sábado, 29 de fevereiro de 2020

Acerto de Contas - John Grisham


O thriller jurídico de Grisham, leva os leitores a um ambiente pós-Segunda Guerra Mundial ,Pete Banning, um veterano de guerra e um membro respeitado de uma pequena cidade do sul, acorda , toma café da manhã, segue sua rotina matinal normal, dirige para a cidade e atira no pastor.O que transformou Pete de um pilar da comunidade em assassino de coração frio?


" Eu matei muitos homens, reverendo, todos soldados corajosos  no campo de batalha. Você vai ser o primeiro covarde."

E isso é apenas a primeira parte.
Em três partes, Grisham nos mostra o julgamento de Pete, suas experiências na Segunda Guerra Mundial e o que acontece com sua família depois que o julgamento termina. A primeira parte é ótima e cheia de suspense.
A seção de abertura do livro , ou seja, o julgamento de Pete - é a parte mais intrigante e emocionante da história. O mistério envolve a decisão de Pete de assassinar o pastor, algo no passado que ele se recusa a contar ao júri. De fato, ele se recusa a defender suas ações, respondendo apenas: "Não tenho nada a dizer". Esse é o único caso que o agricultor decide por si próprio, escolhendo aceitar a decisão do júri sobre o crime, independentemente de significar que ele morre ou não. O motivo do assassino é um mistério intrigante. E como o romance começa com um estrondo literal, não faltam emoções nas primeiras 200 páginas.

O que leva um homem bom a se tornar um assassino?  



O livro se passa nas profundezas da América rural no ano de 1946 e segue o misterioso caso com seu advogado e seus entes próximos tentando desvendar seu motivo.

No meio, o livro muda de perspectiva e nos leva ao seu passado e vemos o que ele passou enquanto lutava na guerra. Situado nas Filipinas e na Marcha da Morte de Bataan, possui cenas de guerra bastante vívidas. Eles podem não ser do gosto de todos os leitores, pois podem ficar bastante horríveis. O livro é bem pesquisado e descreve perfeitamente os estados do sul naquele tempo e, com o estilo imersivo de Grisham, você realmente sente que está no livro, embora isso possa ficar um pouco pesado na seção de guerra.

A base da trama parece um pouco fraca, um homem bom que se recusa a dar uma razão para o assassinato, apesar das consequências que isso tem sobre sua família. No entanto, à medida que todas as histórias de fundo se desenrolam, você percebe que o livro é um bom retrato de como o trauma da guerra e os "segredos das pequenas cidades" podem afetar uma família por gerações. Não é uma história bonita ou positiva, mas soa amargamente à verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário