terça-feira, 14 de maio de 2024

Resenha: Think Twice / Harlan Coben

 Essa resenha vai ser mais uma espécie de react do livro. ‘Think Twice’ é adrenalina pura, em diversos momentos do livro eu fiquei em choque, de pensar: ‘não, isso não pode estar acontecendo’ e correr para ler e entender tudo. E como de costume o Harlan não economiza nas reviravoltas e dessa vez lidando com os corações dos leitores. Chega num ponto do livro que é impossível parar de ler.

Nós conhecemos esses personagens faz muito tempo, eles são como velhos amigos. O ‘Volta para casa’, livro 11 da série foi publicado em 2016, o primeiro da série, 'Quebra de confiança', em 1995. É uma vida ao lado desses personagens. É tão bom estar com eles novamente ao mesmo tempo que a gente corre pra ler, a gente já fica com saudades de estar com eles em um livro inédito.

É impossível não chorar no final. Preciso começar a falar sobre esse livro dizendo que é muito, mas muito emocionante. São diversos momentos que fazem a gente ficar com lágrimas nos olhos e muitos outros que me fizeram ter palpitações, juro que minhas mãos ficaram suando de nervoso. Então assim, já dá para perceber que a vida dos nossos amados personagens vão ficar em risco, né?

Numa parte eu fiquei com a mão na boca, não acreditando no que estava acontecendo.

Nossos heróis não são invencíveis e eles também envelhecem. A dinâmica do Myron e Win sempre me encantou pelo fato deles serem muito humanos e cheios de erros, enquanto o Myron pensa em questões morais e éticas o Win é mais prático, isso que ao longo dos livros foi mudando e cada vez mais o Myron entende o fato da vida ser sempre nos tons de cinza, nunca só preto ou branco, esse é um dos maiores ensinamentos que a série Myron Bolitar me deu.

A idade é um dos temas do livro, tanto o Myron como Win não são mais tão jovens, além do casal AL-EL, os pais do Myron, que também estão sofrendo algumas consequências da idade avançada. E vamos bem sutilmente percebendo novas limitações de todos eles, junto com o Myron, e é difícil constatar como a vida sempre chega a um fim.

Temos capítulos narrados pelo Myron, óbvio, mas também temos capítulos do ponto de vista do assassino, além de uma grata surpresa nos capítulos finais. Foi muito interessante estar na cabeça do assassino, que é um serial-killer. A alternância de capítulos, com do nada um capítulo narrado pelo assassino deixa o livro super eletrizante.

"Myron sentiu aquela vibração quando as peças começaram a cair na mesa. Ele não tinha ideia de como elas se encaixavam. Nenhuma pista. Mas as peças estavam caindo e eram importantes e isso foi um começo. Agite a caixa. Tire as peças e coloque-as na mesa. Então você pode começar a juntá-las."

Como um homem que está morto pode se o principal suspeito de um assassinato? Esse é o pontapé inicial do livro 12 do Myron Bolitar.

E não é um morto qualquer, mas ninguém menos que Greg Downing, um personagem já bem conhecido no harlanverse. Nos tempos da escola e faculdade, ele e o Myron eram os maiores adversários nas quadras de basquete, ambos jogadores excelentes. Até que Myron sofre o acidente que o tira das quadras, enquanto Greg se torna um jogador profissional na NBA. A vida dos dois é entrelaçada diversas vezes, já que Greg teve culpa pelo acidente e Myron é o pai biológico do filho que o Greg criou. Bem, fatos esses que são explorados em livros anteriores: Sem deixar rastros e O medo mais profundo. 

Mas agora já faz alguns anos que o Greg morreu, então como o DNA dele foi encontrado numa cena de crime? E mais, por que o FBI está envolvido? E por que foi atrás do Myron com perguntas? Essa última posso responder: o Myron estava representando o Greg antes dele morrer. 

Então, é, o Myron está de volta com seu escritório de representação, perdeu sua antiga sala como já sabemos pelo livro do Win, mas é aquilo do "cair pra cima" e literalmente nesse caso, porque agora ele tem uma vista incrível no seu novo andar, no topo do edifício Lock-Horne. É lógico que ele não poderia voltar sem ter a recepcionista mais icônica de todas, não é mesmo? Nossa querida Big Cindy está prontíssima para dar os melhores abraços com os looks mais inusitados possíveis.  

Quanto a outra parte dessa equipe, certa Esperanza Diaz, a novidade sobre ela, é que está trabalhando em um escritório de advocacia que conhecemos em outro livro, mas é claro que ela não vai deixar o seu melhor amigo na mão e vai ser fundamental, como sempre, nas investigações.

Sim! Temos cenas do trio Myron, Win e Esperanza e como é maravilhoso vê-los trabalhando juntos novamente depois de tanto tempo. 

"Você sabe como isso funciona, Win. Batemos nas portas, mexemos a panela, sujamos as coisas e esperamos que algo venha à tona."
"Nosso plano usual cuidadosamente elaborado, então."
"Correto."

O Myron se envolve numa trama muito complexa quando vai tentar entender como que o DNA do Greg estava numa cena de crime, será que o Greg está vivo ou morto? Não irei contar, mas só adianto que a gente descobre logo nas primeiras cento e poucas páginas e com essa informação tudo vai se complicando mais. Envolvendo outros assassinatos e a máfia de Las Vegas. Entender o que está rolando conforme fui lendo e juntando as peças com o Myron foi muito legal, então por isso não irei explorar mais aqui na resenha. 

Falar sobre o Greg também envolve falar sobre a Emily e o Jeremy. Emily foi a primeira mulher por quem Myron se apaixonou e Jeremy é o filho dos dois que foi criado pelo Greg. Ambos Emily e Jeremy estão no livro, os momentos com a Emily podem nos irritar um pouquinho e os com o Jeremy nos emocionam, mas todo mundo está escondendo segredos, viu? Será que o Myron pode confiar neles?

Confiança é um dos temas bem explorados no livro. Myron debate com o Win, por ele fazer escolhas antes de consultar o Myron, mas quem é a pessoa que o Myron pode confiar de olhos fechados? O Win. E ele vai salvar a vida do Myron, mais de uma vez. E mesmo assim, o Win não é indestrutível...

O Myron sempre sonhou em ter uma família grande e viver numa casa do subúrbio, assim como os seus pais, mas ‘o homem planeja, Deus ri’, as coisas não seguiram o caminho dos seus sonhos, mas ele coloca sempre sua família em uma posição de extrema importância. Sabemos que ele está muito bem casado com a Terese, ele a ama demais, mas ela fica tendo inseguranças pelo fato de não poder engravidar, livros que Terese aparece antes e entendemos mais sobre ela: Detalhe Final e Quando ela se foi.

O amor sempre é um tema que está presente nos livros do Myron, ele é muito sentimental e em ‘Think Twice’ tendo a presença do seu filho, pode apostar que tem muitas cenas que vão levar lágrimas aos olhos do nosso Myron e mais que isso, a vida das pessoas que ele mais ama vai ficar muito, mas muito em risco, além de sua própria vida, o que faz com que nós leitores fiquemos com lágrimas nos olhos e não vou dizer se é por tristeza, felicidade ou alívio.

"Maneira perigosa de pensar", disse Myron
“Então você provavelmente não quer saber quantas vidas eu sacrificaria para salvá-lo”, disse Win. "Ou talvez você saiba."

Agora se segura que vou listar todos os personagens do harlanverse que aparecem ou são citados: Al-El Bolitar, Brad Bolitar, Shira Bolitar, Ema, Hester Chrimstein, Brenda Slaughter, Chaz Landreaux, PT, Mee. 

O Harlan superou muito as minhas expectativas, eu fiquei de verdade com meu coração na mão durante a leitura. O Myron é o personagem literário que está há mais tempo na minha vida, como é bom ter ele de volta ao mesmo tempo que fico com um medo gigante de perde-lo, e nesse livro tudo pode acontecer. 

É preciso ler toda a série para entender? Não. O livro pode ser lido como individual sem problemas, mas quem já leu os livros anteriores irá pegar referências e conhecer certos personagens de antemão. A ordem de leitura completa é: ler do livro 1 ao 10 do Myron, depois ler os 3 livros do Mickey Bolitar, ler o livro 11 do Myron, ‘Volta para casa’ e depois o ler ‘Win’, dessa forma irá entender todos os contextos possíveis para o ‘Think Twice’. 


🔼Ordem da Série Myron Bolitar 

1-Quebra de confiança, 2-Jogada Mortal, 3-Sem deixar rastros,  4-O preço da vitória 5-Um passo em falso, 6-Detalhe Final, 7-O medo mais profundo, 8-A promessa, 9-Quando ela se foi, 10-Alta tensão, 11-Volta para casa e 12-Think Twice.

🔼Ordem da série Mickey Bolitar

1-Refúgio, 2-Uma questão de segundos e 3-A toda prova

Todos os livros do Harlan já publicados no Brasil: confira aqui.

‘Think Twice’ ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

🎵Fizemos uma playlist com todas as músicas mencionadas no livro, quem quiser conferir e sentir um pouco da vibe do livro:

SpotifyYoutube Music

Leia aqui os dois primeiros capítulos, em inglês. 

E por último, mas super importante queremos deixar registrado nosso agradecimento ao Harlan tanto por ter nos enviado cópias do livro, quanto e principalmente por ter colocado nossos nomes nos agradecimentos do livro. Nós ficamos tão felizes com esse reconhecimento e gostaríamos de compartilhar com todos vocês. É algo que nunca nem ousamos sonhar e achamos que mostra o quanto o Harlan reconhece os fãs, especialmente nós #harlanlovers brasileiros, muito orgulho, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário