sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Review: A Grande Ilusão

 

    Essa review nós vamos começar de uma forma diferente, já vou logo dizer nossa opinião: amamos a adaptação! Para nós é uma das melhores produções do Harlan com a Netflix e achamos que conseguiram trazer para a telinha todas as emoções que temos durante a leitura e as adições, novos plots e personagens só somaram na história.

Aqui no review comentamos sobre os personagens e todos os episódios sem spoilers! No livro vs série, vamos falar com spoilers e o post sairá em breve, mas aqui teremos um bônus, vamos trazer todos os easter eggs que encontramos, você encontrou o Harlan? Sabia que ele fez uma participação especial? Vem descobrir e comentar com a gente!!

Em ‘A Grande Ilusão’, assim como nos projetos anteriores, o Harlan atuou como produtor executivo. A produção é da mesma equipe britânica de ‘Safe’, ‘Não fale com estranhos’ e ‘Fique Comigo’. A filha do Harlan, Charlotte Coben escreveu 1 episódio.

A série está disponível na Netflix, são 8 episódios, com uma média de 40/50m cada.

 

Personagens e atores

Maya Stern (Michelle Keegan)

    Nós gostamos muito da escolha da atriz. A Maya é uma personagem muito complexa, que sofre com as questões que vivenciou durante sua carreira militar, mas é na vida cotidiana que as maiores tragédias irão acontecer, ela perde o marido e a irmã num intervalo muito curto de tempo, o que faz com que ela fique acreditando que ‘a morte a persegue’. E no meio de tudo isso, ela precisa ser uma mãe para a pequena Lily.

Maya conheceu seu marido Joe Burkett (Richard Armitage) durante uma festa e eles acabaram se casando muito rápido, foi uma daquelas paixões avassaladoras e tudo teve um final trágico culminando na Maya no funeral do próprio marido, logo no primeiro episódio. 

 

Sami Kierce (Adeel Akhtar)

Nosso detetive. Ele recebe o caso da morte do Joe Burkett e está desconfiado da esposa, ele não pode falhar já que se trata de uma família poderosa, mas sua vida pessoal está agitada. Com casamento marcado, fazendo aula de dança e a futura esposa grávida ele ainda descobre uma doença misteriosa que está fazendo com que ele tenha apagões.

O primeiro episódio deixa a gente com dúvida de sua competência, com a Maya apontando que ele estava com o cadarço do sapato desamarrado. Para o desespero dele, e também pela pressão da família poderosa, lhe é designado um parceiro Marty McGreggor (Dino Fetscher), e ele acaba sendo o alívio cômico em diversos momentos da série.


Shane Tessier (Emmett J Scanlan)


    O melhor amigo da Maya. Ele faz tudo para ajudar a amiga, colocando até mesmo a sua própria reputação em risco pedindo informações confidenciais. Ao longo dos episódios, ficamos na dúvida se ele esconde alguma coisa, se ele está envolvido em algo...




Eddie Walker (Marcus Garvey)

    O cunhado da Maya. Ele é o viúvo da Claire Walker (Natalie Anderson) que foi brutalmente assassinada dentro de casa. De acordo com a polícia foi um assalto mal sucedido. Isso fez com que o Eddie se perdesse e começasse a abusar de bebidas alcóolicas. A Maya tem alguns desentendimentos com ele, já que ela pede que ele seja mais presente pros filhos Abby e Daniel Walker (Danya Griver e Daniel Burt).

Abby e Dan que ao mexer nas coisas da mãe acabam descobrindo que ela tinha um grande segredo.


Judith Burkett (Joanna Lumley)

    A grande matriarca da família Burkett. Ela e a Maya não são nem um pouco amigas e vivem tendo desentendimentos. O que será que a matriarca é capaz de fazer para manter a reputação da família? Ela já perdeu dois filhos e agora quer, de qualquer forma, que os culpados pela morte do Joe sejam punidos. Andrew, Neil, Caroline e Joe.



Corey Rudzinski (Laurie Kynaston)


    O dono do site ‘Boca no Trombone’, que divulga segredos que todo mundo deveria saber sobre grandes empesas de também governos. Ele divulgou em seu site um vídeo envolvendo a Maya, que fez com que ela perdesse o seu posto no exército, mas ele ainda tem um trunfo na manga. Ele se considera uma espécie de justiceiro virtual.

 


Episódio 1: primeira impressão, muito fiel ao livro

Sinopse: Maya vai ao funeral do marido numa imponente residência. Dias depois, ela tem a impressão de ver o falecido nas imagens de uma câmera oculta.

Em 1996 nós assistimos uma espécie de trote dando errado, adolescentes, máscaras e álcool, qual será a relação disso com a trama? E pulamos para os dias atuais, no funeral do Joe Burkett. A viúva, Maya, nossa protagonista tem flashbacks de momentos felizes ao lado do marido.

E tudo começa a se complicar, quando uma amiga dá de presente à Maya um porta-retrato com uma câmera escondida, e ao ver as gravações, ninguém menos que o falecido marido aparece. Ao questionar a babá, Maya é ataca com spray de pimenta e a partir disso tudo começa a se enrolar. 


Somos apresentados ao detetive do caso, Sami, que tem problemas particulares, a sobrinha da Maya sofre bullying do treinador de futebol, que parece esconder alguma coisa.

Ao final do episódio só temos perguntas: qual envolvimento da babá? Dá para confiar na Maya que fica tendo visões do marido morto o tempo todo? O que aconteceu no exército? Como a irmã da Maya morreu? Qual a relação do que aconteceu no passado? Qual o segredo do detetive?  A irmã da Maya teve um casado com o Joe?

E todas as perguntas vão sendo respondidas até o final. Como piloto é sensacional, faz a gente ficar ansioso por mais, é impossível não dar o play no próximo episódio logo em seguida.

Episódio 2: perguntas e mais perguntas

Sinopse: Novidades sobre a arma do crime mudam completamente o curso da investigação. Ao buscar respostas, Maya descobre algo surpreendente sobre sua irmã.

Descobrimos como a Maya soube da morte da irmã, o detetive compartilha o resultado de que tanto Joe quanto Claire foram assassinados pela mesma arma. Joe e Claire trabalhavam juntos na Burkett Global Enterprises. Claire era farmacêutica. Maya acha o celular secreto da irmã. A pergunta que surge é: será que Joe e Claire estavam tendo um caso?

Um carro vermelho está perseguindo a Maya.

O detetive tem conversas com Nicole, sua madrinha do AA, ela o aconselha a fazer exames, para descobrir o que está acontecendo com ele.

A advogada da família revela que o atestado de morte do Joe ainda não está disponível, então não será possível a leitura do testamento, e ficam mais dúvidas, será que ele morreu mesmo? Somado a isso, a irmã do Joe, Caroline, ainda conta que não viu nem o corpo do Joe, nem o corpo do Andrew, o irmão que morreu jovem. Maya se lembra que Joe confessou, Andrew ter tirado a própria vida. E Caroline conta ainda que os Burkett têm o detetive do caso na folha de pagamento, ixi.

Dan e Abby, os sobrinhos da Maya, acham foto da mãe grávida, de um filho que eles não têm conhecimento.

Dá para sentir uma pena do detetive aqui, muito perigosos os apagões que ele está tendo, mas será que ele é corrupto? Fica a dúvida. Dá muito nervoso da babá e a gente fica chocado com as revelações sobre a irmã da Maya.

 

Episódio 3: pontas soltas

Sinopse: Maya vai atrás do carro que estava sempre de butuca atrás dela. Aproveitando a distração dos adultos, os filhos de Claire investigam o mistério da antiga foto da mãe.

Todo mundo parece ter algum segredo, Maya questiona Judith sobre os pagamentos ao detetive. Dan e Abby investigam o segredo da mãe, usando o Google Lens e chegam a um nome, Alexander Dosman. Depois de conseguir informações com o celular perdido da irmã, Maya chega até o Corey, do Boca no Trombone era quem estava a perseguindo. Com ele, ela descobre nome do Tommy Dark, os Burkett realizam pagamentos a ele faz 26 anos.

Maya com pesadelos, Lily com medo da mãe.

O finalzinho com várias pontas soltas é muito bom e super empolgante. Arriscado demais a Abby entrar na casa de um desconhecido. O Shane faz tudo que a Maya quer. O Tommy Dark vai trazer revelações sobre o passado. E o aluno da Maya que fica sozinho perdido na floresta? O pobi

 

Episódio 4: segredos são revelados

Sinopse: Os detetives questionam o proprietário da moto que estava na cena do crime. A condição de Kierce atrapalha bem no meio de um momento crítico.

Shane chega do nada para ajudar e faz com que a gente suspeite dele. Ele conta o que descobriu sobre Tommy Dark e ao lado da Maya fazem conjecturas sobre o que está rolando. Abby conversa com o Alexander e ele diz não saber de bebê algum.

O detetive conversa com a Nicole. Descobrimos que o treinador do futebol tem algum envolvimento e também tem conexões com os Burkett.

O detetive tem uma paralisia temporária que o coloca numa situação complicada. O parceiro do detetive se abre com ele, depois dele o ajudar na situação da paralisia.

Muita doideira a Claire ter um ‘filho perdido’, muitas surpresas também para quem já leu o livro. Mais um episódio que a gente fica morrendo de pena do detetive.


Episódio 5: algumas revelações

Sinopse: Maya vai levar Lily para visitar avó e acaba se deparando com um rosto inesperado. Kierce não aceita o resultado dos exames.

Conhecemos o ‘filho perdido’ da Claire. Maya visita a antiga escola onde seu marido estudou quando jovem e faz descobertas sobre as investigações que sua irmã estava fazendo antes de morrer.

Nesse episódio desvendamos o mistério lá do início, do trote dos adolescentes. O detetive não aceita os resultados dos exames e fica entre a vida e a morte. Maya e Corey encontram um corpo.

Ao mesmo tempo que ficamos com pena, também dá muito nervoso do detetive por ele não contar a verdade para a mulher com quem ele vai casar. O início da série é finalmente revelado.


Episódio 6: o passado vem a tona

Sinopse: Maya acaba virando uma suspeita depois de ser encontrada na cena de um crime, mas decide fazer outras acusações. McGreggor descobre algo novo sobre Kierce.



Maya consegue encontrar Christopher Swain, ele é um dos jovens que estava no trote.

Descobrimos sobre o passado do detetive e o que fez ele começar a beber, vemos ele ir numa reunião do AA e confessar seu medo.

Maya escreve cartas. Ao conversar com Swain, ele faz uma confissão a Maya.

 A forma que eles jogam sempre uma bomba ao final de cada episódio é sensacional, faz a gente querer dar play no próximo imediatamente. Ficamos com dúvidas sobre o Corey, se ele preparou uma cilada para a Maya. E descobrimos o passado pesado do detetive.

 

Episódio 7: wow

Sinopse: A polícia tem um suspeito e Maya decide tomar uma medida drástica. Shane pende algumas respostas para Maya, mas acaba descobrindo uma verdade inesperada.


Maya decide tomar atitudes drásticas depois de descobrir sobre o passado do Joe com o Swain. 
A polícia consegue levar Corey para depor, ele conta ao detetive sobre os remédios da empresa dos Burkett e junto com o detetive temos grandes revelações.

Maya se disfarça para conseguir continuar com sua investigação. O final do episódio é eletrizante, Maya faz uma confissão ao Shane.

Temos uma reviravolta gigante sobre o detetive.


 

Episódio 8: Hello, Maya.

Sinopse: As últimas peças do quebra-cabeça começam a se encaixar, e Maya confronta a fampilia do marido mais uma vez. Kierce pede ajuda a Corey.


Temos um flashback para 4 meses antes, onde Maya descobre o que ela não queria acreditar ser verdade. 

O detetive faz um acordo com a Maya e ela vai até a casa dos Burkett levando um apetrecho com ela.

Acontece um salto temporal, e viajamos para 18 anos depois e vemos como está a vida dos protagonistas.

 


Bônus:

Separamos aqui os easter eggs que localizamos assistindo. Lembrando que são mimos para os leitores habituais do Harlan, não tem problema algum não ter visto, não fazem diferença substancial na história.

👀Você viu o cameo do Harlan?

Acredite se quiser, o Harlan fez uma participação especial! No episódio 4 quando a Maya vai até o Corey, passando pelas máquinas, lá no fundo tem alguém trabalhando no fliperama e tcharã é o Harlan! Num total de 3 segundos, mas amamos e vocês?


👀O nome de usuário do Louis, no episódio 4: BOLITARFAN



👀Uma rua, no episódio 3: Av. Winslow Lane



👀 O diretor da escola, no episódio 5, Neville Lockwood, primo de quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário