sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Resenha: Três chances para o amor / Lyssa Kay Adams

    Colton e Gretchen não poderiam ser mais diferentes e as diferenças culminam no Natal, é como se ele fosse um "Quem" de Quemlândia, e ela o próprio Grinch. Mas assim como no filme de Natal, em Três Chances para o amor, vamos perceber que a maior importância dessa data comemorativa é estar rodeado de amor, amar e ser amado. 

    Para quem nunca leu nenhum livro dessa série, “Três chances para o amor” é o livro 5 do Clube do livro dos homens. Nesse clube, homens leem romances como se fossem verdadeiros manuais e assim conseguir entender melhor seus próprios sentimentos e serem pessoas melhores para quem eles amam. Cada livro é a história de amor de um dos participantes do clube, todos os livros são muito divertidos e deixam nosso coração quentinho. E em todo livro temos capítulos do livro que os caras estão lendo no clube, é como se estivéssemos lendo com eles. 

    Minha indicação é a leitura na ordem, assim vamos conhecendo cada personagem e revendo eles nas participações especiais, que ficam ainda mais legais. Nós já conhecemos ambos Colton e Gretchen de livros anteriores, ela teve inclusive um relacionamento frustrado com um dos caras do clube. 

30 milhões ou o amor da sua vida?

Para Colton Wheeler a resposta é fácil: amor, sem nem pensar duas vezes. 

Um astro da música country, ele tem muito dinheiro, muita fama, muitas mulheres fariam qualquer coisa por ele, mas ele se apaixonou logo por uma que não quer nada com ele. Apesar de todo mundo achar que a vida dele é perfeita, as coisas não estavam assim tão boas, 2 anos sem lançar músicas novas, sem inspiração e sofrendo pressão constante da gravadora, isso só vai mudar quando ele encontrar a sua musa inspiradora.

“Ser famoso não é como as pessoas pensam. Quanto mais famoso, mais solitário. Todo mundo diz que o adora, mas só quer exibi-lo para os outros.”

A advogada de imigração, Gretchen não é conhecida pelo seu senso de humor, muito pelo contrário, o mal humor reina em sua vida, ela tem uma carreira bem sucedida, apesar disso não significar riqueza, ela acredita que faz algo que faz diferença no mundo. A reviravolta vai ser descobrir sobre a família dela, ela é herdeira de uma das famílias mais tradicionais, logo tem muita grana e por que será que ela não diz nada sobre isso?

“Você só precisa parar de desejar que pessoas que nunca vão te dar valor um dia acordem e implorem para você ficar.”

Logo descobrimos que a sua família nunca se esforçou para ser de fato uma família pra ela, mas quando surge uma oportunidade de conseguir algo que faria diferença com a grana da família e o único empecilho, seria contar com a ajuda do Colton, ela não pensa duas vezes antes de ir atrás dele.

E a condição do Colton é que ela aceitasse ter encontros com ele, mais especificamente encontros natalinos. É muito divertido ver o Colton se esforçando para que algum espírito de Natal apareça para a Gretchen. E enquanto isso, os dois ficam tentando fingir que não sentem nada um pelo outro.

A solidão é um dos temas presentes no livro, aquilo do estar rodeado de gente e mesmo assim ser sozinho, ter todo dinheiro possível e não ser feliz. As vezes uma fortuna pode estar escondendo muita coisa. O status social não garante integridade, um personagem vai deixar isso muito claro durante a leitura. 

O que é família pra você? O clube do livro dos homens é uma família, os caras se apoiam, mostram suas vulnerabilidades, lutam um pelo outro e dizem verdades que ninguém mais teria coragem, é muito legal ver e acompanhar cada um deles ao longo desses 5 livros. 

“Não importava que não fossem parentes. Eram uma família em todos os outros aspectos. O tipo de família que se provocava, se abraçava, trocava presentes e apertava as crianças uns dos outros. O tipo de família que comemorava o Natal junta.”

O livro da vez do clube: "Uma noite fria de inverno", um casal que se conhece quando cai uma nevasca braba e eles terão que passar dias dividindo a mesma casa, casa essa que ela quer vender, enquanto ele quer mostrar que a casa representa muita História e não pode ser simplesmente vendida pra quem paga mais.

“- Por que aquele cara, o Simon, se preocupa tanto com o que ela vai fazer com a própria casa?

- Você vai descobrir. Só continue lendo.

- Mas ele está me irritando. Se eu não descobrir logo porque o cara é tão obcecado com isso, vai ser difícil entender por que a mulher se apaixonaria por ele.

- Porque é um trope literário: Grumpy/Sunshine.

- Um o quê?

- É um tema clássico recorrente em romances. Um personagem é alegre e de bem com a vida, o outro é sério e rabugento. A única pessoa que consegue fazer o rabugento sorrir é o bem-humorado, e a única pessoa que consegue fazer o bem-humorado olhar profundamente para si mesmo é o rabugento.”

Ambos "Uma noite fria de inverno" e "Três chances para o amor" têm o mesmo trope e é bem legal e engraçado ver a Gretchen percebendo que ela é a Grumpy do rolê, enquanto ele o Sunshine. Mas descobrir isso vai criar uma série de questões para ela, será que ela é mesmo a pessoa certa para um cara tão positivo e alto astral como o Colton?

Algo que já é marca registrada de todos os livros é o momento do “grande gesto romântico”, aquele momento decisivo para o casal ficar junto, e aqui vai envolver o Vlad (um cara gigante, atleta e russo) vestido de Papai Noel, um jatinho, um disfarce e muita humilhação.

“ – Vou levar minha roupa de Papai Noel – disse Vlad.

- Hum, por quê? – perguntou Noah, hesitante.

- Porque este é um grande gesto romântico de Natal. Tem que ter alguém vestido de Papai Noel.”

Inseguranças, traumas, medos, tudo isso é do ser humano né, mas as vezes a gente esquece e quer se cobrar como se ter uma insegurança não fosse algo normal. Em uma das passagens, a que eu achei mais emocionante do livro, ambos protagonistas, jogam suas inseguranças em cima um do outro, e esse vai ser aquele momento desafiador: será que o amor deles é tão forte assim? E preciso assumir que bate uma aflição porque o livro está quase no fim #LyssaQueroMeuFinalFeliz, será que veio ai pro Colton e a Gretchen?


Confira as resenhas dos outros livros da série

Clube do Livro dos Homens

Missão Romance

Estupidamente apaixonados

Absolutamente romântico

Três chances para o amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário