sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Resenha: Play Dead / Harlan Coben

O primeiro livro que o Harlan publicou. Só com essa frase a gente que é #harlanlover já fica querendo ler, somado a isso, no livro tem uma nota do Harlan onde ele diz: “Se esse é o primeiro livro meu que você irá ler, pare agora. Devolva. Pegue outro. Está tudo bem. Eu espero."

Ele explica que não lê esse livro faz vinte anos, que diferente de outros autores, ele não gosta de reescrever seus livros antigos. Ele pede para que a gente lembre de, por exemplo, uma redação que escrevemos quando estávamos na escola e tiramos 10, nós achamos sensacionais na época, mas hoje quando pegamos para ler pensamos: ‘o que eu estava pensando?’ 

No final da nota ele diz que ama esse livro, que o livro tem uma energia e assume riscos que ele se pergunta se ainda tem hoje em dia, e que para quem é um leitor assíduo pode encontrar referências e personagens que estão em outros livros dele. Um prato cheio para os #harlanlovers, né?

‘Play Dead’ nunca foi publicado no Brasil. Estamos no aguardo e torcendo para que a Editora Arqueiro nos presenteie com essa publicação. Vamos saber mais sobre essa história?

No prólogo a gente vê um diálogo, quase uma briga, entre um homem e uma mulher, no final dessa conversa escutamos um tiro. Quem são eles? Alguém morreu? Quem matou? Essas são as primeiras perguntas.

Logo em seguida, conhecemos um casal popstar: ela, Laura Ayars, uma supermodelo, que já saiu das passarelas e criou um império da moda, ele, David Baskin, uma estrela do basquete, jogador do Celtics, conhecido ao redor do mundo. Os dois vão passar a Lua de Mel na Austrália e é por lá que as coisas saem dos eixos, ele desaparece e dias depois é encontrado morto.

Laura, ao mesmo tempo que vive o luto, quer tentar entender o que está acontecendo, e quando ela começa a buscar respostas, esbarra com uma série de segredos e mais segredos que colocam a vida dela e de sua família em risco.

“A verdade pode causar dor. Dor devastadora. Dor que pode destruir vidas. Mas isso não significa que Laura se permitiria ser protegida da verdade, para viver uma vida onde a ignorância era uma benção. Não quando se tratava de David. Afinal, o coração de Laura já havia sido arrancado de seu peito. Que mal o passado poderia fazer a ela agora? Não, Laura decidiu, vou buscar a verdade. E descobrir.”

Ao mesmo tempo que seguimos a Laura na saga para entender por que o seu felizes para sempre deu errado, conhecemos alguns outros personagens: 

TC, o melhor amigo do David, quem ajuda Laura com os tramites na Austrália, é policial e Laura confia nele, mas chega um ponto em que nem ele mais passa a ser confiável, será que ele tem algum envolvimento com a morte?

Serita, melhor amiga da Laura, também supermodelo, dá muito apoio a amiga, mas será que o único interesse dela é ajudar a amiga?

Stan Baskin, irmão do David, eles não tinham contato, David não confiava no irmão. Stan aparece quando o irmão morreu, com segundas intenções no quesito grana e acaba se envolvendo em algo maior que ele, colocando a própria vida em risco, ou será que foi ele quem trouxe a ameaça na bagagem?

Gloria Ayars, irmã da Laura. Tem um passado envolvendo vícios e situações muito trágicas, Laura ajudou a irmã a se reestabelecer, mas será que ela terá uma recaída?

Mark Seidman, um sinistro jogador de basquete, que rapidamente roubou o lugar do David após sua morte, é muito estranho ele surgir logo agora para jogar na mesma posição do David, será que ele é um suspeito? Mas como?

A família da Laura, tanto os pais quanto a tia, parecem esconder segredos. A mãe da Laura implorou para que a filha não se cassasse com o David, mas por que? Por que uma mãe não iria querer a felicidade da própria filha? Estranho demais.

E o qual a relação de tudo isso com o prólogo? Quando valores de uma conta do David somem misteriosamente, quando Laura descobre que sua casa foi invadida, mas não roubaram nada de valor, tudo aponta para uma conspiração, será?

A gente fica se perguntando o que está acontecendo o tempo todo, e quando a gente acha que foi tudo desvendado, o Harlan vai e dá aquela reviravolta que fez ele se tornar o mestre das noites em claro.


“-Você não entende nada, não é?

-O que você quer dizer?

-Quero dizer que você pensa que sabe o que está fazendo, mas não sabe. Há coisas sobre toda esta situação que foram ocultadas de você.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário