domingo, 24 de junho de 2018

Resenha - Mudbound - Lágrimas Sobre O Mississippi - Hillary Jordan


"Quando não conseguimos dizer algo em voz alta, dizemos em silêncio."







Mudbound conta a história de duas famílias, uma branca e outra afro-americana, durante a década de 1940,no Mississippi da Segunda Guerra Mundial.

É 1946 e Laura , uma professora da cidade,que  está se aproximando rapidamente da meia-idade conhece e se casa com Henry McAllan. Após alguns anos de casada já com duas filhas, Laura ,satisfazendo o desejo de seu marido de possuir sua própria terra, se muda para uma remota fazenda de algodão no Delta do Mississippi. Um lugar que ela acha estranho e assustador.

Na fazenda há outra família ,os Jacksons,os agricultores que já trabalhavam para os antigos donos , continuam morando e trabalhando lá .Na esperança de juntarem dinheiro para obterem sua própria terra.

A relação entre as duas famílias é civil e amigável na medida do possível, com os Jacksons ajudando no trabalho da propriedade dos McAllans'. Mas essa civilidade desaba quando Jamie McAllan e Ronsel Jackson retornam da guerra e iniciam uma amizade improvável .

Jamie o jovem carismático, paquerador e charmoso,sofre com assombro de suas memórias da guerra, ele  afunda cada vez mais no alcoolismo. Já Ronsel , filho mais velho dos Jacksons, voltou para casa com o brilho de um herói de guerra. Mas não importa sua bravura em defesa de seu próprio país, ele é considerado apenas mais um negro.

A crescente amizade entre eles acende a ira da cidade. Os dois homens ignoram os avisos para evitar um ao outro. Não importa o quanto sua raça os dividiria, Ronsel e Jamie criam uma amizade, ligados por uma memória compartilhada dos horrores da guerra. A amizade deles é cativante, engraçada e genuína, de uma maneira que o mundo ao seu redor não pode ser. Ronsel entende a ameaça embutida nesta amizade, mas escolhe acreditar de maneira diferente, enquanto a bondade de Jamie é impregnada de imprudência, já que ele não vê  nenhum dos perigos que Ronsel enfrentará se os dois forem vistos juntos.

A autora descreve o delta lamacento em detalhes tão ricos que até mesmo essa humilde leitora passou a não gostar da fazenda tanto quanto Laura McAllan. Mas, se a fazenda é um lugar impiedoso, o extremo sul  dos Estados Unidos nos anos 1940 é pior: A história examina o racismo,o preconceito e o código moral. Também ressalta os efeitos da guerra que recai sobre muitos homens que participaram dela.

Esta leitura poderosa e fascinante lança luz sobre um tempo sombrio na história americana e reflete sobre o terror e conseqüências angustiantes do racismo.Não havia palavras para expressar minha raiva já nas primeiras páginas. O racismo era uma realidade brutal. Sabemos que , isso acontece até hoje, embora não tão excessivo quanto naquela época.

MURDBOUND - Lágrimas Sobre  O Mississippi ,retrata a injustiça e a crueldade do preconceito e da discriminação racial com uma visão ofuscante e predominante nos anos 40.Um livro cativante,rápido de ler e muito difícil de esquecer.

A adaptação para o  filme  captura com sucesso e inteligência tudo que Hillary nos transmiti  através do livro . Não deixou a desejar e super recomendo após ler o livro ver o filme . 


Esta história extraordinária e comovente é altamente recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário