domingo, 13 de fevereiro de 2022

Resenha: Estado de alerta / David Klass

 E se, nosso planeta estivesse com as horas contadas? Vale tudo para tentar salva-lo e garantir que as próximas gerações tenham onde viver? Como alertar todo mundo de que o Homem colocou o próprio lar em risco com a exploração dos recursos naturais e poluição descontrolada? Para o homem verde a única forma é através de atentados, custe o que custar, estamos em estado de alerta e o mundo precisa saber.

Tick tack tick tack, o relógio está contando, o tempo está correndo. De acordo com o relógio do final do mundo neste ano de 2022 atingimos a marca de 100 segundos para a meia-noite, de acordo com os cientistas quanto mais próximo da meia-noite, mais próximo estamos do fim da humanidade. David Klass trouxe através do “Estado de Alerta”, uma ficção sobre ecoterrorismo através de um suspense, que no final do livro ficamos refletindo sobre nossas próprias ações neste planeta. 

O Homem Verde não é um cara comum, é muito inteligente com conhecimento em diversas áreas. No início do livro presenciamos o seu sexto ato: a explosão de uma represa. E como para toda ação se tem uma reação, o atentado à represa gera consequências: a morte de inocentes. 

“Quando o Homem Verde ataca um alvo, não apenas o destrói, mas também estimula a resistência contra esse tipo de atividade”

O FBI está a caça, mas não sabe por qual caminho deve ir, estão bem perdidos, nunca haviam enfrentado um adversário tão inteligente, o homem verde simplesmente não comete erros, como que eles irão chegar na identidade dele pelos meios tradicionais?

É nesse ponto que entra o Tom Smith, um simples analista de dados, mas com uma formação excepcional, ele pensa diferente de todo mundo e depois do aval do seu chefe, ele começa a sua própria caçada. O que não vai ser simples para ele, já que ele é meio que simpatizante com o homem verde. 

Durante toda a caçada tanto a do FBI quanto a individual do Tom, a gente mergulha em um monte de novidades tecnológicas, uma das mais interesses é uma pesquisa através da qual se identifica tendências de escrita, então é possível identificar uma pessoa a partir do padrão do que ela escreve, sinistro, né?

“Nunca comentei isso com ninguém, mas existe uma parte de nós que sempre admira esses caras. Vamos atrás deles e os odiamos, mas, até certo ponto, eles estão fazendo as coisas proibidas que queremos fazer, e conseguindo escapar das consequências. São mais espertos e estão se divertindo mais do que nós. E, se não tivéssemos um pouquinho do lado sombrio deles, não conseguiríamos entende-los nem pegá-los. Correto?”

Ao longo das páginas a gente conhece quem é o homem verde, e os seus conflitos, acima de tudo ele ama o planeta e carrega o peso das mortes colaterais dos seus atentados, ele quer parar, mas conversando com sua esposa, decidem que o seu próximo ato será o último. 

Ellen é diretora do Cento Verde, uma instituição ambientalista. por ter verde no nome, muita gente acha que tem algo com o tal terrorista, ela afirma que não, que é contra violência, sua filha Julie, é uma excepcional estudante do ensino médio, que assim como a mãe tem paixão pelo ativismo ambiental, e os caminhos delas irão se entrelaçar com os do Homem verde. 

"Estado de alerta", como o próprio título já diz, é um verdadeiro alerta. Nós vivemos na Terra sem pensar nas consequências tóxicas que a nossa existência ocasionou ao planeta, só fazer discursos e produzir textos acadêmicos ou matérias jornalísticas não serve muito no que tange uma mudança de fato, mas o que deve ser feito então? Terrorismo, tal qual o homem verde, mesmo com dezenas de inocentes morrendo como "efeito colateral"? David Klass coloca um clarão na questão ambiental e nos tira do lugar de conforto, é impossível não simpatizar nem um pouco com o homem verde, até porque a Terra é o único lar que nós temos.

“Mas existem causas maiores que nós mesmos. Há lutas que exigem abrirmos mão da nossa própria identidade e assumirmos a responsabilidade por algo maior. Estamos sendo atacados e precisamos nos defender. Nossa vida está sendo atacada. Nosso futuro na Terra está sendo atacado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário