domingo, 7 de outubro de 2018

RESENHA - Eu Perdi O Rumo - Gayle Forman

"O Tempo todo,as pessoas deixam de amar umas às outras."


Eu Perdi O Rumo conta a história de três indivíduos que perderam algo importante para eles, levando-os a perder o caminho. Freya perdeu a voz, Harun perdeu o amor e Nathaniel perdeu tudo. No entanto, esses três elementos não dão justiça à extensão do que cada personagem perdeu. 

Freya, uma jovem cantora prestes a atingir o grande momento de sua carreira, mas que inexplicavelmente perde sua habilidade de cantar .
Harun, que se esforça para ser um bom filho para seus pais, mas esconde a maior parte de si mesmo e perdeu o garoto que ama por causa disso.
E Nathaniel, que está simplesmente perdido, tendo voado para  Nova York  depois de uma tragédia familiar que o  deixou sozinho, isolado e totalmente sem rumo.


Gayle Forman escreve sobre como esses três indivíduos diferentes passaram a perder o que era mais importante para eles, cruzando seus caminhos em um dia fatídico na imensa Nova York.
Como este livro é ambientado em apenas um dia, o enredo é bem intenso,com muitos flashbacks, então cada um dos personagens tem um capítulo onde aprenderemos um pouco sobre como eles se perderam. Eu não conseguia me relacionar diretamente com qualquer uma das razões pelas quais esses personagens se perderam, mas como gostei dos três personagens e a diversidade deles, definitivamente senti simpatia por eles.  

Como em outros livros que já li de Gayle, mais uma vez ela prova que  tem um talento especial para captar a experiência humana aqui. Há dor, amor, esperança, pesar  e, sim, perda, mas nada realmente parece superficial ou forçado a entrar na narrativa .Gayle Forman aborda muitos temas nessa história, incluindo saúde mental, sexualidade e o impacto de famílias desestruturadas. No entanto, o tema mais forte que brilhou no livro foi o da amizade. Nunca subestime o poder de compartilhar seus problemas com os mais próximos a você, eles podem estar passando por algo parecido e saber que você não está sozinho pode ser um fator de mudança decisivo .

"Portar a perda de alguém é ser o guardião de seu amor . Compartilhar a própria perda de alguém é uma forma de dar o próprio amor ."

Ao todo, Eu Perdi O Rumo é uma leitura rápida e pungente, tanto reconfortante quanto agridoce em medidas iguais, enraizado na inevitável realidade confusa da vida e contado através das reflexões muitas vezes silenciosas .

Apesar de todos os assuntos sérios sobre os quais Gayle fala neste livro, senti que a mensagem principal era realmente positiva. Ela  escreveu sobre assuntos bem difíceis ,mas sempre os tratando de forma realista e com sensibilidade.

Um livro com tópicos  contundentes, que fornece uma visão muito necessária sobre a diversidade da vida das pessoas. O leitor é levado a apreciar o que tem e a ter a esperança de que, se alguma vez se perder, não é o fim de sua história.
No geral,  é uma história que me fez refleti , me lembrou de ser grata pelo apoio e amor que eu sinto em minha vida, que nem todos tem a sorte de ter. Se todos pudéssemos compartilhar amor com os estranhos que cruzam nossos caminhos, talvez o mundo não fosse um lugar tão solitário.

E finalizando com a melhor quote deste livro . 

" A melhor forma de desarmar alguém é com excesso de gentileza."

Nenhum comentário:

Postar um comentário