sábado, 11 de maio de 2019

Resenha: Artemis / Andy Weir


Tá vendo aquela Lua que brilha lá no céu? Já imaginou morar nela? Se viver na Lua fosse possível, a cidade se chamaria Artemis e assim como qualquer cidade na Terra, a briga pelo poder econômico está presente, com a pequena diferença que vivem numa atmosfera controlada e qualquer falta de cuidado poderia levar todos a morte. Agora imagina que você moradora de Artemis, não vive uma vida de luxo, e uma proposta milionária lhe é oferecida, mas isso colocaria toda a vida na Lua em perigo, o que você faria? Jazz Bashara resolveu arriscar e será que Artemis vai continuar intacta até a última página?

E se viver na Lua fosse uma realidade? Como seria viver com uma gravidade diferente? Será que qualquer pessoa teria condições de arcar com a viagem? E qual seria o custo de morar no único satélite natural do planeta Terra? Artemis tem todas essas respostas somadas a um thriller envolvente, já que não basta estar no espaço tem que ter mais mistérios envolvidos.

Li Perdido em Marte do Andy Weir, ri horrores além de ter aprendido muitas coisas, tal como nunca subestime o poder de uma fita isolante, claro que fiquei muito ansiosa por Artemis, seu segundo livro, agora ambientado na Lua, o que posso dizer é que Weir sabe como ninguém falar quinhentas coisas técnicas, mostrar a complexidade de se construir uma cidade habitável por humanos na Lua, sem que isso fique chato, muito pelo contrário, a gente fica querendo saber cada detalhe e é impossível não se imaginar no cenário criado por ele.

Jazz Bashara, uma menina prodígio, aquela que todo mundo sempre apostava que se tornaria alguém na vida, sabe? Super inteligente, aprende tudo com muita facilidade, foi para a Lua com seu pai muito jovem, a Lua era o único lar que ela conhecia, mas Jazz era extremamente geniosa e não gostava nada de ser contrariada, depois de uma adolescência complicada, ela se torna uma entregadora de Artemis, é aquela menina que todo mundo achava que seria uma cientista, virou uma simples entregadora, mas para desgosto de seu pai, ela fica conhecida pelos contrabandos, na Lua nada é muito fácil, tudo tem que vir da Terra, e muitas coisas são proibidas, não para Jazz Bashara.

Sabe aquela frase: “mas você tem tanto potencial”, Jazz já estava cansada de escutar. Ela também já estava cansada de receber tão pouco e ficar contando grades, a moeda luar, então quando ela recebe uma proposta de um trabalho, que colocaria sua vida e a vida em Artemis em risco, mas que a deixaria milionária, ela não pensa duas vezes e aceita. E claro, que as coisas não saem do jeito que Jazz esperava, e quando ela vê está no meio de uma conspiração, envolvendo até mesmo mafiosos brasileiros. 

Eu sempre gostei de admirar a Lua, agora toda vez que olho lembro do livro, será que um dia viver fora da Terra vai ser possível? Andy Weir não se preocupa com isso, no livro é possível sim e às vezes até esquecemos que tudo está acontecendo a muitos anos-luz de distância, mas ele sempre nos relembra com informações técnicas, já que por lá tudo seria diferente, correr, levantar peso, horário etc e assim como no Perdido em Marte, não fica chato, pra quem curte um sci-fi, Andy Weir é uma ótima pedida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário