domingo, 30 de setembro de 2018

Resenha - O Jardim Esquecido - Kate Morton


Esta é uma leitura cativante, explorando tantos aspectos da vida que é impossível fazer justiça em uma simples resenha.



No inicio deste livro há um mistério,  por que uma menina de quatro anos foi aparentemente abandonada por seus pais em 1913 e deixada sozinha em um navio que ia de Londres à Austrália?

Para responder a essa pergunta, Kate constrói uma história entrelaçada que se move perfeitamente entre três diferentes períodos de tempo juntando uma geração de três mulheres totalmente diferentes .

A primeira é uma autora de conto de fadas vitoriana chamada Eliza Makepeace (é difícil acreditar que ela não existisse, dada a qualidade das três histórias incluídas no livro). Sua mãe de família nobre foge com um marinheiro, é repudiada por sua família e morre após algum tempo, deixando sua filha à mercê dos malignos Swindells ,um casal horrível. Eliza , que desde cedo gosta de contar histórias e interpretar Jack, o Estripador, nas brumas, acaba sendo seguida pela família de sua mãe e sendo levada para propriedade da família . Lá ela encontra uma tia repressora, um tio vago e assustador e uma prima doente . Mas também  um chalé que tem  um jardim  secreto que se torna seu refúgio .

A segunda mulher é Nell Andrews, a desconcertante criança abandonada. Quando o navio chega ao seu destino na  Austrália, ela é encontrada pelo capitão do porto,e por ele e sua esposa, Nell foi criada . Somente quando ela faz 21 anos  seu pai revela que ela é "adotada" . Depois desse choque, Nell muda completamente ,ela não se senti mais parte de sua família. Então em 1975, motivada pelo conteúdo da pequena mala branca que foi encontrada com ela quando criança , ela se propõe a resolver o enigma de suas verdadeiras origens. Nell então compra o antigo chalé de Eliza e planeja deixar a Austrália, morar em tempo integral na Inglaterra e desvendar o mistério de suas origens.
 No entanto seus planos são suspensos,quando sua neta, Cassandra, vem morar com ela.

A terceira mulher é  Cassandra,  neta de Nell. Sua mãe  Lesley e a avó nunca foram próximas mas quando quer viver sua vida com um namorado Lesley,  sem a menor cerimônia, deixa sua filha de 10 anos na casa de mãe. Cassandra cresce com Nell, e  compartilham uma vida juntas .


"Todas as pessoas são moldadas por coisas que estão fora do seu controle,traços herdados,traços adquiridos ."

Após a morte de Nell, suas irmãs contam a triste história de Nell para a neta Cassandra ,uma história que a avó manteve em segredo por toda vida. Tendo herdado o chalé na Inglaterra, Cassandra viaja para a Cornualha para continuar procurando a verdadeira identidade de Nell. O resultado é uma história cheia de obsessão e segredos de família reunidos ao longo de quase 100 anos.




Este livro foi realmente um prazer de ler.Uma consideração apenas .Achei a reação de Nell curiosa quando ela descobriu que não era filha biológica de seus pais. Foi certamente uma revelação inesperada, mas sua reação pareceu extrema, dado que ela cresceu em um lar amoroso e foi tratada, não apenas igualmente com suas irmãs, mas como a favorita de seu pai. Suponho que a reação dela seja forte o suficiente para motivá-la a procurar sua identidade passada.

A história destaca a linha tênue entre amor e obsessão, e quando os personagens cruzam o território da obsessão, sempre há consequências negativas. Kate equilibra esse lado gótico e obsessivo do amor com o tema mais leve do tipo que quer nos levam “para casa”, onde quer que seja.

A história de Nell é intrigante e a capacidade de Morton de manter o mistério vivo é cativante, como sua heroína Eliza . Cheio de romance, tragédia e detalhes exuberantes do período.

Aqui Kate Morton tece habilmente contos de fadas, ficção moderna e o mundo natural, fornecendo insights sobre personagens quando eles não podem dizer tais coisas em voz alta. Seus personagens femininos são obstinados e bem desenvolvidos. No geral, O Jardim Esquecido é um vasto conto de família, amor, perda e tudo o que ocorre no meio.

Adoro contos de fadas ,com narrativas sinistras e ambíguas tipo dos Irmãos Grimm. Essas histórias  contadas  em o Jardim esquecido, são emocionalmente complexas, misturando magia, destino cruel com finais felizes. 


" A vida seria muito fácil se fosse como um conto de fadas "


Leitura super recomendada . 



Resenha do outro livro A Casa Do Lago da autora tem aqui no blog também .

Nenhum comentário:

Postar um comentário