quarta-feira, 27 de maio de 2020

Resenha: A Firma / John Grisham


Uma corrida eletrizante contra o tempo envolvendo elementos jurídicos com investigação policial e as atrocidades e ilegalidades máfia de uma forma incrível. Imagina se você consegue aquele emprego dos sonhos, tão perfeito que você nem acredita, mesmo seu sexto sentido lhe alertando, você vai e mergulha no sonho, até que acorda e vê a sua vida está por um fio.

Esse foi meu primeiro livro do John Grisham, comecei a ler devagar, mas chegou um ponto que eu devorei o livro, porque precisava saber o final, passou voando como se fosse um filme.

Mitch McDeere é um recém-formado na faculdade de direito que está nas vésperas de prestar o exame para se tornar advogado. Vindo de uma boa escola, ele recebeu diversas propostas de emprego, a maioria em Wall Street, mas uma pequena firma de Memphis chama a sua atenção.

A Bendini,Lambert & Locke se orgulha em pagar os maiores salários aos seus advogados, além disso lhe dariam um BMW e um financiamento a juros baixo para a hipoteca de uma casa, além de quitar as dívidas estudantis, um sonho, não? Mitch não pensa duas vezes e aceita o emprego.

Ele se muda com sua esposa Abby e logo no início eles percebem que a firma iria ocupar um grande espaço da vida deles, além de trabalhar mais de 18h por dia, aos finais de semana haviam compromissos almoços ou jantares entre os associados e os sócios da firma, a vida pessoal se confundia com a profissional para os chefes do Mitch e parece mais uma seita.

Quando é abordado pelo FBI, Mitch não acredita muito no quando o agente lhe diz:a firma não é o que parece e que todos os seus passos estão sendo vigiados e escutados. Ele conta para todos da firma sobre o encontro, mas fica com um pé atrás.

É quando ele percebe que apesar de ter uma taxa de rotatividade zero, há uma outra taxa surreal, mais de 5 advogados já morreram durante o tempo em que eram funcionários da firma, e mortes como: acidente de carro, acidente num barco e uma bala perdida. Mortes muito suspeitas e sempre sem muita investigação envolvida.

Tudo indica que a firma não é um simples escritório de advocacia com clientes querendo fugir do fisco.

Micth constata que havia sim algo errado com aquela firma, e descobre que os sussurros do FBI eram reais, os donos da firma são uma antiga e poderosa máfia e dessa forma, a vida de Micth e de sua esposa estavam em risco, caso ele ficasse na firma, em algum momento iriam fazer com que ele se envolvesse de uma na ilegalidade, e isso o manteria de boca fechada, tal como os outros sócios e se ele se aliasse ao FBI teria a máfia o perseguindo para sempre.

Após ficar muito incomodado e perder totalmente a privacidade, Mitch resolve se tornar informante do FBI, com uma série de solicitações. E ele entra em uma corrida insana com o FBI e a máfia em busca dele.

O fato é que Mitch é muito inteligente e é muito legal ver como ele consegue dobrar tantos os chefes quanto a própria máfia e o FBI apenas sendo extremamente racional, já que todo mundo achou que ele era apenas um garoto cheio de dívidas e sonhos, bem no final, vemos quem riu por último.



Você sabia? O livro tem uma adaptação cinematográfica com Tom Cruise como Mitch, além de elenco todo estrelado. Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário