domingo, 5 de abril de 2015

Resenha da semana: A transformação de Raven/ Sylvain Reynard


Avassalador. Imagina um livro com romance, ação, arte, ambientado em Florença e além disso tudo com vampiros! Sim, Sylvain nos presenteou com personagens apaixonantes e que serão inesquecíveis.

O que podemos esperar de antemão dos livros do(a) Sylvain é que iremos mergulhar no mundo das artes renascentistas, o quadro que é uma espécie de fio condutor de todo o livro é o “Primavera” do Sandro Botticelli. Além do lado cultural, o livro é também um guia turístico, que nos leva para diversos lugares de Florença de lindas paisagens a becos escuros, com descrições perfeitas que parece que de fato estamos lá. Como se não bastasse tudo isso, Sylvain traz agora o sobrenatural, os vampiros, para seus livros. “A transformação de Raven” é o primeiro livro da nova série “Noites em Florença”. 

Eu assumo que quando descobri que teriam vampiros no livro, fiquei com medo de que Sylvain fosse criar um novo conceito de vampiro, mas se você gosta de vampiros pode ficar tranquilo, porque os do livro são ao estilo dos vampiros antigos. Vamos a história...

Raven é uma mulher invisível aos olhos dos homens, ela possui uma deficiência em uma das pernas e por isso utiliza uma bengala, usa óculos de leitura e não tem um corpo aos moldes do padrão ideal de beleza estipulado pela sociedade, sendo assim sempre passou despercebida, ela trabalha como restauradora de artes numa galeria em Florença. Raven é uma pessoa excepcional, ajuda qualquer pessoa que necessite, inclusive se para ajudar tiver que colocar a sua própria vida em risco, e foi pondo sua vida em risco para tentar salvar um morador de rua que a vida dela esbarrou no sobrenatural. No leito da morte na tentativa de ajudar o morador de rua, Raven é salva pelo Príncipe de Florença ( não vou revelar o nome dele, porque seria spolier).

O príncipe a salva, mas ela não se lembra do que aconteceu, apenas que uma semana de sua vida havia se apagado de sua memória e que ela acordara transformada, e o pior de tudo, durante essa semana obras de arte haviam sido roubadas da galeria na qual ela trabalhava e suspeitas caíam sobre seus ombros. O que será que estava acontecendo na vida dela?

Raven e o ser da escuridão começam a se conhecer de uma maneira peculiar, já que Raven nunca conseguia vê-lo de fato, ele sempre se escondia nas sombras. Até que ele a salva pela segunda vez e percebe que terá que revelar o seu mundo para Raven, já que sentira uma enorme atração por ela desde o primeiro momento que a vira. Os dois começam a perceber que têm muito mais em comum do que poderiam imaginar, mas ambos têm medo de se entregar aos seus mais profundos sentimentos. 

O que mais gostei do livro foi a desconstrução da perfeição, o fato de que qualquer ser possa ter medos e se achar imperfeito, ou errado para certos padrões. A Raven possuía uma deficiência visível, e as pessoas ao seu redor a definiam a partir disso, já o príncipe acreditava que ser vampiro era uma deficiência, apesar de ser visualmente perfeito para todos que o olhassem. Mas Raven encontrava a perfeição no príncipe, assim como ele a encontrava nela.

Sylvain nos dá uma verdadeira lição através de personagens incríveis e apaixonantes. Eu mal posso esperar pela continuação da série. Duas quotes para você ficar com mais vontade de ler:

Quote 1:

“- Não podemos conversar aqui.

-Por quê?

Ele se aproximou dela tão depressa que foi quase um borão.

-Porque a sua proximidade da minha cama me lembra todas as coisas que eu preferia estar fazendo com você.

A boca de Raven se escancarou.”


Quote 2:

“Tudo que posso dizer é que acho que ninguém é perfeito, humano ou não humano. Se a perfeição for o padrão da normalidade, todos nós somos um fracasso.” 


Para finalizar, no final do livro tem uns extras, que para quem já leu a trilogia “Inferno de Gabriel” são imperdíveis. A leitura de Gabriel não é obrigatória para entender Raven, mas as histórias se conectam, a ordem de todos os livros já publicados é essa:


1- Inferno de Gabriel

2- Julgamento de Gabriel

3- Redenção de Gabriel

---

* O príncipe das sombras (introdução a série Noites em Florença, não é leitura obrigatória, mas vale a pena ler antes)

---

1- Noites em Florença 1 – A transformação de Raven

Prepare-se para se apaixonar por um ser das sombras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário