quinta-feira, 12 de março de 2015

Face to Face com Harlan


Ontem teve o face to face com o Harlan na página do iTunes e como prometido, aqui estão as principais perguntas e respostas traduzidas (como foi um "face to face" algumas perguntas são meio repetitivas, mas as respostas do Harlan são diferentes e se complementam)

O que podemos tirar de conclusão:
1- O Harlan quer voltar ao Brasil em breve;
2- Vai ter mais livros do Myron! (apesar de não ter data, saber que vamos ter mais Myron, Win etc já é demais);
3- Pouco provável novos livros do Mickey, pelo menos por enquanto;
4- Pelo menos um livro novo do Harlan por ano.


1- Você acredita que uma boa vida construída com mentiras vale a pena? Como o personagem do livro “The Stranger” Adam Price.

Harlan: Aqui está uma coisa: Não importa o que eu, Harlan Coben, penso. Meu trabalho é contar a história. Meu trabalho é deixar os personagens liderarem e deixar VOCÊ decidir quem é bom, quem é mau, o que é certo, o que é errado, etc. Eu tento muito com todas as minhas forças ficar nas margens. A resposta está na história. Eu quero que seja difícil. SE a resposta fosse fácil, o livro não seria cativante.


2- Nós lemos a sinopse do “The Stranger”, mas queremos mais! Quais dicas você pode nos dar sobre o livro, o que podemos esperar dele?

H: “The Stranger” é sobre segredos. Sobre as mentiras que contamos. Você vai num site e compra alguma coisa e acredita que ninguém irá saber. Mas isso é um absurdo. Então quando você ler o primeiro capítulo (que está no harlancoben.com), você vai ver que o mundo do Adam explode quando o estranho apenas sussurrou algumas palavras sobre um segredo que sua esposa vem guardando por anos.


3- Sobre o Brasil, você disse ano passado que você voltaria, então queremos saber se tem alguma chance de você voltar agora para o Rio?

H: Eu mal posso esperar para voltar ao Brasil, mas eu acho que não será esse ano. Eu tenho muitas viagens com as séries de TV e o tour do novo livro. Mas eu vou COM CERTEZA estar de volta e muito em breve. Eu amei minha visita e mal posso esperar para ver mais do seu lindo país. Na próxima vez, eu espero levar minha família.


4- Você prefere ver seus livros adaptados como séries de TV ou filmes?

H: Nesse momento, a resposta é TV. Eu acho que eles fazem um trabalho melhor com os thrillers. Meus livros também têm muitas viradas e eu acredito que a história tem maior fôlego em longo formato. Eu acabei de terminar a série de TV baseada no livro “Não há segunda chance”. Seis episódios. E eu comecei a filmar uma série britânica baseada numa ideia original chamada “The Five”. Eu de fato estou amando os dois.


5- Sendo um escritor de mistérios, como você sabe quando é o momento certo de revelar certos aspectos da história ao leitor?

H: O tempo ("timing") sempre muda. Eu gosto de fazer um triplo golpe no final, enganar uma vez, duas e depois BUM, mais uma vez no final.


6- Sobre os livros do Myron, vão ter mais livros? Por favor, diga sim! Meu sonho é um novo livro do Myron.

H: Sim, eu planejo escrever mais livros do Myron Bolitar. Eu não sei quando. Eu não sei como. Mas eu sei que o Myron ainda está aqui e que tem mais histórias para contar. Às vezes eu penso em cada livro do Myron como um capítulo de um livro maior. E esse livro NÃO está pronto ainda.


7- Vão ter mais livros do Mickey? Os livros dos Bolitars são meus favoritos.

H: Eu tenho planos de escrever mais livros do Myron. Eu TALVEZ escreva mais livros do Mickey, mas não num futuro próximo. E talvez, só talvez, eu vou escrever um livro combinando o mundo do Myron e do Mickey.



8- Vai ter um novo livro do Myron Bolitar? E do Mickey? Eu amo todos os seus livros, mas sou viciada nos Bolitar.

H: Sim, eu acredito que o Myron irá voltar, porque eu ainda não terminei de contar a história do Myron, Win, Esperanza, Big Cindy, etc. Nesse momento, eu não tenho planos de trazer de volta o Mickey numa história para Jovens adultos, mas eu poderia com certeza ver ele voltando em um livro do Myron Bolitar.


9- Olá Harlan, eu sinto muita saudade do Myron.

H: Se serve de consolação, ele sente saudades de você também.


10- O que está acontecendo com o Win?

H: Eu apenas posso dizer para você continuar lendo os livros. Nenhuma outra sugestão... Mas obrigado por se preocupar com ele.


11- Você alguma vez já chegou em certo ponto escrevendo um livro, no qual você pensou: “eu não sei se eu posso tirar ele fora disso”?

H: Isso acontece todo dia! É parte do meu trabalho. Eu estou constantemente estressado sobre como eu irei sair disso. Isso nunca fica mais fácil. Se você não tem estresse, então provavelmente não é um bom livro.


12- Você gosta de escrever histórias com finais felizes. Você acredita que existem finais felizes, ou vidas felizes na vida real?

H: Claro que existem vidas felizes. Uma coisa é que a maioria das vidas são também frágeis. Sonhos são frágeis. Eu gosto de jogar com isso.


13- Eu posso esperar você em Montreal ou Quebec em breve? Quanto tempo leva para você escrever um livro? E última pergunta: Você fala francês?

H: E estive em Montreal no outono. Não estou certo de quando irei voltar. Geralmente eu levo mais ou menos nove meses para escrever um livro. É como o nascimento de uma criança! E não, infelizmente eu não falo francês.


14- Eu sempre quis escrever um livro, mas eu nunca sei por onde começar. Tem alguma coisa que eles olham ou levam em consideração para publicar? Conselhos?

H: Não se preocupe com a publicação. Se preocupe com escrever. Se a escrita for boa o bastante, a publicação irá funcionar. Escreva o que você ama. Escreva o que irá mover as pessoas, o que os mantenha virando as páginas.


15- Você está trabalhando em novos livros? 

H: Em duas semanas, será lançado o “The Stranger”. Eu também estou trabalhando muito em duas séries de TV. Uma francesa chamada “Não há segunda chance” (baseada no livro). E outra britânica baseada numa ideia original minha. Chamada “The Five”. Meu plano é escrever um livro por ano, então se eu tiver sorte, você verá um novo livro em Março de 2016.


16- Você tem algum lugar especial para escrever?

H: Boa pergunta! Eu acho que a maioria dos escritores diria sim, mas o meu lugar favorito muda. Eu escrevo em todo lugar – cafeterias, aviões, parques, até em casa! Eu só preciso de tempo. Ás vezes se o lugar está funcionando para mim eu apenas fico lá. Então quando para de funcionar eu mudo de lugar.


17- Você irá adicionar mais lugares no tour do novo livro?

H: Não para o “The Stranger”. A propósito, nós autores não controlamos o tour dos livros. Nossos publicitas dizem onde nós devemos ir – e eu gosto dessa forma. 


18- Harlan os novos escritores como eu, que acreditam que têm uma baita boa ideia para um livro, mas não tem recursos para publicá-los, o que podemos fazer quando o livro estiver completo? E como nós somos levados a sério e em quem você confia com a sua alma, os seus pensamentos mais íntimos que você escreveu? Como você sabe se a sua ideia já usada antes?

H: Eu não me preocupo se a ideia já foi usada. Eu digo, como poderíamos saber? Você vai checar todos os livros do mundo? Então apenas escreva. Se a ideia for original, vai continuar sendo. Não deixe isso te abater. O que é maravilhoso nesse trabalho – e ninguém quer ouvir isso— é que a única maneira de o livro realmente acontecer é através do “boca a boca”. Poucas pessoas leem um livro porque viram em um anúncio. A maioria das pessoas leem porque um amigo falou sobre. 


19- Eu estou ansioso para publicar um livro, mas com medo como o inferno que ninguém nunca vai ler. Qual seu conselho?

H: Bem, isso pode acontecer. E daí? Ninguém leu meu primeiro livro. Ou meu segundo. Isso leva tempo. Você não pode ficar chateado dessa forma. Apenas se concentre em escrever a melhor história que você pode.


Fonte: clique aqui 



Nenhum comentário:

Postar um comentário