segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Resenha: O mais cruel dos meses / Louise Penny

É Páscoa em Three Pines! Ovos de chocolate, ursos e o que os habitantes decidem fazer? Uma sessão espírita. E o inspetor-chefe Armand Gamache mais uma vez será contactado, porque durante a sessão uma pessoa morreu.

‘O mais cruel dos meses’ é o livro 3 da Série do Inspetor Gamache. A série faz parte da coleção Mistérios em série, da Editora Arqueiro, que são livros para ler sem medo, bons mistérios sem sangue ou cenas muito perturbadoras. Gamache é o inspetor-chefe que tem um faro excelente e conversar com as pessoas, segundo ele, é a melhor forma de descobrir quem é capaz de cometer crimes.

“Three Pines definitivamente não era estilosa, descolada, vanguardista... Nada ali havia sido projetado. O vilarejo parecia ter seguido o exemplo dos três pinheiros da praça e simplesmente brotado da terra ao longo do tempo”

Uma casa má assombrada?

A antiga casa dos Hadleys é praticamente um personagem. Muitas coisas assustadoras já aconteceram lá. E todos moradores de Three Pines sentiam que a casa ficava pairando, como uma espécie de espírito ruim, sobre o vilarejo.

Quando uma wicca chega a Three Pines para descansar e se hospeda na pousada do Gabri, ele não aguenta e pede para que ela promova uma sessão espírita a fim de tentar libertar o vilarejo de qualquer coisa ruim que por lá estivesse, mas quando a sessão após o almoço de páscoa não dá em nada. Eles resolvem marcar outra e lá na antiga casa dos Hadleys.

“O medo podia até impedir algumas pessoas de matar, mas com certeza era esse sentimento que levava a maioria das pessoas a cometer assassinatos. Era o que estava por baixo de todas as outras emoções. Era ele que distorcia e transformava as outras emoções em algo doentio. Ele era um alquimista que convertia a luz do dia em noite, a alegria, em desespero. Uma vez enraizado, o medo bloqueava o sol”

É possível morrer de medo?

Madeleine Favreau era luz. Em todo lugar que ela chegava, ela brilhava. Todo mundo queria ser amigo dela, todo mundo se apaixonava por ela, era como se ela fosse uma força da natureza. E é ela quem, a princípio, morre de medo durante a sessão.

“- O senhor amava Madeleine?

- Sim. Eu desafio o senhor a encontrar alguém que não a amasse.

- Alguém não a amava. Alguém a matou”

O por que antes do quem

Mas, numa rápida investigação Gamache e sua equipe percebem que a mulher foi assassinada. E eles irão novamente precisar descobrir quem é o assassino no meio daquele pacato vilarejo. Quem teria motivos para matar Madeleine? E por mais que ela fosse uma pessoa incrível, ao longo da investigação vamos descobrindo que muitas pessoas poderiam querer matá-la.

Personagens já conhecidos estão de volta e alguns novos são adicionados na trama, onde qualquer um deles pode ser o assassino, separei alguns deles aqui:

  • Clara e Peter: o casal de artistas. Ele esconde um segredo dela, esse casal dá muito nervoso, para o leitor que vê os sentimentos dos dois, não tem como não ficar com ranço do Peter.
  • Ruth: a poeta famosa e muito rabugenta, agora tem duas companhias bem inusitadas.
  • Myrna: a amante dos livros vai ajudar o Gamache com uma peça pro quebra cabeça
  • Agente Nichol: a contraditória agente, enfim, descobrimos todos seus segredos, com uma bela reviravolta.
  • Gabri: dono da pousada, ele quem propõe a sessão espírita
  • Odile: sonha em ser poeta. E que o homem que ela ama, a admire.
  • Hazel: amiga de Madelaine e ficou devastada com a morte
  • Sophie: filha da Hazel e vive com machucados estranhos.
  • Brébeuf: melhor amigo do Gamache, mas que esconde um grande segredo do inspetor
  • Jean Guy Beauvoir: o braço direito do Gamache
  • Gilles: um homem que prefere árvores à pessoas

O caso Arnot é revelado

Desde de o livro 1 esse caso foi citado, um caso que deixou Gamache em maus lençois junto a corporação. Ele denunciou crimes de um superior. E dividiu toda a polícia. Nesse livro descobrimos tudo que aconteceu nesse caso e além de encontrar um assassino, Gamache vai precisar descobrir quem está o traindo, nós leitores já sabemos desde o início, e dá muito nervoso de ver quem é, não vai ser fácil pro inspetor #pobiGamache. 

A temática principal do livro são os sentimentos. Como tudo em excesso pode ser perigoso. Amor demais pode virar idolatria, admiração pode virar inveja. E por ai vai. O mais interessante dos livros do Gamache é o desenvolvimento, todos os debates que chegam a níveis filosóficos fazem a gente refletir a bessa e pensar sobre nós mesmos. Ver sentimentos que a princípio podem ser bons se transformar em monstruosidades, ver pessoas comuns e boas se tornarem assassinas é o que torna essa série imperdível para os fãs de mistérios.

“- Abril é assim, não é?

- Imprevisível, o senhor quer dizer? É um mês difícil.

- Sol e calor em um dia e neve no outro. Shakespeare chamava isso de ‘a glória incerta de um dia de abril’.

- Eu prefiro a versão de T. S. Eliot: ‘O mais cruel dos meses’.”



Confira as resenhas dos livros anteriores:

Livro 1 – Natureza Morta

Livro 2 – Graça Fatal

A novidade é que série do Inspetor Gamache ganhou uma adaptação que estreia no Brasil na HBO, segundo o divulgado os episódios serão lançados semanalmente, nas segundas às 21h, a partir de hoje dia 27/02.

O ator Alfred Molina estrela como o nosso inspetor, estou curiosa para assistir! Pelo trailer, tudo indica que casos dos livros são misturados.

São 8 episódios com duração média de 53 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário