quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Resenha : A irmã Desaparecida - Lucinda Riley

 

Elas rodaram o mundo para encontrá-la.


As seis irmãs D'Aplièse estão, cada uma, em sua própria jornada para descobrir suas origens, mas elas ainda têm uma pergunta sem resposta: quem e onde está a sétima irmã?


Cada um dos seis primeiros romances das Sete Irmãs conta a história de uma das filhas adotadas de um misterioso bilionário conhecido como Pa Salt, que morre no início da série, deixando às irmãs algumas pistas para ajudá-las a rastrear seus pais biológicos. As meninas cresceram juntas em Atlantis, a propriedade de Pa Salt perto do Lago Genebra, na Suíça, mas elas nasceram em países diferentes e vêm de diversas culturas e origens. Cada uma delas tem o nome de uma das estrelas do aglomerado - Maia, Alcíone (Ally), Astérope (Estrela), Celeno (Ceci), Taígeta (Tiggy) e Electra D'Aplièse. Deveria haver uma sétima irmã, cujo nome seria Mérope, mas apenas seis meninas foram realmente trazidas para casa em Atlantis por Pa Salt.


A busca por Mérope  as levará primeiro a um vinhedo na Nova Zelândia e, em seguida, ao redor do mundo até uma casa de fazenda em West Cork, Irlanda. 


A história se passa nos dias modernos, mas à medida que algumas pistas possíveis de sua identidade e histórico surgem, também passamos algum tempo no passado, especialmente na Irlanda em 1920, onde seguimos a história de Nuala Murphy, uma jovem mulher que se juntou  à luta de seu país pela independência. Achei as seções históricas do livro fascinantes e completamente envolventes, além de educacionais. Por exemplo, eu não sabia nada sobre o trabalho de Cumann na mBan, a associação de mulheres republicanas irlandesas que desempenhou um papel na rebelião e na guerra civil subsequente de 1922. A princípio não está claro como a história de Nuala estará conectada à de Mérope, mas as coisas começam a se encaixar mais tarde no livro.



Foi bom reencontrar as seis irmãs D'Aplièse que conhecemos afetuosamente  nos livros anteriores da série, a chance de conversar com as irmãs individualmente e como um coletivo foi uma experiência fantástica. 

Eu também apreciei a chance de me conectar novamente com alguns personagens secundários,Riley faz um bom trabalho revisitando seus personagens de livros anteriores e integrando suas vidas aos acontecimentos atuais da história.


De muitas maneiras, A irmã  Desaparecida, resolve docemente o mistério de Mérope, mas também deixa algumas perguntas sem resposta - Venho formando algumas teorias próprias, mas terei que esperar a publicação de Atlas: A história de Story Pa Salt para que tudo seja revelado.


Infelizmente, Lucinda faleceu em junho de 2021 deixando o 8° livro da série As Sete Irmãs, A história de Pa Salt, incompleto. Porém, seguindo os desejos da própria Lucinda, seu filho mais velho terminará de escrever o livro. 


Livros desta série:   


As sete irmãs

A irmã da tempestade

A irmã das sombras

A irmã da pérola

A irmã da lua

A irmã do sol

A irmã desaparecida

Atlas - A História de Pa Salt - previsto para 2022 



Nenhum comentário:

Postar um comentário