domingo, 5 de junho de 2016

Resenha da semana: Um mais um / Jojo Moyes

O que posso dizer é que Jojo Moyes tem o dom de criar personagens verossímeis e fazer com que nos encantemos por eles. Começo com a seguinte frase: São as pequenas coisas da vida como um simples abraço, que nos fazem querer acordar e enfrentar mais um dia.

Eu já li quase todos os livros dela publicados aqui (só falta um) e posso dizer que esse foi o mais leve (quem já leu Como eu era antes de você ou A garota que você deixou para trás irá entender). Outro aspecto bem legal do livro é que ele é narrado por todos os personagens principais então, entramos na cabeça de todos eles e prepare-se para a mente de uma menininha esperta, chamada Tanzie.

Tudo começa com Ed um geek milionário que se metera numa fria depois de não conseguir se livrar de uma mulher pegajosa, rapidamente ele vê tudo aquilo que levou anos para conquistar escorregar pelos seus dedos, ele então se refugia na sua casa de praia.

Jess tem uma família caótica, sua filha de dez anos, Tanzie, é um prodígio na matemática e tem um enorme cachorro de estimação chamdo Norm e Nicky seu enteado é um adolescente que usa quilos de maquiagem para  esconder seus sentimentos e tentar enfrentar a dura realidade de sua vida adolescente. O pai das crianças tivera um colapso nervoso e fora morar com a mãe abandonando Jess e seus próprios filhos. Ela tem então que sustentar sua família trabalhando demais e sempre fazendo contas, pagando dívidas e fazendo mais dívidas, mas ela é sempre otimista e apesar do pior cenário possível, sempre tira algo positivo da situação.

Quando Tanzie recebe uma bolsa em uma escola particular, Jess vai fazer de tudo para conseguir pagar a diferença, nem que a única alternativa seja uma olimpíada de matemática na Escócia, bem, muitos quilômetros de distância de sua casa.

Jess e Ed se encontram pela primeira vez quando ela está fazendo uma limpeza na casa do Ed e ele é super rude com ela.  Dias depois quando Jess está em seu outro trabalho no pub, acaba esbarrando com Ed, ou melhor Sr. N, ele está embriagado e ela não o deixa ir dirigindo sozinho para casa, ela o ajuda apenas porque era o tipo de coisa que ela faria por qualquer um.

A terceira vez que Jess e Ed se encontram, ele acaba livrando ela de uma furada e se propõe em levar Jess, Tanzie, Nicky e Norm até a olimpíada de matemática, já que era uma viagem de apenas 8h em alta velocidade, que mal poderia acontecer?

Bem, Ed não sabia que Tanzie enjoava em alta velocidade e uma viagem de algumas horas se transformou em alguns dias, saindo e entrando em diversas furadas, Ed percebe que a solidão na qual vivia não era felicidade.

Será que Jess e Ed vão conseguir se entender, ou pelo menos não brigar durante esse dias? Será que irão sobreviver a flatulência de Norm?

Como sempre Jojo nos faz refletir sobre nossas vidas e escolhas, se pode ser feliz sem ter dinheiro? Ed um ricaço que tem dificuldade de dizer ‘não’ e Jess uma pobre mãe de família que ama ver o lado bom das coisas, a junção dessas duas pessoas com personalidades tão diferentes é a resposta que dinheiro e felicidade não são dependentes um do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário