segunda-feira, 25 de abril de 2022

Review: Confie em mim

 

‘Confie em mim’ como o título já diz, tem todo o roteiro em torno da confiança, seja dos pais nos filhos, ou dos filhos nos pais. Em uma comunidade rica de Varsóvia onde, aparentemente, os filhos possuem tudo o que desejam e os pais fazem tudo por eles, mas que na realidade entre ambos não há conexão. Os pais não sabem os interesses dos filhos, mas convivem como se vivessem uma vida perfeita. Até o momento em que um dos adolescentes, Igor, é encontrado morto, a partir desse ponto, todos os integrantes da comunidade percebem que não conhecem de fato os jovens que vivem sob o mesmo teto que eles. 

Seja livro ou adaptação, em todas as histórias do Harlan, ele nos coloca naquele lugar onde nos perguntamos: o que eu faria na mesma situação? Vale tudo para salvar um filho? E se, ele for culpado/criminoso, o que vale mais o laço sanguíneo ou a justiça? É difícil responder, e ao longo da série vamos ora apoiando, ora julgando as atitudes dos personagens.

Essa adaptação ficou com um ritmo muito bom, diferente da última adaptação polonesa ‘Silêncio na Floresta’, que foi bem lenta, ‘Confie em mim’ é mais dinâmica e cada episódio deixa aquele gancho para o próximo, ou vai nos confundindo com novas informações. Outro ponto também muito bem feito, foram as conexões entre os personagens, enquanto um está fazendo x coisa, outro passa do lado e nós só vamos descobrir no final como todos os caminhos estão conectados.

Sinopse: O desaparecimento de um jovem depois da morte de um de seus amigos altera a vida dos moradores de um bairro rico de Varsóvia, revelando seus segredos e mentiras. 

Duração: 6 episódios de em média 45 minutos.


Personagens principais


Krzysztof Oleksyn é Adam Barczyk

Magdalena Boczarska é Anna Barczyk e Leszek Lichota é Michal Barczyk

São os personagens principais, pais do Adam, que desaparece após a morte do Igor, seu melhor amigo. Anna e Michal irão fazer de tudo para trazer Adam de volta para casa, dá muito nervoso eles tentando conseguir ajuda da polícia, enquanto eles afirmam que Adam é maior de idade e não podem fazer nada, os dois instalam um programa espião no celular do filho para fiscalizar as suas mensagens.  Eles também são pais da Ola Barczyk.


Grzegorz Damiecki é Pawel Kopinski e Agnieszka Grochowska é Laura Goldsztajn


Os protagonistas da adaptação ‘Silêncio na Floresta’ estão de volta e não apenas para uma pontinha, ambos têm papel importante em Confie em mim. 

Assim como a Kaja (Agata Labno), a filha do Pawel que é a namorada do Adam. 

Pawel agora é ex-promotor e agora consultor jurídico, e ajuda os Barczyk em diversos momentos. 

Enquanto a Laura trabalha na escola onde os adolescentes estudam.




A relação do Pawel com a Kaja é muito legal, é uma das poucas relações onde o pai de fato escuta a filha.



Wiktoria Gorodecka é Beata

Mãe do Igor, o adolescente que morreu. No início, os outros pais, mesmo que com pena, colocam um pouco de culpa nela, mas a partir do momento que novos mistérios são desvendados, Beata começa a ter dúvidas quanto a morte de seu filho.



O casal misterioso

Justyna Wasilewska é Wiera e Jacek Poniedzialek é Natan

Os dois são um dos principais mistérios da série, estão em busca de alguns arquivos, e não irão medir esforços para consegui-los. 



Mikolaj Sliwa é Gajos e Jakub Pruski é Blazej

Amigos de Igor e Adam, sabem mais do que estão dizendo.


Julia Wyszynska é a policial Ewelina Miller


Ela é muito competente e consegue descobrir muitas pistas que serão fundamentais para entender o que está acontecendo. 





Bartlomiej Topa é o professor Tadeusz Lewicki

Professor que faz uma piada com uma aluna, a Jasmina, e provoca um bullying generalizado com ela.




Episódios

Episódio 01

Anna decide instalar um programa espião no celular do filho, já que ele vem agindo de forma estranha após a morte de seu melhor amigo, Igor. Conhecemos Jasmine, uma criança que sofre bullying na escola. E o casal misterioso sequestra uma mulher. A Anna sofre uma emboscada e o final do episódio deixa a gente muito curioso pelo próximo. 


Episódio 02

Além do Adam, a Ana também está desaparecida nesse episódio, enquanto isso a polícia encontra um corpo. Pawel aparece pela primeira vez, há referência a série ‘Silêncio na Floresta’. Conhecemos a policial Ewelina, que já mostra que não veio para brincar em serviço. Descobrimos que a Jasmina é melhor amiga a Ola e as duas brincam com algo muito perigoso. No final do episódio descobrimos de quem é o corpo que foi encontrado.


Episódio 03

Kaja monta uma força tarefa com os amigos para tentar achar o Adam. O pai da Jasmina fica rondando a casa do professor. Anna procura Beata para saber onde encontraram o corpo do Igor, ela acredita que talvez o Adam possa estar lá. O casal misterioso faz mais uma vítima e já se prepara para ir atrás de outra. Conhecemos um centro comunitário para jovens, GURU. 


Episódio 04

O casal misterioso está com uma vítima que conhecemos e é muito próxima dos personagens. Kaja recebe uma mensagem do Adam, mas mesmo assim continua tentando encontra-lo. Esse episódio tem momentos tensos, uma fuga bem eletrizante. A polícia encontra mais um corpo.


Episódio 05


Um dos melhores episódios, aqui já começamos a entender mais o que está rolando. Temos uma chocante e emocionante revelação quanto a família Barczyk. Anna é interrogada sobre tráfico de remédios controlados. É desvendado o paradeiro do Adam.



Episódio 06

Season finale! Todas as perguntas são respondidas. E quando a gente acha que tudo acabou temos ainda mais duas reviravoltas. Entendemos todas as conexões e ficamos com um gostinho de quero mais. 


Um alívio cômico, bem de leve, fica por conta do chefe da polícia, o policial Franciszek Trybala (Adam Nawojczyk) fica implicando com os funcionários da delegacia e dando e levando foras da Ewelina.


Bônus: Algumas músicas que tocam na série:

Hands - FERR, Ferry Corsten & Youth Novels

Woman - Youth Novels

With You - Sovve


Veredicto: Adaptação aprovada! É claro que tem muitas diferenças quando comparamos com o livro e em breve vamos comentar sobre isso no livro vs série, mas ao nosso ver a adaptação funcionou muito bem, em mostrar toda a problemática que envolve a relação entre pais e filhos, quando não há nem diálogo nem confiança entre ambos, que é o ponto central do livro. E tem aquele final agridoce, que já se tornou uma especialidade das adaptações do Harlan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário