sexta-feira, 12 de maio de 2017

Resenha da semana: Boneco de Pano / Daniel Cole

Leia esse livro e se prepare para um dos melhores thrillers que você irá ler em sua vida. Um suspense sombrio que faz você virar as páginas de forma descontrolada para entender o que está acontecendo, e no final ter uma reviravolta que vai fazer você repensar todo o livro.

Nossa história se inicia com o julgamento de um criminoso conhecido como ‘Cremador’, acusado de queimar vivas muitas pessoas, foi para o tribunal do júri e após dias de julgamento o júri estava pronto para dizer sua sentença. William Oliver Layton-Fawkes, mais conhecido como Wolf (Lobo) devido as iniciais de seu nome completo, foi o detetive responsável por levar o Cremador para trás das grades, ele tinha certeza da culpa Cremador, mas quando o júri profere uma sentença diferente, tudo sai do controle.

Quatro anos após os acontecimentos no tribunal e após Wolf ser liberado de uma internação numa clínica psiquiátrica devido a estes acontecimentos, um corpo é encontrado no subúrbio londrino, mas não é um corpo qualquer, ele é composto por partes de seis diferentes vítimas, quem eram elas, o que tinha acontecido e o principal, quem tinha feito esta atrocidade era tarefa para Wolf e toda a equipe de investigação da polícia de Londres descobrir.

Tudo se complica mais quando uma jornalista, Andrea Hall, ex- esposa do Wolf recebe  de um correspondente anônimo uma lista com nomes e datas que as próximas vítimas irão morrer, elas formariam outro ‘boneco de pano’ (nome dado pela mídia ao corpo encontrado) e entre as próximas vítimas estava, por exemplo, o prefeito, um ex-segurança alcoólatra e o próprio Wolf.

 A partir desse momento a gente entra numa corrida louca contra o tempo junto com os detetives para tentar parar o assassino. A detetive Emily Baxter, que tem uma grande admiração por Wolf e sempre quis algo mais com ele além de relação profissional, juntamente com seu estagiário recém transferido do departamento de fraudes, Edmunds, que é extremamente perspicaz, ficam responsáveis por descobrir quem são as pessoas mortas que compõem o boneco de pano. Enquanto Wolf acompanhado do detetive Finlay ficaram responsáveis por proteger as pessoas da lista.

Conforme o tempo vai passando, o assassino vai fazendo a polícia de trouxa e cada nova pista que eles encontram é falha ou não leva a lugar nenhum, enquanto mortes vão se acumulando, tudo é televisionado na mídia como se fosse um reality show do terror, com inclusive um relógio da morte.

Durante a leitura, no meio de um monte de teorias criadas na cabeça, só conseguia pensar que ninguém estava a salvo, a qualquer momento qualquer pessoa poderia morrer e o pior qualquer um dos personagens pode ser o assassino monstruoso. E é uma pessoa que não poderíamos imaginar que entende toda a conexão entre as vítimas, mas quando a verdade vem à tona, não queremos acreditar no que estamos lendo.

Sem sombra de dúvidas esse foi um dos melhores thrillers que li nos últimos tempos, totalmente imprevisível e muito sombrio, quando você acha que não pode piorar, que não pode acontecer algo tão pior do que já aconteceu, somos surpreendidos e ficamos novamente chocados. Além disso, durante todo o livro somos levados a questionar o que faríamos se estivéssemos na mesma posição de um dos personagens, vale a pena conseguir uma promoção no trabalho promovendo a dor dos outros? Até onde você iria por justiça quando todo o sistema falha?

E por fim, tenho que falar sobre o Wolf, um detetive muito carismático, conhecido como uma lenda no departamento, ele é capaz de ir à cena do crime de bermudas porque suas calças estão na máquina de lavar ou de burlar todos os protocolos da polícia porque acredita em sua intuição. Durante todo o livro eu questionei muito suas ações e é apenas no final que conseguimos entender o porquê de tudo.

‘Boneco de pano’ é o primeiro livro do Daniel Cole, e já espero ansiosamente por mais livros dele e claro por mais histórias do Wolf, apesar de não saber se o escritor tem pretensão de escrever mais livros com ele. #EscreveaiCole #Nuncatepedinada


Um comentário:

  1. Oi, Lê!
    Eu estava esperando um resenha para ter certeza se valia a pena ler esse livro. Você só me deixou com mais vontade, muito obrigada. Agora tenho certeza que vale muito a pena, afinal, está sendo indicado por leitoras do Harlan Coben <3

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir