domingo, 9 de março de 2025

Livro vs série: Apenas um olhar

 Alerta spoiler!

Aqui é onde comparamos e comentamos as principais mudanças, adições e também aqueles pontos que são iguais, no livro e na série. Sem objetivo de esgotar todos os pontos, destacamos aqueles que achamos mais relevantes.

Trata-se de um conteúdo para quem já assistiu a série e já leu o livro, ou que não se importe, pois está repleto de spoilers


Mudanças dos nomes (livro | série)

Scott Duncan | Borys Gajewicz

Monte Scanlon | Marek Skalewski

Geri | Alex Gajewicz

Grace Lawson | Greta Rembiewska-Lawniczak

Jack Lawson | Jacek Lawniczak

Cora Lindley | Kamila Sosnik

Carl Vespa | Karol Wespa

Eric Wu | Robert Bonczyk (*Bigode, apelido dado por mim)

Rocky Conwell | Roman Kowalik

Capitão Stu Perlmutter | Tomasz Dalewski (apelido: Tomek)

Sandra Koval | Sandra Kowalska

Wade Larue | Wiktor Lewinski

Cram | Szrama

Jimmy X | Jimmy D

Shane Alworth | Szymon Adamiuk

Sheila Lambert | Sylvia Lesniak


Uma característica interessante do livro é que temos muitos personagens, é uma lista gigante e aparecem novos a todo momento e com participações importantes, na série algumas tramas que no livro são de personagens diferentes, foram unificadas em um só, o que trouxe mais fluidez. 


Diferenças

➗Filha do procurador x irmã do procurador

No livro o Scott Duncan descobre que a sua irmã não morreu em um acidente, foi assassinada. Isso faz com que ele coloque lenha na fogueira para descobrir quem foi o mandante do crime. A irmã estava grávida quando morreu em um incêndio.

Na série Borys descobre que a filha foi assassinada em um atropelamento. Ele achava que tinha sido um acidente, mas foi uma morte encomendada. A princípio ele acha que ela estava grávida, mas era mentira, uma barriga falsa, a filha estava tentando recuperar o namorado com uma falsa gravidez.

Tanto na série quanto no livro o Scott/Borys é quem planta a fotografia no meio das fotos da Grace/Greta e inicia a trama toda. Ele suspeitava do marido da Grace/Greta. É ele também quem coloca as escutas na casa dela.

O plot da amiga

No livro a melhor amiga da Grace, se chama Cora e a ajuda muito com as investigações online, a Cora é muito divertida e em alguns momentos chegamos até mesmo a suspeitar que ela tem algum envolvimento, o que não procede.

Na série a Kamila acaba sendo a união da melhor amiga com o que foi função de outra personagem no livro, a Charlaine. 

No livro a Charlaine flerta com um vizinho e acaba vendo o criminoso, o flerte é diferente do que acontece na série, já que é basicamente ela desfilando de lingerie para o vizinho.

Na série Kamila tem inveja da vizinha e observa as aventuras sexuais da vizinha como uma forma de ter prazer, já que o casamento não vai bem.

Tanto na série quanto no livro Charlaine/Kamila chamam a polícia para o criminoso e o policial despreparado acaba levando a pior. No livro a Charlaine tem um desenvolvimento incrível, é uma das personagens que torcemos muito, acaba sempre ajudando a polícia para prender o criminoso.

Filho do Wespa

No livro o filho estava no mesmo show que a Grace/Greta e morreu esmagado. Wespa criou um vínculo com ela, por acreditar que ela teria algum vínculo com o filho ao estar perto quando ele deu o último suspiro. 

Na série Greta namorava com o Rafal, filho do Wespa e terminou dias antes do show, o Rafal foi ao show pensando em reconquistá-la. Então, na série Wespa culpa a Greta por ela ter terminado com o filho, segundo o Wespa, ele só estava no show por causa dela.

Szrama

No livro ele se chama Cram e tem esse nome devido aos dentes super afiados lembrando um predador marinho. Na série ele é um homem bonito, não lembra a descrição do livro, mas ajuda a Grace/Greta tanto quanto no livro.

A morte do Bigode/Wu

No livro, também é a Grace/Greta quem atira nele para matar, mas o contexto é diferente. O marido dela está no carro e ele ajuda no meio da confusão de tentar frear o assassino, nisso ele acaba colocando a vida em risco para salvar a esposa, se sacrifica por ela.

Já na série, ela estava sozinha com o Bigode e consegue atirar depois de uma luta braçal.

Ameaça a Greta/Grace e crianças

Lancheira do Batman no livro, virou uma mochila colorida na série.

No livro, a filha é que faz poemas, na série, ela joga futebol e o irmão que escreve histórias que gosta de contar aos pais.

➗A banda universitária

Na série se chama LAAD, no livro ALLAW.

Trata-se de mudança e adição. No livro a Grace/Greta descobre informações sobre a banda em um fórum antigo através do ‘Crazy Davey’. Ela entra em contato com um homem que escreveu sobre a banda. 

Já na série, primeiro ela encontra o site da banda e percebe que o marido está com um nome diferente. Depois o Jimmy dá a ela um pen-drive com um vídeo da banda. Isso não ocorre no livro.

Sequestro da Grace/Greta

No livro Wu/Bigode chega sorrateiramente e fala para ela ir com ele, pois está com o marido dela. Na série, ele já chega com o pé na porta, atirando nos capangas do Wespa e levando a Grace/Greta a força para o carro. 

➗A confusão no show

Na série fica um pouco confuso para entender, temos a morte nos bastidores e o incêndio na plateia, uma confusão generalizada que vemos através das memórias da Greta e flashbacks. O incêndio tem relação com o Wiktor (que foi condenado) e o Rafal (filho do Wespa).

No livro, ocorrem dois eventos: da mesma forma que na série, também temos a briga nos bastidores envolvendo plágio da música e que acaba com uma morte, um tiro foi disparado nos bastidores, que foi como o Jack morreu. Na plateia, que as pessoas já estavam com os nervos a flor da pele com o atraso do início do show, após o som do tiro nos bastidores, Wade acaba entrando em pânico e atira outras vezes (ele foi condenado e cumpriu pena), isso gera uma confusão generalizada, que acaba com o incêndio e mortes.


Adição

➕Sogra

Greta entra na casa, vê fotos dos filhos, a sogra vai ao hospital. Nada disso ocorre no livro.

➕Jimmy

Na série ele aparece muito mais. Tanto no passado, com a gravação do clipe, quanto no presente com ele entregando o vídeo para Greta. O destino é o mesmo no livro e na série, ele morre.


Momentos que são iguais no livro e na série

🔁O procurador no presídio e o assassino com regras 

"- Não sou um matador de aluguel típico.

- Claro.

- Tenho minhas regras.

Scott ficou aguardando.

- Por exemplo, só mato homens.

- Uau! Que cavalheiro.

Scanlon ignorou o sarcasmo.

- É minha primeira regra. Só mato homens. Mulheres, não. (página 12)


🔁O assassino que encontra vítimas em sites de encontro

"A maioria das pessoas entra nos sites de relacionamento para procurar parceiros. Eric Wu procurava vítimas. Tinha sete contas diferentes, com sete identidades diferentes, masculinas e femininas, todas inventadas. Tentava manter contato por e-mail com, em média seis 'parceiros em potencial' por conta. (página 36)



🔁Crianças no parquinho

" Ela parecia desorientada. Virou-se para Grace e ralhou:

- Está olhando o quê?

Grace observava Max e Emma.

- Meus filhos.

Ela fez um gesto na direção do parquinho. A Sra. Alworth olhou e ficou tensa. Parecia perdida, confusa. (página 228)


🔁Nome no porão 

" O capitão não disse nada. Só olhava para o chão. Alguém, de fato, ficara preso ali. Alguém encontrou uma pedrinha e escreveu duas palavras no piso, todas em maiúsculas. Um nome, na verdade, o de outra pessoa naquela fotografia estranha; um nome que tinha ouvido da boca de Grace Lawson." (página 312)


🔁A morte do marido da Greta/Grace

"Queria poder perguntar a Jack.

Não tinha vontade de perguntar por que ele mentira por tanto tempo. Não desejava uma explicação sobre o que havia feito naquela noite terrível. Sobre como a encontrara naquela praia naquele dia, se fora intencional, se fora essa a razão de terem se apaixonada. Não queria perguntar nada disso a Jack. Só desejara lhe fazer uma última pergunta: você queria os filhos ao lado de seu leito quando morreu?" (página 328)

Nenhum comentário:

Postar um comentário