EU ESTIVE AQUI é narrado pela jovem Cody,que foi deixada para trás por sua melhor amiga Meg. Primeiro, quando Meg foi para a faculdade,com uma bolsa integral e Cody não, devido as suas restrições financeiras, em seguida, quando Meg toma um frasco de veneno, tirando a própria vida devastando sua família e amigos. Cody luta ,mas não consegue entender por que Meg se suicidou.
Quando Cody viaja para a cidade universitária de Meg para arrumar os pertences deixados para trás , ela descobre que há muito que Meg nunca disse a ela,sobre seus colegas de quarto, o tipo de pessoas que Cody nunca teria conhecido em sua pequena cidade em Washington. Sobre Ben McAllister , o menino com uma guitarra e um sorriso de escárnio , que partiu o coração de Meg . E cerca de um arquivo de computador criptografado que Cody não pode abrir , até que ela faz, e descobre que não sabia realmente tudo sobre sua melhor amiga .
Qualquer um que tenha experimentado a dor da perda de um ente querido ou um amigo próximo , por causas improváveis ,sabe o quão forte é a necessidade de encontrar alguma razão, algum culpado para jogar toda a sua dor e raiva. Cody segue essa obsessão,por não aceitar o suicídio de Meg, e sua investigação toma um rumo interessante e bastante assustador.
"Sempre havia coisas novas riscadas em cima das antigas,embora uma frase,a preferida de Meg,continuasse gravada no metal:Eu estive aqui.Ela adora isso."Oque mais você pode dizer,não é mesmo?",perguntava." Pág:84
Sem estragar muito, eu vou dizer que eu nunca li um "suicídio". O suicídio é um tema escuro , duro e ainda assim este livro está cheio de esperança : esperança de que as pessoas deixadas para trás podem encontrar sentido e podem seguir em frente.
A Jornada de descoberta de Cody é também uma viagem de descoberta para o leitor , isso faz você perceber que nunca se conhece alguém completamente , que você não pode assumir a responsabilidade por ações de outra pessoa e que nem sempre há uma resposta preto no branco. O livro é honesto sobre a dor que segue a perda e também a raiva e culpa , mas o livro também traz uma forte mensagem sobre as propriedades curativas do perdão ,e não apenas dos outros, mas de nós mesmos.
Uma parte importante do livro é a maneira pela qual ele destaca os perigos das salas de bate-papo que tendem a ser grupos de apoio que , na verdade,incentivam os pensamentos negativos - este será um "toque" importante para alguns leitores. Um livro muito interessante que me levou através de uma gama de emoções.
"Você por acaso já viu um vaga-lume?"
EU ESTIVE AQUI é inspirado por um artigo de não-ficção sobre o suicídio.
NOTA DA AUTORA :
Gayle Forman, contou que o livro foi inspirado por relatórios que ela fez para um artigo de 2008 na revista Cosmopolitan, sobre jovens mulheres que cometeram suicídio.
"Foi quando "conhecei" Suzy Gonzales,por relatos de amigos e familiares,o retrato que eles pintavam era de uma jovem de 19 anos inteligente,criativa,carismática e inconformista .Olhando de fora,ela não me parecia - e nem ás pessoas que entrevistei-alguém que pudesse cometer suicídio."
A vida real de Suzy inspirou a ficção " Meg" , que tirou sua própria vida nas páginas iniciais de Eu Estive Aqui .
Nenhum comentário:
Postar um comentário