domingo, 10 de junho de 2018

Resenha - Dentes De Dragão - Michael Crichton



Em essência, “Dentes de Dragão” é uma aula de história feita pela graça e emocionante narrativa de Michael Crichton.


O ano é 1876. As tribos guerreiras indígenas ainda povoam os territórios ocidentais da América, mesmo quando as cidades sem lei da corrida do ouro começam a marcar a paisagem. Em grande parte do país, ainda é ilegal defender a evolução. Contra esse pano de fundo, dois paleontólogos monomaníacos saqueiam o Velho Oeste, caçando fósseis de dinossauros, enquanto vigiam, enganam e sabotam uns aos outros em uma rivalidade que virá a ser conhecida como a Guerra dos Ossos.

É um faroeste com uma premissa engenhosa : Dentes de dragão do título referem-se aos fósseis do primeiro esqueleto de Brontossauro já descoberto. Este romance de ficção histórica gira em torno de eventos reais conhecidos como a "Batalha dos Ossos" ou "Guerra dos Ossos". Edward Drinker Cope (Universidade da Pensilvânia) e Othniel Charles Marsh (Universidade de Yale) foram dois dos primeiros paleontólogos a fazer importantes descobertas de  esqueletos de dinossauros no oeste americano. Sua rivalidade era amarga e envolvia espionagem, sabotagem e até violência física. Grande parte história acontece em Montana e  Dakota em 1876. 



A história é narrada por William Johnson, (personagem  fictício),um jovem arrogante  de 18 anos ,estudante da universidade de Yale que se junta à expedição de Marsh após fazer uma aposta com um outro aluno. A viagem corre bem, até que o paranoico paleontólogo se convence de que o jovem é um espião a serviço do inimigo e o abandona numa perigosa cidade. Após isso Johnson junta-se a Cope em uma jornada de volta para a civilização que custa várias vidas, mas no processo Johnson amadurece de um garoto da faculdade para um explorador experiente.
Johnson é um personagem divertido para acompanhar, um jovem que muda drasticamente ao longo do romance.Ele nos mostra as técnicas de fotografias da época com detalhes sensacionais . Observamos enquanto ele cresce e amadurece, enquanto abre os olhos para a dura realidade do Ocidente, e enquanto ele luta para voltar para casa nessa jornada que parece destinada a nunca acabar. 
Johnson tem a sorte de fazer parte da equipe que faz uma grande descoberta. Ele e Cope desenterram os dentes de um enorme dinossauro - uma criatura tão alta quanto um prédio de quatro andares. Os restos do que Cope chama de um brontossauro vão mudar nossa compreensão da pré-história.

Uma boa parte do romance lida com a ameaça muito real das Guerras Indianas, com Crichton provando ser bastante simpático, retratando a maioria das tribos em uma luz positiva. Na metade do livro é lá que Johnson brilha mais, tornando-se não apenas um narrador conveniente, mas um autêntico herói.

A ciência aqui é sólida, explorando a descoberta, a nomeação e a construção de dinossauros. No entanto, são os personagens que fazem Dentes de Dragão ganhar vida, com heróis e vilões colocando uma face reconhecível em uma era muito diferente. O livro captura a sensação do Velho Oeste, com sua ilegalidade, conflitos entre o Exército e os nativos americanos .

Tanto na história meticulosamente pesquisada quanto em uma imaginação exuberante,Dentes de Dragão é um livro perfeitamente estimulado e brilhantemente planejado, esta aventura enormemente vencedora está destinada a se tornar outro clássico de Crichton.

Sobre o autor : 
Michael Crichton (1942-2008) foi um escritor, roteirista, diretor de cinema, produtor e médico americano, mais conhecido por seu trabalho nos gêneros ficção científica, ficção médica e thriller. Escreveu, entre outros tantos títulos, O enigma de AndrômedaO grande roubo do tremJurassic ParkRevelaçãoPresaEstado de medo e Next. Seus livros venderam mais de 200 milhões de exemplares no mundo todo, foram traduzidos para 38 idiomas e inspiraram 15 longas-metragens.
Dentes de dragão foi descoberto pela mulher de Crichton nos arquivos dele após sua morte, e ela logo o identificou como “puro Crichton”. 

Altamente recomendado esse livro de Michael Crichton  não deixa a desejar . Simplesmente LEIAM !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário