sexta-feira, 29 de abril de 2022

Livro vs série: Confie em mim

Em todas as análises de livro vs série gostamos de repetir que cada mídia funciona de uma forma diferente, é muito difícil colocar na tela tudo que lemos nas páginas e além disso o Harlan sempre aprova as adaptações, sendo produtor executivo de todas. Aqui nós apenas apresentamos semelhanças e diferenças e indicamos muito a leitura do livro e a maratona da série para todos os #harlanlovers. Dito isso, fica o alerta, se você não leu o livro e não assistiu a série, corre daqui (ou se não se importa em saber), já que é impossível não citar spoilers nessa análise, então todos avisados! 

Separamos o duelo em 3 partes: adições, diferenças e semelhanças, mas selecionamos apenas as partes que achamos mais relevantes citar.

Uma das partes que fica mais confuso para quem já leu o livro é a mudança dos nomes, então aqui está uma tabelinha com os principais personagens:

Nome no livro/Nome na série 

- Adam/Adam

-Spencer/Igor

-Dr.Mike Baye/ Michal Barczyk

-Tia/ Dra. Anna Barczyk

-Jill/Ole

-Betsy/Beata

-Loren Muse/ Ewelina Miller

-Yasmin/ Jasmina

-Sr. Lewiston / Tadeusz Lewicki

-Nash/ Natan

-Pietra/ Wiera

-Guy Novak/ Janusz Nowak

-Rosemary / Joana Makowska

-Club Jaguar / GURU


Tanto o livro quanto a série têm a questão do tráfico de remédios controlados no centro, o que a gente só descobre no final em ambos. E o uso pelos adolescentes dos remédios em festas. Os pais não fazem ideia de que isso acontece. 

Adições: o que está na série e não tem no livro

- Pawel, Laura e Kaja

Uma das adições mais legais foi trazer o Pawel para um papel mais participativo, bem como a sua filha Kaja, no livro não temos a participação dela, ela tem apenas 7 anos. E o Pawel ainda vai se casar com a Laura.

- O sequestro da Nikola

Também não temos essa personagem no livro, nas séries do Harlan tem sido comum, termos um núcleo adolescente mais ativo.

- Incêndio

No livro, o pai é quem é o médico, na série toda aquela questão do incêndio é novidade. E a partir do trabalho, que o Michal consegue a conexão com o dono da rede de telefonia para rastrear os chips, isso ocorre apenas na série. 

- A luta em família

Aquela cena deles lutando juntos lá no GURU não ocorre no livro, tem um desenvolvimento diferente, envolvendo senha e é apenas o Adam e o pai que estão presentes.


Principais diferenças

- A Profissão dos pais do Adam foi invertida

No livro quem é o médico é o pai, na série, a mãe. Então, quem sofre a emboscada e acaba sendo espancado no livro é o pai, na série a mãe.

- A paternidade/Estupro

No livro esse plot acontece com outra família, os Loriman, que tem toda uma questão envolvendo um transplante, na série, foi mais simplificado, sendo um plot da família principal mesmo. 

- Tiro e e-mails

Jill/Ole no livro é quem envia os e-mails, ela atira no assassino Nash/Natan.

- Plot do Adam

No livro ele se esconde para tentar arrumar um jeito de tentar proteger a memória do melhor amigo Spencer/Igor. Na série fica subtendido que foi Adam quem estava por trás do roubo dos receituários mesmo, e o Adam se esconde por conta própria no livro, não fica sob cárcere dos amigos como na série.

Motivação do Nash/Natan

Na série, ele e o professor foram para guerra juntos e o professor o salvou, Nash/Natan se sente em dívida com ele. No livro, o professor é irmão da Cassandra, que foi o amor da vida do Nash/Natan, e ele do seu jeito psicótico faz qualquer coisa para proteger os familiares da sua falecida amada. 


Alguns momentos iguais no livro e na série

Bullying do professor

“Um professor delas, o Sr. Lewiston, um cara legal que de vez em quando recorria a palhaçadas para manter o interesse da turma, fizera uma brincadeira de mau gosto, dizendo que Yasmin tinha pelos no rosto. Mike não sabia dos detalhes. O professor se desculpou imediatamente, mas o estrago pré-adolescente já havia sido feito.” (página 31)



Vingança da Marianne

“O vídeo em que Marianne aparecia fazendo sexo com o Sr. Lewiston. Você disse que foi você quem mandou para se vingar.” (página 313)


Betsy/Beata descobrindo foto do Spencer/Igor

“A foto tinha sido tirada na noite em que ele morreu. E, observando melhor, via-se ao fundo o vulto de mais pessoas. Só então Betsy se deu conta: Spencer não estava sozinho naquela noite.” (página 48)


A ajuda fatal com a cadeirinha

“ – Detesto incomodá-la – disse, ele, ainda no papel de paizão gente boa -, mas preciso buscar o Roger na aula de natação e... bem, é que Cassandra e eu somos meio paranoicos com essa história de segurança, sabe?

- Claro. Também sou.

- Eu jamais dirigiria por aí com meu filho sem a cadeirinha e, como esqueci de transferir a que estava no outro carro, parei aqui para comprar uma nova e... bem, sabe como é.

- É, sei.

Nash ergueu o manual e balançou a cabeça.

- Acha que pode me dar uma mãozinha? – perguntou.” (página 88)


E o resultado do duelo? Para nós foi uma adaptação muito digna do livro! É claro que se formos obrigadas a escolher o melhor, o livro vai vencer, mas é um duelo bem acirrado, onde quem sai ganhando somos nós os #harlanlovers! Valeu Netflix Polônia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário