sexta-feira, 11 de março de 2016

Resenha - A Garota Sem Passado - Michael Kardos

" Como era tentador agarrar-se as certezas mais imediatas e chamá-las de "verdades" . "
                                                           Pág- 251




Sinopse - Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. 
Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. 
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.


A história começa 15 anos depois com o relato no blog de Arthur Goodale o jornalista  que cobriu os eventos horríveis do "caso Miller " em setembro de 1991.Agora aposentado, mas ainda assombrado por esta história, que nunca teve realmente uma resolução.
O ar de intriga continua ao longo do livro. Onde esta Ramsey Miller ? O que realmente aconteceu naquela noite?Essas são algumas das perguntas que enfrenta o leitor, até que, naturalmente, ficamos sabendo que Meg esta viva e que se esconde desde os acontecimentos terríveis daquela noite.




" É assim que nós sabemos vivos : estamos equivocados."
Pág-292

Melanie esta prestes a completar 18 anos,agora grávida do namorado Phillip,depois de passar uma vida tentando não ser notada,sabe que alguma coisa tem que mudar, que é hora de tomar em suas mãos o controle de sua vida,ela decide então retorna à sua cidade natal, Silver Bay, onde sua mãe foi brutalmente assassinada,e procura o jornalista que cobriu o caso da  tragédia de sua infância,na esperança de descobrir o que aconteceu com seu pai,a verdade perdida no tempo.

 A história de Melanie vai e volta com a história de seu pai,  Ramsey Miller um homem perturbado e complexo.O leitor está a par de detalhes que Melanie não esta, mas como ela, descobrimos esses detalhes ao longo do caminho, e cada nova peça de informação altera nossas percepções e também as de Melanie. Porém quando eu li a última página, senti pena Melanie, porque sabemos algo que ela nunca saberá.

É um livro bem escrito com um enredo interessante e original,contada a partir de vários pontos de vista - Melanie e de sua mãe e de seu pai, embora as histórias não se sobrepõem porque as histórias dos pais aconteceu anos antes, alternando entre presente e passado para refazer a história de como o crime veio a ser e o que realmente aconteceu. 
Há inúmeros suspeitos e autor faz você culpar todos. Os personagens foram retratados bem mesmo os "vilões" da história são desenhados de forma simpática, o que só acrescenta .Um livro com um gancho forte , satisfatório que pode agradar a  vários gostos literários .

O estilo de escrita Kardos é convidativo,A Garota Sem Passado é familiar, mas a maneira que  ele escolhe para apresentá-lo  elevam o romance de mistério padrão para algo melhor.

Eu gostei muito do estilo de escrita, o aspecto psicológico dando a narrativa uma inclinação ligeiramente diferente e interessante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário