Alerta spoiler, alerta spoiler!!
Aqui nós vamos comentar a adaptação comparando com o livro, então vamos comentar tanto o que acontece no livro quanto na série, então se você não leu ou não assistiu, corre daqui agora. Mas se você já leu e já assistiu, ou se não liga pra spoilers, vamos lá?
Foi uma adaptação muito fiel, temos mais adições do que mudanças, mas mesmo com as adições, o livro tem muito mais aprofundamento dos personagens. A gente consegue se apegar mais a eles lendo, alguns momentos na série foram um pouco corridos, não temos episódios ‘filler’ (tapa buraco), é o tempo todo informações importantes pro plot principal.
Nosso objetivo aqui é citar as principais mudanças e alguns pontos que são iguaiszinhos, mas não tem como a gente dar conta de todos os mínimos detalhes, separamos o que achamos mais interessante compartilhar.
Mudanças nos nomes dos personagens
Série | Livro
Rishi Magari = Gerard Remington
Josh Buchanan = Jeff Rayes
Ellis Stagger = Thomas Stagger
Clint Donovan = Henry Donovan
Parker = Sugar (no livro o Anthony Parker tem esse apelido)
Odette Donavan = Hazel Donavan
Dominic Calligan = Willy Cozone
Adições
➕O Charlie e a Lia
No livro a Kat tem, a contragosto, um parceiro Charles Faircloth ou Chaz, ele é riquinho meio exibido, ao longo do livro nós mudamos nossa opinião quanto a ele, conforme ele demostra ser um ótimo parceiro.
Na série, ela tem uma parceira a Lia, que não existe nos livros. Na série a Lia sonha em ocupar o cargo da própria Kat. E também na série, chega um novato na delegacia, que mexe bem com tecnologias, Charlie Pitts, ele lembra um pouco o Chaz do livro.
Foi adição total o relacionamento entre o Charlie e a Lia, no livro não há nenhum relacionamento entre colegas de trabalho da Kat.
➕As amigas da mãe da Kat
Na série essa parte foi bem legal, de ver em cada momento as amigas reunidas, discutindo assuntos diversos, no livro não temos tanta participação da mãe e as amigas.
Mudanças
❌A Kat
No livro a Kat é bem mais fechada do que na série. Ela não conversa tanto com a mãe e nem com as amigas. Tudo que envolve o ex-noivo, ela guarda para si. Ainda segue muito conectada ao ex. Toda a sequência inicial, dela estar num date, omitir ser policial e ainda acabar separando uma briga no restaurante é novidade da série.
❌O aplicativo
No livro é o ‘Você faz meu tipo’, na série ‘Melody Cupid’, fez muito sentido ser um app envolvendo música.
❌A filha do Josh
No livro já é adolescente, a Kat a segue quando a menina vai pegar um ônibus, enquanto na série Kat a observa indo passear com o cachorro.
❌O Rishi Magari
No livro ele é Gerard, não tenta fugir a cavalo da fazenda (cena inicial da série). E a polícia não fica tão em cima assim quanto ao seu desaparecimento.
❌Aqua
No livro a Aqua passa por muitos mais problemas, sofre muito mais do que na série com uns apagões. É ela quem ataca o Brendon, assim como na série. E ela também sempre soube de toda a verdade envolvendo o pai da Kat e o Josh, guardar o segredo foi o que deixou ela muito mal.
❌A visita ao Monte
No livro quem visita o criminoso é o Stagger, sozinho. Na série ele vai com o Josh.
❌A operação do Titus
No livro os reféns ficam enterrados debaixo da terra, enquanto na série ficam presos no estábulo. No livro a gente fica bem mais tenso com essa situação. No livro o Titus tem menos capangas trabalhando pra ele, é apenas o Reynaldo, o ‘cara do computador’ e o motorista. Na série é uma equipe. Além disso, na série o Titus tem um trabalho oficial com a adoção de cachorros, no livro a fazenda é apenas para a prática dos crimes. No livro, os corpos são enterrados, já na série tem um incinerador. E por fim, no livro temos apenas um cachorro, o Bo (mesmo nome do cachorro do Titus na série) que é o fiel escudeiro do Reynaldo, a Dana o adota no final.
Igual no livro e na série
✔ Mensagem com a música do John Waite
“Foi então que uma ideia lhe ocorreu do nada. Abrindo uma segunda janela no navegador, encontrou um link para o velho clipe de John Waite. Fazia uns vinte anos que ela não via aquilo, mas o vídeo tinha o mesmo charme meloso de antes. Perfeito, pensou, e copiou o link para o campo de texto do site (...) ela preferiu não ruminar e apertou o botão de enviar. Logo se levantou da mesa e, quase correndo, saiu para a rua.” (página 32)
✔ A enfermeira e o soro da verdade
“- A senhora acha que pode coloca-lo nesse estado de... sono crepuscular?
- Claro que posso.
- E depois o quê? Acha que posso tirar as informações que preciso e ele não vai se lembrar de nada? (...)
- A coisa não funciona como a gente vê no cinema – prosseguiu a enfermeira. – Mas, quando as pessoas estão sob o efeito... Bem, as mães costumavam tagalerar... Às vezes até confessavam as coisas. Mais de uma vez, com o marido andando de um lado para o outro na sala de espera, confidenciavam que o filho não era deles.” (página 48)
✔ Motorista morto
“- Tudo esclarecido agora, chefe? – perguntou Claude.
- Tudo.
- Ah, que bom. Posso, ahn, me vestir de novo?
- Não. Esse terno é muito caro. Não quero que ele se manche de sangue.
- De sangue?” (página 134)
✔ Capanga levando Kat até o Calligan
“- Quem está jogando aqui é você, Cozone, com essa história de mandar seu capanga me levar de volta. Você me trouxe aqui por um motivo e eu gostaria de saber qual é.
Cozone gostou do que ouviu. Deu um passo na direção de Kat, fitando-a com aqueles olhos azuis que, por algum motivo, pareciam pretos.
- Você está me causando problemas com sua investigação atual.
- Minha investigação não é atual.
- Tem razão. Faz tempo que seu pai morreu.
- Foi você que mandou mata-lo?
- Se isso fosse verdade, você acha que eu a deixaria sair daqui com vida?” (página 270)
✔ Dana e o machado
“Dana atacou com uma agilidade e uma fúria que ela nem suspeitava possuir. Com o machado já devidamente posicionado, precisou apenas baixá-lo com todas as forças sobre o homem sentado diante do computador. Não mirou no peito. Ele estava baixo demais. Cravou a lâmina diretamente na boca, pulverizando os dentes, lacerando os lábios.” (página 330)
✔ O cachorro sujo de sangue
“Sacou a arma. Apenas alguns passos o separavam da porta. Reergueu-se, disposto a liquidar aquela fatura de uma vez por todas. Mas aí percebeu: as patas do cachorro estavam encharcadas de sangue. Ficou apavorado.” (página 338)
✔ A grande revelação
“- Nessas últimas semanas que passou comigo, você continuou guardando segredo. O que você pretendia fazer, Jeff? Quando a gente voltou, qual era o seu plano?
- Não tinha plano nenhum. No início, eu só queria ficar com você. Não estava me importando com mais nada, entende?
Kat conseguia entender, mas não queria ouvir.
- Depois comecei a me perguntar... – prosseguiu Jeff.
- Perguntar o quê?
- O que seria melhor? Viver uma mentira com você ou viver uma verdade sozinho?
Kat engoliu em seco.
- Então, encontrou uma resposta?” (página 362)

Nenhum comentário:
Postar um comentário