domingo, 2 de abril de 2023

Resenha: A voz do coração / Julia Whelan

 Se você acha que esse livro é apenas mais uma comédia romântica, você está totalmente equivocado. "A voz do coração" é um livro de romance que brinca com todos os clichês, nos diverte, nos emociona e deixa o coração muito quentinho e esperançoso no final. Se eu tivesse que indicar uma comédia romântica pra introduzir alguém que nunca leu nenhuma, seria esse livro com certeza.

Assumo que quando li que a protagonista iria passar por uma jornada de autoaceitação, eu já pensei logo num super clichê, e achei que seria mais do mesmo, sabe? Mas o livro me surpreendeu muito! E a jornada da Swanee não é nada clichê, o que acontece com ela é assustador e nos dá raiva pela situação, que vamos desvendando aos poucos. Quando eu peguei o livro eu não fazia ideia do motivo pelo qual ela precisava passar por essa jornada e fiquei chocada, nunca tinha lido nenhum livro com uma protagonista com o mesmo problema dela, por isso, não irei dizer qual é o problema, descobrir lendo é muito legal, vai por mim!

Que romances ou comédias românticas sempre tem muitos clichês todo mundo está careca de saber, mas qual é o problema disso? Qual o problema de ler um livro e suspirar com as histórias de amor impossíveis, que se tornam realidade? 

“Felizes para sempre é um negócio exagerado. Ele nos faz acreditar que só precisamos voltar ao que perdemos e a vida vai ser cheia de arco-íris. Mas não fala o que acontece se você tenta recuperá-lo e não consegue, né? Será que tem a possibilidade de não ser um problema com os romances, e sim com a gente?”

Nossa protagonista não gosta de livros de romance, ela faz parte do clubinho preconceituoso que só sabe criticá-los. Swanee tem muitas questões mal resolvidas em seu passado, tinha uma carreira brilhante como atriz pela frente até que puft ela viu tudo ir por água abaixo, agora ela se tornou uma narradora de audiolivros, excelente por sinal, mas que se recusa a narrar romances, só narrou no início da carreira, quando não podia escolher, usando o pseudônimo Sarah Westholme. 

Brock McNight é um fenômeno dos audiolivros de romances, todo mundo se derrete por suas narrações com sua voz extremamente sedutora. Mas o que ninguém sabe é a sua identidade. Tudo sobre ele é envolto em muito mistério.

Uma noite em Las Vegas 

Swanee teve que ir num evento sobre audiolivros em Las Vegas, depois de um dia que não foi muito bom, ela se arrumou toda para sair com sua melhor amiga, mas Adaku, uma atriz famosa em ascensão, teve que sair correndo por causa de uma oportunidade de trabalho, pois bem, Swanee tá sozinha num bar e eis que chega um cara, não O cara, sabe aquele que você iria olhar novamente? O Nick, com um sotaque de Dublin e muito charmoso. Então, ela tem uma noite daquelas que ela nunca sonhou que teria coragem de ter e assim como num sonho, na manhã seguinte, depois de acordar parece que não foi muito real, ela e o Nick seguem suas vidas sem nem trocar contatos. Mas essa noite fez com que ela restaurasse um pouco de sua autoconfiança. 

“ – Acredito que isso é o mais perto que eu, algum dia, vou chegar de estar num dos seus livros – murmurou ele. – Isso é meio clichê, não é?"

Quando Swanee volta para casa, descobre que uma escritora famosa de romances faleceu e deixou um pedido póstumo: ela queria que Sarah e Brock narrassem seu mais novo livro, nenhum dos dois consegue recusar, já que ambos tinham um carinho muito grande pela escritora. E conforme eles conversam e trocam dicas, sem saber as identidades verdadeiras um do outro, eles percebem que combinam em tudo, mas será que se eles se conhecerem pessoalmente vai ser a mesma coisa? Conversar e flertar através de uma tela é bem mais fácil né? Ler as conversas deles é muito divertido!! Só um pequeno exemplo:

“ – Sei que costumo ser brincalhão e paquerador. E pode ser confuso determinar o que é real e o que não é. Tá dando pra me entender?

- PQP Não lê a minha última mensagem POR FAVOR

- rsrs tá maluco, vou emoldurar.”

E Swanee se sente insegura e se ele não gostar do que ver, quando a encontrar? E o Nick nisso tudo? É bem difícil se dividir entre #teamBrock e #teamNick, os dois são maravilhosos. Além disso, ela também tem que lidar com problemas familiares: um pai que só sabe criticá-la, uma avó que está numa clínica de repouso e vai precisar de mais grana pra continuar lá e sua melhor amiga, que está vivendo o que Swanne havia sonhado para ela mesma.

O medo é um sentimento complicado né, medo de perder, medo de arriscar, medo de não ser suficiente, medo de ser trocado, enfim, todos os personagens do livro são cheios de medos, diferentes medos, mas que da mesma forma os paralisaram e os impediram de buscar sonhos e ser eles mesmos.

Eu me envolvi muito rápido com esse livro, as vezes tem aquilo de ler algumas muitas páginas até a gente se conectar, mas aqui pra mim foi desde a primeira página, que já me fez colocar um sorriso no rosto e querer mergulhar na leitura.

Acho que todo mundo já teve preconceito com romances, eu já. Até ler o romance certo pra mim. E sem dúvidas, “A voz do coração” me mostrou porque eu me apaixonei pelo gênero. Ler romances é sobre sonhar, se inspirar e se aventurar, tal como o ditado popular "quem não arrisca, não petisca", a vida quando a gente arrisca amar nos dá muitos petiscos.

“ – Você acha que consegue passar pela vida evitando os arrependimentos? Evitando os fracassos? – Ele riu. – Spoiler: a vida é feita de arrependimentos, a vida é feita de fracassos. Mas, assim como esse fantasma, você aprende a viver com isso. Porque o fracasso faz o sucesso ser importante.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário