódio próprio, mas que são importantes para a trama:

Joaquim Ostertag

Desde do o início a gente o vê, rondando o Guillaume, ficamos nos perguntando o que tá rolando, quem é ele e aos poucos vamos entendendo o seu papel e o que o levou fazer tudo o que ele fez/faz.



Awa

Ela é a namorada do Daco e o relacionamento deles está estremecido, será que o amor entre eles vai conseguir ser mais forte que o sombrio passado do Daco?



Maèva

Irmã de Guillaume e Fred, ela quer viver o presente enquanto Guillaume que encontrar respostas do presente no passado.




Alexandre Kesler

Um personagem controverso, amigo do Fred. E vamos entendendo seu papel em tudo aos poucos. 



Pai do Guillaume, Fred e Maèva

Personagem extremamente controverso, se prepare para querer gritar com a tv ao ver algumas atitudes dele.




Nosso veredicto: Funciona! Cada episódio deixa um gancho para o seguinte, quando assistimos dá aquela sensação de “quero mais”, “quero saber o que acontece” e é assim que a gente fica quando pega qualquer livro do Harlan. Além de todas as "situações limite" onde nos questionamos o que faríamos no lugar do personagem. É isso que esperamos de um thriller. 

Nós estamos muito felizes e desfrutando esse momento de Harlan na Netflix, acreditamos que a série é uma forma de entrada para o mundo literário. 

Aqui analisamos apenas a adaptação, em breve trazemos o livro vs série, onde iremos analisar as mudanças. 

Guillaume nos representa: vidrados na série até assistir todos os episódios

Nenhum comentário:

Postar um comentário