quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Resenha - Mar da Tranquilidade/ Katja Millay

Sabe aquele ditado que um livro, nunca é apenas um livro, que ele muda você, então Mar da Tranquilidade é um desses livros que mudam você. Um livro que faz você refletir sobre a vida, as escolhas e a morte.

Nastya Kashnikov passou por um turbilhão de acontecimentos em sua vida, acontecimentos que nos são desvendados aos poucos, foram esses acontecimentos que a fizeram parar de falar, sim ela não fala com sua família, nem com os terapeutas, simplesmente não fala e não é porque ela não consegue é porque ela não quer. Ela tivera a sua identidade roubada. Ela então resolve mudar de escola, vai morar com sua tia Margot e se torna a vadia russa, que só usa roupas escuras, maquiagem preta e saltos altos. No primeiro dia de aula, além de todos na escola ficarem intrigados com ela, e um garoto garanhão chamado Drew não perder uma oportunidade de dar em cima dela, ela fica intrigada por um garoto que parece ter um campo de força ao seu redor, ninguém senta perto dele, ninguém faz piadas com ele, isso o que Nastya deseja para ela. Esse garoto é Josh Bennet que vê todos que chegam perto dele morrer, todos que ele ama simplesmente morrem, isso o faz querer ficar sozinho. Nastya tem uma estranha atração e curiosidade por Josh e acaba percebendo que os dois têm muito em comum. 

Nastya tem três vícios: doces, corrida e nomes. Sua corrida é uma espécie de fuga, ela corre até não aguentar mais, corre até vomitar, foi numa dessas corridas/fugas ela acaba se perdendo justamente onde Josh mora e o vê trabalhando com madeira na garagem, parece que a garagem a atrai e ela fica o observando até que ele a nota e vê uma menina diferente daquele que está acostumado a ver na escola. Esse encontro que foi casual acaba mudando a vida dos dois. Os dois buscam por respostas em meio a inúmeras dúvidas e sofrimentos e com o passar do tempo acabam se entendendo até se apaixonarem.

A cada página você descobre mais um pouco de Josh e de Nastya, a cada página você percebe com deve ser duro ter aquilo que você mais ama ser tomado de você, e você nem poder reagir, como se reerguer depois de ter perdido sua identidade? A arma de Nastya foi parar de falar e a de Josh foi se isolar. Como se reencontrar e dar mais uma oportunidade para a vida? O livro nos mostra que nunca está tudo bem, apesar de você dizer que sim. A verdade é que todos nós buscamos nosso Mar da Tranquilidade, aquele local no qual tudo está bem, apesar de tudo, alguns já o tem, mas não percebem, outros tem que lutar muito até consegui-lo, ele pode ser das mais diversas formas, de um balanço a uma garagem.

Esse é o primeiro livro da autora, Katja Millay, e posso dizer que é uma mistura de John Green com o Lado bom da vida e uma dose de As vantagens de ser invisível, se você gostou de algum desses pode ter certeza que irá amar o Mar da Tranquilidade. 


Quando eu estava lendo não parava de pensar nessas músicas, então aqui está minha pequena playlist do livro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário