quarta-feira, 5 de julho de 2023

Resenha: A Empregada / Freida Mcfadden

 ‘A empregada’ foi o livro que li mais rápido nesse ano, é impossível parar de ler. Eu fiquei chocada em diversos momentos, algumas partes precisei fechar o livro para respirar e voltar a ler. É muito imperdível para quem curte thrillers psicológicos, eu nunca iria imaginar todos os plot twists que têm e até a última página.

Se tem algo que eu gosto quando eu leio suspenses em geral é ser enganada, nada melhor do que um livro fazer a gente ficar chocada quando tudo é desvendado e tudo vai sendo conectado. E o ‘A empregada’ faz isso. E esse é um daqueles livros que fico com vontade de escrever duas resenhas, uma sem e uma com spoilers, só para poder comentar cada detalhezinho, mas vamos lá contar um pouco sobre o que se trata o livro sem spoilers e já deixo o alerta: fuja dos spoilers! Vale muito a pena descobrir lendo. E outra dica é: não olhe as páginas mais avançadas do livro, sabe, uma daquelas espiadinhas? Pois é, não faça isso! Senão vai pegar spoiler no próprio livro.

O quão realmente a gente conhece as pessoas? Quanto tempo será que basta pra gente conhecer verdadeiramente alguém? Será que os erros do passado nunca podem ser perdoados? Qual o limite de um perdão? Até onde pode ir uma vingança? Qual o preço da liberdade? Tem um preço? Em quem a gente pode, de fato, confiar? Esses foram alguns dos questionamentos que eu fiquei me fazendo ao terminar a leitura. Os personagens do livro são muito complexos e tem muitas camadas, além de todos eles esconderem segredos. 

“Estão prestes a me prender, a ler meus direitos. Não sei por que ainda não o fizeram. Talvez estejam achando que podem me convencer a contar algo que não deveria. Boa sorte com isso.”

Logo no prólogo temos o fato: a polícia está numa casa e um corpo foi encontrado e daí voltamos para três meses atrás. Quem morreu? Quem matou? Por que? Alguém morreu mesmo?

👀Millie

Ela é bem jovem e tem segredos no seu passado, ela busca encontrar um emprego, mas está sendo bem complicado. Está vivendo no próprio carro por não ter outra opção, desesperada é pouco para a situação na qual está vivendo, quando ela vai numa entrevista, já desanimada, ela não iria conseguir uma vaga daquelas, para aquelas pessoas ricaças, né? Mas ela estava enganada e se torna a empregada dos Winchester. Ela acredita que eles não sabem todo o histórico dela, para oferecerem a vaga, que dá direito a ela a morar naquela casa.

👀Nina 

Tem a vida dos sonhos. Uma casa incrível, um marido lindo e ricaço e uma filhinha, é isso que Millie pensa quando vai fazer uma entrevista para ser a empregada da Nina, ora, ela não tinha do que reclamar, olha essa vida! Quando Millie começa a trabalhar percebe que as coisas não seriam tão fáceis como ela havia imaginado. Todo dia tem uma montanha de trabalho pela frente e parece que passa um furacão pela casa, todo dia uma sujeirada enorme e as coisas só vão ficando pior, quando a Nina começa a fazer exigências insanas.

“Nina é mais do que apenas uma chefe excêntrica e exigente? Tem algo mais por trás disso? Talvez seja melhor se eu não souber.”

👀O quartinho

No primeiro momento, a única coisa ruim do trabalho, era o quartinho, ainda assim melhor que morar no carro, mas o quartinho no sótão era muito apertado, poxa, por que não cederam o quarto de hóspedes para a Millie, né? Fica vazio lá...

👀O Andrew

O marido exemplar, sai cedo para o trabalho, volta quase sempre a tempo do jantar. Nunca reclama de nada, pelo contrário, aceita as atitudes insanas da Nina e ainda apoia, ele deseja ter mais filhos e isso acaba se tornando um problema na vida perfeita do casal.

“Quando conheci Andrew, presumi que fosse um cara rico e conservador, mas ele não é nada disso. Nina é pirada, mas Andrew é legal. Ele é completamente pé no chão, engraçado. E parece ser um bom pai para Cecelia.”

👀A filha

A pequena Cecelia, que parece uma bonequinha, mas sabe aquelas dos filmes de terror? Pois é, super mimada, usa umas roupas que não se parecem de criança e reclama quando qualquer coisa não está do jeito que ela gosta.

Além de realizar todos os desejos e pedidos da Nina, desde arrumar a casa, fazer comida, Millie ainda vai ter que fazer as compras de casa e buscar Cecelia na escola, ora, Nina não trabalha, não custa fazer algo pela própria família? O típico "Eu queria ter sua vida", Millie observa toda aquela relação conturbada, onde Nina vive tratando mal o marido e não dá valor para o que tem, e pensa "e se eu trocasse de lugar com ela?" O quão difícil pode ser ter um marido rico, poder comprar o que quiser, viver numa casa chiquérrima? Depois de tudo o que Millie já viveu, aquela vida parece um sonho e ela faria qualquer coisa por uma vida dos sonhos.

Conforme vamos lendo, muitas coisas são reveladas, a narrativa nos leva para um caminho, criamos heróis e vilões, que ao irmos avançando na leitura têm papeis constantemente sendo trocados, até que tudo seja revelado. E quando descobrimos tudo, é muito prazeroso. 

Essa resenha foi um grande desafio para mim, como falar desse livro incrível sem nenhum spoiler e sem dar nenhuma pista das reviravoltas? E, dizer apenas que é incrível não vale né, mas vai por mim, é incrível! Fiquei chocada em vários momentos e não vou dizer se fiquei feliz ou não com o final, só que tudo, cada detalhe, vai ter uma explicação e eu não estava nem um pouco preparada para tudo isso. Simplesmente WOW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário