terça-feira, 23 de setembro de 2025

Resenha: O segredo final / Dan Brown

“Nós proclamamos a Verdade que atende às nossas necessidades.”

    Qual seria o teor de um livro que o tornaria perigoso? Dan Brown nos traz a reposta: a natureza da consciência humana. Ora, só isso? Mas já não é um tema muito debatido e que todo mundo já sabe, cada um tem uma consciência e tal... bem, "O segredo final" nos mostra que tudo o que acreditamos ser verdade sobre consciência pode estar errado...

A melhor definição dos livros do Dan Brown é ‘suspense intelectual’, porque a gente aprende muito durante a leitura, eu leio com o google aberto do lado para ir pesquisando e conhecendo os lugares citados no livro e todos são reais. Além das locações, os livros dele também trazem questões religiosas, filosóficas, científicas, fazem a gente pensar em diversos aspectos da própria vida. Então, passo todo o pano para o fato dele ter demorado em entregar mais um livro do nosso querido Robert Langdon, a espera vale muito a pena. 

E o mais legal é que um livro tendo como título ‘o segredo final’, teve muito segredo envolvendo a sua publicação, que foi mundial. Todo mundo queria saber do que se tratava e qual seria a área em que o Robert Langdon iria desbravar e depois de muito mistério e ansiedade, descobrimos que é sobre a natureza da consciência humana.  A forma que esse tema foi desenvolvido no livro foi incrível, eu fiquei ansiando por mais e mais informações e argumentações. 

Estamos em Praga.

“A cidade de Praga sempre lhe parecera um lugar encantado, um instante congelado no tempo. Por ter sofrido bem menos estragos do que outras cidades europeias durante a Segunda Guerra Mundial, a capital histórica da Boêmia ostentava prédios estonteantes, ainda cravejada com todas as joias da sua arquitetura original, uma amostra única, variada e intacta de construções romanescas, góticas, barrocas, art nouveau e neoclássicas.”

O Robert foi acompanhar a sua namorada, Katherine, ela recebeu um convite para fazer uma palestra sobre seus estudos no campo da ciência noética. Ela está terminando de escrever um livro, que já tem acordo para ser publicado e promete revelar questões inéditas para o campo científico, todo mundo está muito curioso para saber o que tem no livro, inclusive o Robert, já que ela não contou nem para ele. 

No dia seguinte à palestra, o Robert acorda e vai cumprir sua rotina, que mesmo estando viajando, ele não deixa de ser regular: ele vai nadar. E para isso precisa ir até a piscina que ele encontrou. Conforme ele se encaminha para o local, vai relembrando sobre a palestra, e compartilha as falas da Katherine, ele relembra também que ela teve um pesadelo que a fez acordar durante a noite, um sonho muito esquisito envolvendo uma bomba.

“Nunca faça a um historiador uma pergunta para a qual não queira uma resposta completa.”

Quando Robert, por mais cético que seja, percebe que o sonho da Katherine pode estar se materializando, ele não pensa duas vezes em fazer o que estiver no seu alcance para salvar vidas, mesmo que isso o coloque como alvo da polícia. E a partir desse momento, tudo vira um caos.

Além da parte intelectual, temos também o suspense, a todo tempo ou estamos sendo perseguidos ou estamos perseguindo alguém e aos poucos vamos entendendo os interesses de cada um dos personagens:

➕O Golem se diz o protetor, mas fica nebuloso quem ou o que ele está protegendo, envolto em muito mistério e com uma forte pegada ritualística, ele traz para a leitura a parte mística. 

A embaixadora americana, a gente fica sem saber em quem confiar, será que a embaixadora está trabalhando em prol de interesses obscuros? A Embaixada seria o local mais seguro, ou será que não?

Em Nova York, o editor que já trabalhou com milhares de livros, agora se vê vivendo algo que parece ter saído de um livro. Primeiro, o manuscrito da Katherine some do drive da editora, eles têm uma segurança de ponta, porque não podem trabalhar com a possibilidade de vazamentos e além disso, vivem enfrentando hackers, mas o que está acontecendo no momento é algo inédito. Mal sabe ele que irá viver um dos dias mais doidos de toda sua carreira.

É muito legal que o Dan fica brincando com o fato de que nós estamos lendo um livro que fala sobre um livro.

Em Londres, o misterioso Sr. Finch. Ele parece comandar uma caça sem lei à Katherine e o manuscrito, agora, quem ele é, e qual é o seu interesse no manuscrito vamos entendendo aos poucos.

A polícia de Praga, o capitão vai fazer de tudo para incriminar o Robert, quando ele explica toda a verdade, a polícia acredita que seja um blefe. As coisas ficam muito complicadas para nosso querido professor.

A mente do Robert

Ele lembra de tudo. É como se fosse o superpoder dele. Para além de uma simples memória fotográfica, ele consegue se lembrar de qualquer informação visual, imagina? 

“Para ele, era impossível diferenciar o efeito da lembrança “eidética” da visão do objeto em si. Sua memória eidética – palavra que vem do grego eidos, que significa “forma visível – lhe permitia recordar de maneira precisa e plena qualquer informação visual.”

Poder e ciência

Ao longo da História, são muitos os exemplos de casos em que a ciência foi usada para a obtenção de poder. Fiquei muito impactada pela leitura, todo livro do Dan tem esse efeito. Ficamos por dias pensando sobre o que aconteceu e se tudo o que foi colocado em questão lá, fosse na vida real. 

Mesmo com toda a seriedade do tema intelectual e com o suspense dos capítulos curtinhos, ainda dá espaço para o romance e para situações engraçadas. 

Quais são os limites da ciência? A ética e a moral devem estar na equação? E quando o desenvolvimento científico se torna uma arma? Já vivemos diversos períodos nos quais houve corrida, para descobrir da bomba atômica a uma forma de explorar o espaço. Em "O segredo final", Dan Brown nos traz uma ideia de que a próxima corrida, pode não ser física, mas mental.

R13XTIEBAEGL10

“A percepção humana está repleta de pontos cegos. Às vezes estamos tão ocupados olhando para o lado errado que deixamos de ver o que está bem na nossa frente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário